Portal Nosso Meio

Publicidade

Sobral grafica – solucões mkt impresso
Super Banner

Publicidade

Super Banner
Sobral grafica – solucões mkt impresso
Banner superior Prefeitura de Sobral

Lei é aprovada e garante nome de Gilmar de Carvalho a museu de arte popular

Redação

 

Gilmar de Carvalho agora é o nome do Museu de Arte Popular dos Mestres e Metras da Cultura do Ceará, localizado na Emcetur. A Lei nº 17.903, de 11 de janeiro de 2022, de autoria do deputado Renato Roseno em coautoria com o deputado Guilherme Sampaio, foi sancionada em forma de homenagem ao grande ícone da comunicação cearense.

O plenário da Assembleia Legislativa já havia aprovado em 22 de dezembro os projetos de lei que prestam homenagem a dois importantes nomes das artes e da cultura cearense, os professores Gilmar de Carvalho e Izaíra Silvino. O primeiro projeto (PL 397/2021), apresentado em coautoria com o deputado estadual Guilherme Sampaio, denomina de Professor Gilmar de Carvalho o Museu de Arte Popular dos Mestres e Mestras da Cultura do Ceará. Já a segunda proposição (PL 425/2021) passa a chamar o foyer do Theatro José de Alencar (TJA) de Sala Izaíra Silvino.

 

Sobre Gilmar

O jornalista, escritor e pesquisador da cultura cearense Gilmar de Carvalho (Sobral, 1949 – Fortaleza, 2021) foi um dos mais destacados intelectuais do nosso estado. Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, era professor aposentado da Universidade Federal do Ceará, instituição à qual serviu por mais de três décadas formando centenas de alunos e produzindo importantes estudos e pesquisas que ajudaram a traduzir e dar visibilidade ao universo das tradições culturais cearenses em suas mais variadas dimensões.

 

Crédito Foto: Natinho Rodrigues

 

Postagem em redes sociais realizada por Guilherme Sampaio:

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp