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Influenciadores virtuais: Por que os novos avatares do metaverso chamam tanto a atenção das marcas?

Publicado em

18/05/2022 13h06

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A chegada deste tipo de criador de conteúdo altera dinâmica do ecossistema de influenciadores 

 

Você já deve ter visto por aí a Magalu do Magazine Luiza ou o Bahianinho das Casas Bahia, não é mesmo? O que esses e outros personagens virtuais têm em comum é que habitam um território antes exclusivo dos influenciadores reais, mas que de um tempo para cá abarcou também quem só existe na internet.

 

Usando tecnologias avançadas para simular os movimentos e reações humanas, essas figuras podem ser usadas como a cara de uma marca específica, ou mesmo fazendo publicidade para várias empresas, como os influenciadores digitais humanos.

 

De acordo com o HypeAuditor, o país que mais consome conteúdo de influenciadores digitais virtuais é o Estados Unidos (23%), seguido por Brasil (9%), Rússia (5%) e Turquia (3%). A plataforma também destacou um dado surpreendente. Os influenciadores virtuais podem gerar até 3 vezes mais engajamento do que os reais.

 

A pioneira no ramo de influenciadores virtuais foi a Lil Miquela. Criada pela startup de Londres, Brud. O Instagram de Lil Miquela  acumula mais de 3 milhões de seguidores e belíssimas fotos com roupas de marcas como Chanel, Prada, Supreme e Vans.

 

O curioso é que mesmo pelo fato de não existir fisicamente, a personagem virtual é bastante interativa nas redes sociais. Ou seja, Lil Miquela faz publicações de fotos, vídeos e stories. Além disso, também se envolve em assuntos políticos relevantes como Black Lives Matter.

 

Um exemplo de como os influenciadores virtuais chegaram para ficar é o caso do influenciador brasileiro Lucas Rangel. Em março, Rangel anunciou o “Luks”, um personagem virtual no metaverso que apresenta características físicas bem parecidas às do influencer. Ele revelou ter gastado R$ 240 mil para criar Luks, que é um dos primeiros projetos da LR Tech, braço de tecnologia da LR Contents, empresa comandada por Rangel.

 

Rangel conversou com o site TecMundo sobre o projeto e explicou por que decidiu apostar na empreitada. Ele diz ter percebido que o metaverso é uma tendência global e que por sentir que o conceito representa uma grande “virada de chave”, decidiu investir (muito) dinheiro nisso.

 

“Ele [Luks] vai poder fazer tudo o que um influenciador faz e muito mais, já que o metaverso é um universo online e no online tudo é possível. Então o mais empolgante em relação ao Luks é a capacidade de ele fazer qualquer coisa”, comenta Rangel.

 

O novo mercado do metaverso parece instigante até mesmo para personalidades já estabelecidas e com grande público na televisão. Esse é o caso de Satiko, o avatar da apresentadora Sabrina Sato que foi desenvolvido pela empresa Biobots. Em entrevista à Forbes, a famosa explicou que sua personagem virtual tem um perfil diferente do dela. A “missão” de Satiko, no caso, é alcançar novos públicos para a apresentadora. 

 

“A Satiko vai me ajudar a criar experiências totalmente novas, por exemplo, ela pratica esportes que eu não pratico, estará em lugares onde eu não posso estar. Terá uma personalidade muito mais livre e solta”, pontuou Sabrina.

 

O metaverso ainda engatinha como tecnologia, mas acredita-se que ele tem bastante potencial. Além disso, como os influenciadores e investidores mostram, já existe toda uma economia girando ao redor desses produtos e serviços digitais.

 

Com um número crescente de empresas aderindo a ideias relacionadas ao metaverso, juntamente ao crescimento da relevância dessas personalidades virtuais nas redes sociais, pode ser que realmente seja algo que veio pra ficar.

 

O próprio Mark Zuckerberg disse no último evento Connect, da Meta, que a empresa aposta nos mundos virtuais e planeja investir muito na atração de programadores e criadores de conteúdo focados no metaverso. Embora seja impossível prever o futuro, isso deixa evidente que tem muita “gente grande” do mundo dos negócios apostando em iniciativas do tipo. O futuro dos virtual influencers talvez seja promissor e vale a pena ficar de olho.

 

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