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Live Marketing: A maior tendência para a black friday 2021

Redação

Uma das principais datas para os ecommerces brasileiros é a Black Friday, e a expectativa é que o evento esse ano gere um faturamento tão bom quanto o do ano de 2020, que ficou na casa de R$ 4,02 bilhões, um aumento de mais de 15,5% em comparação a 2019.

 

A principal tendência para a Black Friday em 2021 são as ações de live marketing: Live marketing é uma estratégia que acontece por meio de experiências ao vivo que têm como objetivo promover o engajamento do público com as marcas. Também conhecido como marketing ao vivo ou marketing de experiência, é muito usado para construção de marcas, aumentar as vendas e fidelizar clientes.

 

O principal desafio do live marketing é sempre despertar interesse no consumidor e, claro, gerar valor ou vendas. Segundo Messias Brandão, diretor executivo da agência REDBOX EVENTOS, a procura por esse serviço cresce nas vésperas de eventos como Black Friday: “Por ser um período importante para o comércio e para as marcas, as demandas por ações que impactam diretamente na decisão de compra do cliente crescem bastante. Aqui na agência percebemos que alguns clientes que já costumam fazer ativações, e nesse período intensificam, como também percebemos a procura de clientes novos que veem uma boa oportunidade de fazerem ações para movimentar sua marca com o intuito tanto de vender mais como de atingirem outros públicos, gerando mais clientes para o seu negócio”, comenta.

 

Para ter sucesso em live marketing, é necessário estar por dentro do que é tendência quando o assunto é ativação de marcas no Brasil e no mundo. Messias comenta que cada estratégia é pensada individualmente para cada cliente: “Pensamos junto com o cliente qual a melhor estratégia disponível no nosso portfólio para alcançar o objetivo, algumas delas são: ações de degustação, troca de brindes, comprou-ganhou e etc”, afirma.

 

Uma pesquisa realizada pela AMPRO – Associação de Marketing Promocional, feita com grandes, médias e pequenas empresas do Brasil, dos segmentos de alimentos e bebidas, automotivo, tecnologia, telecomunicações e eletroeletrônicos, apontou quatro principais impactos provocados pelo live marketing: Aumento na rentabilidade; Melhoria na imagem da marca; Melhoria no relacionamento com o consumidor; e Aumento das vendas.

 

Por isso, cada vez mais empresas têm estudado sobre o assunto e investido nessa estratégia. Messias revela algumas ações a serem realizadas durante a black: “Umas das ações que a REDBOX está produzindo que tem essa vertente de venda + experiência é uma ativação da Vivo e da Samsung que vai rolar nesta sexta-feira:

 Montaremos uma balada com dj dentro das lojas dos 2 maiores shoppings de Fortaleza, estratégia essa que funciona bastante para marcas de telefonia e smartphones, pois além de incentivar as vendas, traz essa experiência para o cliente na hora da compra”, pontua.

 

Para os próximos anos, esperam-se ainda mais experiências ligadas ao mundo digital, à realidade virtual e às diversas tecnologias. Experimentações ao vivo de fato, associadas à inteligência artificial, devem impactar o segmento em um futuro próximo.

 

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