Portal Nosso Meio

Banner superior Prefeitura de Sobral

Investimentos em mídia OOH são retomados com avanço da vacinação

Redação

Kantar IBOPE Media mostra como as empresas brasileiras estão apostando no meio

 

O investimento em mídia Out of Home (OOH), exibida em locais como pontos de vendas, metrôs e até elevadores em prédios comerciais e residenciais, sofreu com o esvaziamento das ruas provocado pela pandemia de Covid-19. Com o avanço da vacinação, a retomada da mobilidade nas cidades e a digitalização dos formatos de publicidade, no entanto, o setor mostra sinais de recuperação.

 

De acordo com o estudo Inside OOH 2022 da Kantar IBOPE Media, divisão da Kantar especializada em pesquisa de mídia, houve crescimento de 29% nas inserções publicitárias em OOH no primeiro semestre de 2021, quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

 

Esse crescimento é impulsionado a partir de um interesse cada vez maior das marcas em anunciar no meio. Isso ocorre porque o OOH é capaz de informar e interagir com o consumidor, que está em movimento, explorando a cidade. Consequentemente, o comportamento acelera o surgimento de novos formatos e a necessidade de planejamento por parte das empresas.

 

Preferências nacionais

No Brasil, 85% das pessoas foram impactadas por publicidade em OOH ao longo de 2021. Isso representa aumento de 7% nos últimos cinco anos. A penetração também se mostra muito mais forte do que em países como Estados Unidos (55%), Reino Unido (60%) e Espanha (79%).

Uma das vantagens do meio é que o público pode ser atingido de diferentes formas. Segundo a Kantar IBOPE Media, 59% dos brasileiros afirmam terem sido impactados por propagandas em estabelecimentos como supermercados, shoppings e universidades.

 

Esse tipo de publicidade também foi notado pela população em transportes públicos (59%), mobiliários urbanos, como relógios de rua e pontos de ônibus e táxis (58%), e grandes mídias, a exemplo de outdoors e painéis (54%).

 

Em relação aos formatos, a publicidade exibida nos canais digitais tem se consolidado. Entre as pessoas que consumiram propaganda OOH, 53% disseram que a viram a partir de formatos de exibição digitais (DOOH) – um incremento de 11% nos últimos cinco anos.

 

Principais setores

 

A mídia OOH pode ser aproveitada por diferentes setores, mas alguns apostam mais do que outros. Dados do estudo apontam que o segmento de Serviços ao Consumidor é o principal, sendo que 34,8% do investimento no meio foi feito por esse setor. O pódio é composto ainda por Comércio (14,3%) e Financeiro e Securitário (11,4%).

 

É válido destacar, porém, que as marcas digitais estão intensificando sua presença em OOH. Tanto é que, entre o primeiro semestre de 2019 e o mesmo período de 2021, os aplicativos de delivery aumentaram 649% seus investimentos no meio. Também houve um crescimento de 355% das fintechs e 165% dos e-commerces.

Mais informações em www.kantaribopemedia.com.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp