Movimentos do mercado

Gloria Pires e Lázaro Ramos serão homenageados no 30º Cine Ceará

Publicado em

02/12/2020 16h00

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Atores recebem o Troféu Eusélio Oliveira pelo conjunto da obra

 

Gloria Pires e Lázaro Ramos serão os homenageados do 30º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, que acontece de 5 a 11 de dezembro, presencial em Fortaleza, online no Canal Brasil – no serviço de streaming Canais Globo, no Youtube do festival e na TV Ceará. Os atores receberam em casa o Troféu Eusélio Oliveira e enviaram vídeos de agradecimento. As solenidades de abertura e encerramento serão transmitidas na tela do Cineteatro São Luiz, respeitando os Protocolos de Reabertura para Cinemas do Governo do Ceará, no canal do Cine Ceará no Youtube e, a de encerramento, também na TVC.

 

No dia 5 de dezembro, será transmitida na tela do cinema a solenidade de abertura da 30ª edição e a homenagem à Gloria Pires. Ao longo de sua carreira, a atriz já protagonizou diversos personagens que marcaram a televisão, cinema e teatro brasileiros. Atuou em novelas e minisséries como “As Brasileiras”, “Rei do Gado”, “Paraíso Tropical”, “Insensato Coração”, “Babilônia” e a mais recente “O Outro Lado do Paraíso”. Além de participar de grandes filmes nacionais como “Se Eu Fosse Você”, “É Proibido Fumar”, “Linda de Morrer” e “Nise” Em 2019, voltou às telinhas no remake de “Éramos Seis”. Em 2021, estará no longa da Imagem Filmes “A Suspeita”, de Pedro Peregrino, onde vive Lúciauma comissária da Polícia Civil que sofre de Alzheimer.

 

Na noite de encerramento do festival, dia 11 de dezembro, o Cine Ceará exibe no Cineteatro São Luiz, em sessão hors-concours, o longa brasileiro “O Silêncio da Chuva” de Daniel Filho, produção da Lereby, em coprodução com Globo Filmes e distribuição da Elo Company. O protagonista Lázaro Ramos será o segundo homenageado do festival. O ator interpreta o detetive Espinosa (Lázaro Ramos) que junto à policial Daia (Thalita Carauta) tenta solucionar o mistério que envolve a morte do executivo Ricardo (Guilherme Fontes), encontrado baleado sentado ao volante de seu carro, no bairro da Urca, no Rio de Janeiro. O longa é inspirado no romance policial de Luiz Alfredo Garcia-Roza.

 

Nascido em Salvador, Bahia, Lázaro Ramos é ator, apresentador, dublador, cineasta e escritor. Iniciou a carreira teatral aos 15 anos de idade, quando entrou para o Bando de Teatro Olodum, dirigido por Márcio Meirelles. No cinema, despontou ao protagonizar o filme “Madame Satã”, de Karim Ainöuz, em 2002. Tem na sua carreira filmes como “O Homem que Copiava”, “Meu Tio Matou um Cara”, “Cidade Baixa”, “Ó Paí, Ó”, “Carandiru”, “Tudo Que Aprendemos Juntos” e “O Beijo no Asfalto”. Para 2021 está previsto o lançamento de “Medida Provisória”, longa que marca sua estreia na direção de ficção para os cinemas – em mais uma parceria com Daniel Filho, que assina a produção do filme.

 

“Em um ano tão difícil para o nosso cinema, receber essa homenagem e ter o filme exibido pela primeira vez no nosso país nesse festival é um estímulo pra gente seguir. Receber o troféu do Cine Ceará, que há 30 anos representa cada vez mais um importante ponto de encontro para o nosso cinema me dá muita satisfação. “Silêncio da Chuva” é um filme feito em cima de um clássico literário dirigido pelo grande Daniel Filho, eu tô doido pra que as pessoas vejam! Vai ser um momento de emoção e de reafirmar o compromisso de nós que fazemos cinema de levar o nosso melhor para as pessoas”, afirma Lázaro.

 

Eusélio Oliveira foi um professor e cineasta cearense que teve um importante papel na formação e desenvolvimento do cinema no Ceará, um dos responsáveis pela criação do que viria a ser o Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema.

 

 

O 30º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema é uma realização do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura, da Associação Cultural Cine Ceará e da Bucanero Filmes. Tem o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, e da Universidade Federal do Ceará, via Casa Amarela Eusélio Oliveira. Com identidade visual criada por Tulio Ciro Pinheiro, conta com o Canal Brasil como Exibidor Oficial, com o apoio cultural da Cegás, CTAV e Unifor. Tem ainda o patrocínio VIP da Indaiá, Esmaltec e Banco do Nordeste e o patrocínio da Cagece, Adria e Piraquê, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Agradecimentos: Enel.

 

SERVIÇO 

30° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema – De 05 a 11 de dezembro de 2020 em formato presencial em Fortaleza, Ceará, online no Canal Brasil – no serviço de streaming Canais Globo, pela TVC, pelo canal do festival no Youtube e mídias sociais de parceiros. Informações: www.cineceara.com. Email: contatos@cineceara.com. Instagram: @cineceara, Facebook: FestivalCineCeara. Youtube: CineCeara.

 

*Texto Divulgação