Artigos

Jornalismo Empresarial e Design Gráfico: a metodologia Caramelo para desenvolvimento de projetos

Publicado em

19/04/2021 13h00

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Opinião

 

A Caramelo completou doze anos agora no começo de abril e, em períodos como esse, me passa um filme na cabeça. Lembro-me do que pensamos lá atrás e do quanto o projeto que fomos desenvolvendo evoluiu, para dar conta das novas demandas relacionadas à comunicação integrada.

 

Fico feliz em perceber que a minha parceria com o Paulo, meu sócio nesta jornada, só se consolidou. Paulo é jornalista, professor universitário, mestre em Comunicação Estratégica; eu, designer e publicitária. Em parte, sem me apegar a modelos já consolidados, funcionamos bem como dupla criativa, e esse senso de parceria entre conteúdo textual e visual, formações e bagagens culturais diferentes, acabou nos levando a construir uma marca e uma metodologia que identificam bem quem é e como atua uma empresa como a nossa.

 

Estimulamos nossa equipe a trabalhar em dupla, trio… Estimulamos a participação da equipe de criação para que conheçam o cliente e colaborem efetivamente no desenvolvimento dos projetos. O mesmo estímulo é dado aos jornalistas, cada vez mais completos, dinâmicos e interessados em apuração de qualidade, conteúdo relevante e, o mais interessante, no comportamento estético desse conteúdo nas plataformas para os quais vai ser direcionado. Se pensarmos bem, isso é puro design. É também pura comunicação integrada.

 

Trata-se de ouvir bem o cliente, suas dores, experiências, anseios e expectativas. Trata-se de tornar a solução, por mais simples que seja, importante e cheia de propósito para o negócio dele. Trata-se de traduzir esses elementos em conteúdo (linguagem, formato, cores). E o projeto vai ganhando forma, evoluindo ao longo do caminho de maneira sensível ao contexto, aos públicos e aos objetivos que traçamos.

 

De lá pra casa, preservamos o senso de parceria, o olhar crítico, o respeito às múltiplas formações e a capacidade de ouvir os diferentes pontos de vistas, antes de propor qualquer coisa. Não há nada mais rico para quem trabalha com comunicação organizacional do que celebrar 12 anos desse ciclo super virtuoso.

 

 

Morena Garcia

Designer, publicitária e diretora da Caramelo Comunicação