Portal Nosso Meio

Banner superior Prefeitura de Sobral

Inovar não precisa ser complicado. Saiba como simplificar

Redação

 

A nossa experiência já nos diz: quanto mais simples, clara e fluída a inovação, mais fácil de ser implementada. Então, por qual motivo pensar em inovação de uma forma tão rebuscada e complicada?

 

O que vamos escrever aqui neste artigo é um verdadeiro manifesto em prol da inovação factível e “pé no chão”. O mercado já é complexo demais para complicarmos ainda mais, não acha?

 

Outro dia, conversando com um amigo gestor de uma marca de roupas, ele detalhou o passo a passo do processo de inovação na empresa dele. E sabe qual o aprendizado? Simplicidade no processo, estímulo à colaboração dos funcionários com todos eles no mesmo nível de possibilidade de participação. Esse é o segredo.

 

Explique aos colaboradores sobre como o processo de sugestão de ideias irá funcionar. Na empresa que comentei, eles possuem um quadro à vista de todos, onde os colaboradores colocam lá as suas ideias com um pequeno resumo. Com a ideia exposta, os demais colaboradores podem votar nela, darem suas notas.

 

Aquele que tem a sua ideia escolhida e implementada recebe uma bonificação. Isso também é importante como fator motivador. Reconhecimento e bonificação fazem parte do processo.

 

Viu? Não foi reinventada a roda. Foi simplesmente definido um processo claro e estimulante a participação de todos. Comunicar para engajar a participação dos funcionários também é importante somado a momentos de conversas sobre inovação, ferramentas e metodologias podem ainda incrementar o processo para ir criando uma cultura de inovação genuína.

 

Então, o que acha de dar o primeiro passo na sua empresa, trazendo a possibilidade de inovar da forma que apresentamos aqui?

 

Neste espaço, quinzenalmente e sempre às segundas-feiras, Céu Studart e Thiago Baldu da Desencaixa Inova trarão reflexões, inquietações e orientações sobre futurismo e adaptabilidade.

Confira mais conteúdos da coluna Radar AQUI! 

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp