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Livros de marketing: confira 7 indicações para profissionais da área

Publicado em

29/05/2021 08h00

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Manter-se atualizado sobre as últimas tendência de gestão e de marketing é importante para os profissionais. Porém, encontrar os melhores livros de marketing não é uma tarefa fácil, pois há uma quantidade considerável de materiais sobre o assunto. Por isso, o Nosso Meio separou indicações de 7 livros de marketing feitas por Bosco Couto, consultor de marketing, branding e estratégia.

 

“Entre as indicações, quatro são sobre o processo de decisão do consumidor e do ser humano, base essencial para se trabalhar com marketing e outros três são sobre marketing sob um olhar diferente, dois do Kotler é um do JACK Trout”, comenta Bosco Couto. Confira:

 

1. A Lógica do Consumo (Martin Lindstrom)

Em ‘A Lógica do Consumo’, Martin Lindstrom procura apresentar ao leitor os bastidores das pesquisas que explicam por que determinado produto vende e mostra como o cérebro das pessoas responde aos muitos estímulos da propaganda. O autor apresenta casos reais de estudos de neuromarketing para desfazer mitos como, por exemplo, o impacto do sexo na mente do consumidor.

 

 

 

2. O Momento Decisivo (Jonah Lehrer)

O momento decisivo é uma viagem pelas mais recentes descobertas da neurociência. com o objetivo de desvendar o funcionamento do sistema de tomada de decisões do cérebro humano. A partir de exemplos do mundo real. Jonah Lehrer desconstrói o mito da racionalidade e explica por que. em alguns momentos. as melhores escolhas são baseadas na emoção ou na intuição.

 

 

 

3. Hábitos De Consumo (Neale Martin)
Em Hábitos de consumo Neale Martin nos oferece o que parece ser uma simples observação: o comportamento humano é gerenciado em grande parte por um processo inconsciente. De forma impactante Martin demonstra o seu ponto de vista e em seguida começa a questionar muito do que os profissionais de marketing sempre acreditaram que fossem verdades absolutas. Esta é uma leitura que vale a pena e que tem profundas implicações no trabalho daqueles que constroem marcas e vendem produtos.

 

 

4. Marketing 4.0 – do Tradicional ao Digital (Philip Kotler)

Este livro comprova mais uma vez porque Philip Kotler é considerado o pai do marketing moderno. Em seu livro anterior, ele explicou a transição do marketing orientado ao produto (1.0) para o focado no consumidor (2.0) e então para o centrado no ser humano (3.0), em que produtos, serviços e culturas empresariais devem adotar e refletir valores humanos para serem bem-sucedidos. Agora, junto com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, Kotler examina as importantes transformações na passagem do marketing tradicional para o digital (4.0). Eles mostram não só como a conectividade alterou de forma radical o modo como vivemos, mas como entender os caminhos do consumidor na era digital e adotar um conjunto novo de métricas e práticas de marketing.

 

5. Estratégia de Marketing (Jack Trouth)
No livro, o autor explica que o sucesso não tem nada a ver com as pessoas certas, a atitude certa, as ferramentas certas, os exemplos certos ou a organização certa. Tudo isto ajuda, mas não o coloca no topo, afirma Trout. Para o autor, o segredo do sucesso e do reconhecimento dos clientes está na estratégia certa. Ela define a direção competitiva, dita o planejamento de produto, nos diz como comunicar interna e externamente e em que focar a ação.

 

 

 

 

6. Marketing Lateral (Philip Kotler)

Este livro define os contornos e a teoria para o marketing lateral além do desenvolvimento de ideias revolucionárias que serão bem-sucedidas em um mercado consumidor já hipersaturado. Ao remover as limitações do marketing tradicional como mecanismo para o processo de criação de novas ideias Kotler e Trias de Bes mostram às empresas que apesar da alta probabilidade de fracasso nesse mercado é possível alcançar um sucesso extraordinário.

 

 

 

7. Subliminar: Como o inconsciente influencia nossas vidas (Leonard Mlodinow)

Suas preferências políticas, a gorjeta que dá ao garçom, aquele colega de trabalho com uma cara tão amigável de quem você desconfia e até a pessoa com quem você se casa não são opções tão objetivas assim.
Leonard Mlodinow, autor do best-seller O andar do bêbado, investiga, de forma divertida e brilhante, como o inconsciente modela nosso comportamento e determina nossas decisões e juízos sobre o mundo, as pessoas, as coisas. Um livro que vai mudar a sua vida.