Portal Nosso Meio

Publicidade

Sobral grafica – solucões mkt impresso
Super Banner

Publicidade

Super Banner
Sobral grafica – solucões mkt impresso
Banner superior Prefeitura de Sobral

IJF amplia áreas com design humanizado para pacientes pediátricos

Redação

O Instituto Doutor José Frota (IJF), maior unidade da rede de assistência em saúde da Prefeitura de Fortaleza, seque com o princípio de humanização do ambiente hospitalar por meio da criação de espaços acolhedores e confortáveis, principalmente aos pacientes pediátricos.

 

Em Outubro, uma das salas para a realização dos exames de tomografia computadorizada do Núcleo de Imagem foi reinaugurada, agora totalmente reformada e decorada para o atendimento prioritário aos crianças vítimas de traumas de alta complexidade.

 

O projeto visual foi produzido por Pedro Lides, profissional da equipe de Comunicação da instituição e também responsável por outras intervenções nas unidades pediátricas do IJF 2 e da Emergência: “Só em saber que agora as crianças tem uma sala lúdica com direito a astronautas, naves espaciais, estrelas fluorescentes e o sistema solar inteiro só para elas, eu me sinto completamente realizado como profissional e como pessoa. Desenvolver o projeto da nova sala de tomografia foi um grande desafio, mas, por meio da criatividade e inovação, eu consigo auxiliar na recuperação e gerar um impacto positivo na vida das pessoas”, afirma o designer.

 

De acordo com as equipes do IJF, a surpresa da hospitalização inesperada por conta de um acidente e a rotina de medicações e procedimentos, além da dor e do incômodo das lesões e ferimentos, podem ser ainda mais confusas, estressantes e traumatizantes para uma criança. No entanto, a saudade da família e dos amigos e a apreensão da internação podem ser amenizadas com um acolhimento mais empático e atencioso, sendo o ambiente acolhedor e
estimulante mais uma ferramenta para tranquilizar, confortar e transmitir mais segurança aos pacientes e também aos seus pais.

 

As intervenções visuais de humanização estão estritamente ligadas à prevenção e avanços na área da saúde e tem mostrado ser um importante agente de transformação no âmbito hospitalar para os pacientes, acompanhantes e colaboradores. Os projetos transformam o clima apático e frio dos hospitais em espaços aconchegantes, leves e acolhedores, interferindo em aspectos comportamentais e sensoriais dos pacientes. Através das formas, cores,
ilustrações ou narrativas, as intervenções proporcionam um atendimento mais eficiente e humanizado valorizando a sustentabilidade, ergonomia, iluminação, acessibilidade e pessoas.

 

Para a superintende do IJF, Riane Azevedo, “as decorações e peças artísticas transformam a monotonia das tradicionais paredes brancas do hospital em coloridos e reluzentes caminhos para a diversão, mesmo quando não é possível sair do leito ou até se mover para realizar um exame”. Outra questão apontada pe7la médica é a atenção com a representatividade das personagens criadas, que ajudam no reconhecimento dos pacientes como pequenos cidadãos.

 

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp