Movimentos do mercado

Grupo JCC anuncia projeto de marketplace para Iguatemi Fortaleza

Publicado em

19/10/2020 09h39

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Novo espaço de experiência de compras tem lançamento marcado para abril de 2021 e conta com assessoria e suporte da consultoria Omni55, responsável pelos principais ambientes do varejo digital do país.

 

Com a experiência de quase quatro décadas de vivências no desafiador mundo do varejo, a Jereissati Centros Comerciais (JCC) vem há alguns anos construindo uma forte estratégia de presença no ambiente digital, com foco na expansão dos negócios, na conquista de novos mercados e no estímulo à economia dos locais onde atua. A JCC, em parceria com a Bosque Digital (braço digital do grupo), planejou o momento de consolidação do seu e-commerce, cujo ponto alto será o lançamento de um projeto de marketplace. Com três grandes shoppings no país, o Grupo JCC iniciará a novidade pelo seu mais tradicional empreendimento, o Shopping Iguatemi Fortaleza, cujo projeto foi apresentado aos lojistas em evento interno e que será lançado para o mercado em abril de 2021, durante as comemorações dos 39 anos do shopping.

 

“Muito mais do que um canal de vendas on-line, o marketplace é um ambiente de compras seguro e confiável, com um leque amplo de marcas e extensa variedade de produtos. Com ele, queremos trazer a melhor experiência aos nossos clientes nessa nova maneira de comprar, tendo como base a referência de qualidade que eles têm com o Iguatemi enquanto um ambiente físico. Para manter o mesmo padrão dos nossos shoppings no universo virtual, nosso projeto se debruça no design e no conteúdo de forma muito cuidadosa”, afirma Benjamim Oliveira, gerente Corporativo de Marketing da JCC.

 

Conhecendo o cliente e oferecendo o que ele quer

Benjamim Oliveira destaca que o marketplace será uma plataforma digital que irá integrar lojistas e trazer muitos benefícios para eles, ao gerar novas oportunidades, potencializar marcas e colocar o cliente no centro do negócio. Outro ponto de destaque é o de viabilizar um meio digital aos lojistas que seja tão interativo quanto o físico. “O Iguatemi conhece muito bem o consumidor e suas preferências. Todo esse relacionamento construído por gerações que convivem conosco veio sendo acompanhado e atualizado ao longo dos anos. É uma base de conhecimento que nos permitirá trabalhar no universo digital com as melhores ofertas e ações personalizadas que tenham forte ligação com esse cliente, estreitando e fortalecendo nossa relação com ele”, complementa.

 

O projeto vem sendo maturado desde meados do ano passado e segue em seu cronograma de desenvolvimento para ser apresentado ao mercado com um mix de marcas e produtos surpreendente. A linha de comunicação da plataforma será moderna, atrativa e limpa, e irá trazer também boa usabilidade e facilidade para implantação de novos serviços aos clientes com o passar do tempo. Os parceiros da plataforma serão marcas com produtos e serviços de qualidade que fazem parte do mix do shopping, podendo também a plataforma abrigar outros players que possam colaborar com o ambiente e atender os clientes em todas as suas necessidades.

 

Com o lançamento do seu marketplace, o Iguatemi Fortaleza mostra sua convergência e complementaridade com o conceito de “Figital”, que é a integração do Físico com o Digital. Essa tendência tem se consolidado na prática do mercado, com a cada vez maior divisão percentual entre os momentos de compra em meio físico com as compras online, ou nos momentos de pesquisa online para efetuar a compra offiline. O importante é a interação na cabeça do consumidor entre os dois meios e a certeza de que ele terá uma experiência dinâmica e positiva, independente do ambiente em que ele esteja.

 

Seleção cuidadosa e parceiros de sucesso

“O marketplace vem gerando resultados expressivos para os varejistas no mundo e também aqui no Brasil, apesar de ser algo ainda recente. Mas para isso, precisamos oferecer um espaço seguro, encantador, dinâmico, de fácil usabilidade e que preze por essa relação de proximidade entre as partes, shopping, lojistas, marcas e clientes. Estamos tendo dois cuidados principais na construção desse projeto. Um é a seleção cuidadosa de marcas de qualidade e com poder de atrair a atenção e contemplar os desejos dos clientes. A outra foi trazer para junto de nós um parceiro com experiência e com o mesmo grau de qualidade que os shoppings da JCC oferecem aos seus públicos”, explica George Castro, da JCC, responsável pelo projeto do marketplace.

 

A nova estratégia digital está sendo criada pela equipe do Grupo JCC, com assessoria da Omni55, empresa que tem DNA no e-commerce e atua no mercado de varejo on e off line há mais de 20 anos, desenvolvendo na prática as melhores soluções omnichannel que geram valor no mercado virtual para marcas consagradas. A Omni55 tem no portfólio de clientes marcas como Americanas.com, Ponto Frio, Cobasi e Centauro, além de executar consultoria estratégica para a formação do marketplace que opera as vendas on-line da Microsoft, da Kindle e da Nike no Brasil.

 

Outro parceiro da JCC neste projeto é a VTEX, plataforma de comércio digital unificado que transforma as experiências de consumo em algo simples e atraente. Com atuação global e responsável pelo desenvolvimento de mais de 2.500 lojas em 25 países, para empresas como Walmart, Lego, Disney, Coca-Cola, O Boticário, Ambev, Nespresso, entre tantas outras e de setores distintos.

 

 

Amplo espaço para crescimento das vendas digitais

Novas projeções estimam que as vendas em e-commerce no mundo devem ultrapassar os 100 bilhões de dólares em vendas em 2020. Em países como a China e Inglaterra, mais de 20% das vendas se dão pelo digital. Nos Estados Unidos, esse percentual chega perto dos 20%. No Brasil, ainda não se chegou ao patamar dos 7%. “Isso só mostra o campo fértil que temos ainda para crescer e conquistar novos mercados e novos públicos, como tivemos oportunidade de sentir com o sucesso da experiência da campanha ´Iguatemi em Casa´, que promovemos durante o período de isolamento social por conta da pandemia da Covid-19”, destaca Benjamim Oliveira.

 

Para George Castro, o surgimento do marketplace é um passo natural na transformação digital para o setor de varejo de shopping em geral e para a JCC, em particular. “Trabalhar com o marketplace será um belo desafio, mas vimos que agora é o momento certo para oferecermos um espaço que nos dará bons resultados e também nos permitirá ter uma visão 360º do cliente e suas vontades. Temos certeza que o mercado e os clientes vão gostar”, reforça George Castro.

 

*Texto Divulgação