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Grendene aposta em vending machine para marca Ipanema

Publicado em

04/01/2021 10h35

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A Grendene encerrou 2020 com mais um avanço importante na sua estratégia de buscar novas formas de acesso aos consumidores. O grupo calçadista lançou na última semana de dezembro uma rede de vending machines, ou seja, máquinas automáticas para comercialização de produtos da marca Ipanema. A iniciativa é o primeiro resultado do Bergamotta Works, o laboratório de inovação criado recentemente pela Grendene para desenvolver soluções que aproximem os consumidores das marcas.

 

Neste momento, as máquinas estão sendo instaladas nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro e nos Estados Unidos. O projeto em fase piloto é um dos 11 MVP’s (Produto Mínimo Viável, na sigla em inglês, para validar a viabilidade de novos negócios) do Bergamotta Works e seu desenvolvimento contou com o apoio da Casa Group, empresa especializada em vending machine.

 

“Criamos o Bergamotta Works para avaliar ideias de forma rápida, formatar e aplicar projetos em tempo recorde, como o mercado exige, utilizando como principal ferramenta a inovação, que faz parte do nosso DNA. O projeto de vending machine da Ipanema nasceu desta forma, em pouco mais de seis meses, e graças ao empenho de um time formado por especialistas multidisciplinares. Já chega aos consumidores com uma infinidade de possibilidades a partir do próximo ano”, explica Paulo Pedo, diretor de Negócios Digitais da Grendene.

 

Em cada uma dessas máquinas automáticas os consumidores terão acesso de forma prática a cerca de 500 produtos da Ipanema. O objetivo é testar diversos recursos atrelados às primeiras vending machine ao longo de 2021. Uma das possibilidades é que o projeto seja escalado a partir de um modelo de franquia focado tanto no mercado brasileiro quanto internacional.

 

Bergamotta Works

O laboratório de inovação da Grendene, Bergamotta Works, foi lançado para criar e testar soluções inovadoras que aproximem pessoas e negócios de forma sustentável. O espaço foi instalado em Porto Alegre (RS) e a iniciativa conta com um time formado por profissionais especializados em áreas como tecnologia, sustentabilidade, design e engenharia, entre outras. A proposta é justamente promover interação e compartilhamento de experiências entre os integrantes e parceiros da Grendene, envolvendo todas as marcas comandadas pela companhia e contribuindo para a formação do mindset de inovação no público interno e outros empreendedores.

 

Em parceria com o Bergamotta Works, a Grendene lançou recentemente o Hello Melissa, um clube de assinaturas com produtos exclusivos da marca. O laboratório de inovação também é uma das iniciativas do processo de transformação digital da Grendene, que está baseado nos pilares de tecnologia, cultura e negócios e tem a ambição de percorrer cinco anos em dois. Uma das principais ações de 2020 foi o início da internalização das lojas on-line da Grendene no Brasil e no exterior – já estão sob gestão da companhia o e-commerce de Zaxy (14 de agosto), da Melissa USA (15 de setembro) e da Rider Brasil (15 de outubro). A expectativa é concluir a migração de todas as marcas até o final do primeiro trimestre de 2021.

 

Sobre a Grendene

Fundada em 1971, a Grendene é a maior exportadora de calçados do Brasil e uma das maiores produtoras mundiais. Detentora das marcas Melissa, Grendha, Zaxy, Rider, Cartago, Ipanema, Pega Forte e Grendene Kids possui tecnologia proprietária e exclusiva na produção de calçados para os públicos feminino, masculino e infantil.

Com cinco unidades industriais, distribuídas por Ceará, Bahia e Rio Grande do Sul, e 11 fábricas, tem capacidade instalada para produzir 250 milhões de pares/ano. Por meio de representantes comerciais, distribuidores, exportações diretas e da subsidiária Grendene USA, Inc. (EUA), seus produtos alcançam 65 mil pontos de venda no Brasil e 20 mil fora do país. A companhia conta ainda com showroom Melissa em Milão e três “Galeria Melissa” (São Paulo, Nova York e Londres). Em 2019, registrou lucro líquido de R$ 495 milhões.

 

Sobre a Ipanema

Ipanema acredita que a liberdade pode ser sentida dos pés à cabeça. E que ser livre é poder escolher os caminhos que quer trilhar. Levando o sol aonde for.

Diversa e solar como a mulher brasileira, a Ipanema é uma marca de moda que transita por todos os lugares sem perder o charme e a naturalidade. De alma praiana e cosmopolita, ela acompanha e se adapta aos diferentes lifestyles. Tendo como base os pilares da moda, música, arte e estar bem, a Ipanema veste a diversidade das mulheres acompanhando-as nas mais diferentes situações e lugares.

Marca do grupo Grendene desde 2001, a Ipanema tem presença mundial, inspirando e sendo inspirada por tendências de moda e comportamento nos quatro cantos do globo.

 

*Texto Divulgação