Portal Nosso Meio

SG 360 Internas

Google, Youtube e Samsung são as marcas mais influentes entre os brasileiros, mostra pesquisa Ipsos

Redação

Ranking “The Most Influential Brands” tem 7 marcas de tecnologia entre as 10 primeiras colocadas. A única marca fundada no Brasil entre as dez primeiras posições é O Boticário.

 

O Google foi eleito a marca com maior influência no Brasil. É o que aponta a 8ª edição do levantamento “The Most Influential Brands (MIB)”, realizado anualmente pela Ipsos com o objetivo de avaliar as marcas e sua influência no cotidiano e comportamento dos consumidores. Seguem a liderança do Google, o Youtube (2º lugar) e a Samsung (3º lugar).

 

O ranking com as top 10 inclui ainda: Microsoft (4º lugar), Facebook (5º lugar), Colgate (6º lugar), Nestlé (7º lugar), O Boticário (8º lugar), Mercado Livre (9º lugar) e MasterCard (10º lugar). Os resultados reforçam o alto poder de influência das marcas de tecnologia para os brasileiros.

 

“A pandemia trouxe novos hábitos e necessidades e, com isso, diversas categorias ganharam relevância. O distanciamento físico necessário neste período, o fechamento de muitas lojas, escolas e atividades comerciais reforçaram a importância já crescente do digital nas nossas vidas. Dentro desse contexto, as marcas que nos permitem nos conectar com os outros, trabalhar, estudar, nos divertir e comprar a distância se fortaleceram”, comenta Ana Hashizume, Head de Estudos de Saúde de Marca na Ipsos.

 

A pesquisa “The Most Influential Brands” usou 6 dimensões para avaliar a influência das marcas: Inovação, Confiança, Presença, Responsabilidade Social, Engajamento e a dimensão estreante Covid-19, que avalia o desempenho das marcas durante a pandemia.

 

Marcos Calliari, CEO da Ipsos no Brasil, analisa a importância da influência das marcas durante a crise causada pela pandemia. “As marcas desempenham um papel fundamental em nossas vidas e essa influência está crescendo. Da assistência durante a COVID-19 à melhoria do nosso bem-estar, as marcas estão transformando as sociedades em que vivemos. Algumas marcas usam sua influência econômica para aliviar problemas sociais e melhorar o planeta. Por meio de um propósito que enxerga a pessoa e a comunidade por trás do consumidor, essas marcas visionárias vão muito além da venda de um produto ou serviço. Elas estabelecem conexões emocionais fortes com as pessoas. A influência é um dos ativos mais valiosos que uma marca pode ter.”

 

Segundo o executivo, 77% dos consumidores esperam que as empresas façam mais pela sociedade – e 53% acreditam que as marcas têm feito um bom trabalho. “As marcas estão substituindo as instituições. Este é o novo papel das empresas”, declara. “O que se espera das marcas mudou. A covid-10 acabou potencializando o peso de outras dimensões, como confiança e responsabilidade social. Não basta estar presente do lado do consumidor em um momento específico: tem que ser consistente nessa atuação”, diz Ana Hashizume, diretora de saúde de marca da empresa de pesquisa.

 

Em evento on-line que contou com um painel de discussão moderado pelo CEO da Ipsos no Brasil, Marcos Calliari, e com a presença de Patrícia Muratori, diretora do YouTube Brasil; Nelson Malta, diretor de marketing da Colgate; e Fernando Yunes, vice-presidente sênior e líder do Mercado Livre no Brasil. A apresentação ficou à cargo de Steve Levy e Ana Hashizume. Confira aqui o evento.

 

O estudo “The Most Influential Brands” é realizado em 14 países. No Brasil, a pesquisa entrevistou 2.000 pessoas por meio de painel online, entre os dias 06 de novembro de 05 de dezembro de 2020. A única marca fundada no Brasil entre as dez primeiras posições é O Boticário.

 

Sobre a Ipsos

A Ipsos é uma empresa de pesquisa de mercado independente, presente em 90 mercados. A companhia, que tem globalmente mais de 5.000 clientes e 18.130 colaboradores, entrega dados e análises sobre pessoas, mercados, marcas e sociedades para facilitar a tomada de decisão das empresas e das organizações. Maior empresa de pesquisa eleitoral do mundo, a Ipsos atua ainda nas áreas de marketing, comunicação, mídia, customer experience, engajamento de colaboradores e opinião pública. Os pesquisadores da Ipsos avaliam o potencial do mercado e interpretam as tendências. Desenvolvem e constroem marcas, ajudam os clientes a construírem relacionamento de longo prazo com seus parceiros, testam publicidade e medem a opinião pública ao redor do mundo. Para mais informações, acesse: www.ipsos.com/pt-br

Fonte: Giusti Comunicação

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp