Tendência

Gestão de pessoas: redes sociais se consolidam como ferramenta de recrutamento

Publicado em

09/06/2022 13h59

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Com  92% das empresas presente nas redes sociais, as plataformas tornam-se úteis na procura por novos colaboradores

 

Segundo a Associação Brasileira de Trabalho Temporário (Asserttem) serão abertas no mês de junho mais de 600 mil vagas temporárias no Brasil, 15% a mais que no mesmo período no ano passado. Este dado anima os profissionais que estão à procura de emprego, porém gera o seguinte questionamento: onde encontrar essas oportunidades? 

 

Apontada como uma tendência no cenário dos Recursos Humanos, as empresas estão aplicando o Social Hiring, iniciativa que consiste em buscar e atrair profissionais através das redes sociais. Com um olhar estratégico, as organizações visualizaram as potencialidades das mídias sociais na busca por um novo profissional.

 

Contudo, esta nova modalidade de recrutamento não é tão simples assim. Danusa Almeida, CEO especialista em recrutamento da Talento RH, conta que a empresa, antes de divulgar vagas em suas redes sociais, deve investir na produção de conteúdo online.

 

“Para que as empresas consigam atrair candidatos através das mídias, é essencial que a organização possua uma forte presença online, postando conteúdos relevantes e engajando os possíveis candidatos, para que tenham interesse de ser parte daquele negócio e se candidatem às posições abertas por elas”, diz Danusa.

 

De acordo com o Relatório Digital 2021, o LinkedIn é a sexta rede social mais utilizada no Brasil, mas na busca por um novo emprego a plataforma torna-se destaque, uma vez que funciona como um currículo online em que as empresas podem acessar a trajetória profissional dos candidatos.

 

“Sem dúvidas o Linkedin é a mais importante delas por se tratar de uma rede de network corporativo, que o objeto principal é de fato conectar profissionais. É importante também possuir páginas e presença ativa no Facebook e Instagram onde é possível levar conteúdo de qualidade para os seguidores de uma maneira mais leve e informal”, relata Danusa.

 

Comprovando a eficácia do LinkedIn, a jornalista Yasmin Rodrigues compartilha como a plataforma é útil na sua trajetória profissional e como foi essencial na sua busca por estágio.

 

“Gosto de procurar vagas no Linkedin pela amplitude de vagas e os filtros que a plataforma dispõe. O meu emprego atual foi através de um anúncio do Linkedin. Pouco tempo após aplicar, recebi uma ligação convidando para a entrevista. Entrei no Jornal O Estado como estagiário e hoje, após formada, continuo lá como repórter efetiva”, conta.

 

Um aspecto importante a ser considerado na divulgação de vagas nas redes sociais é a segurança, logo que tornou-se comum a aplicação de golpes nos usuários em busca de uma oportunidade. Para isso, a especialista em recrutamento, reforça que as organizações precisam disponibilizar outras formas de contato.

 

“É importante que a empresa possua um site, e-mail com domínio próprio, e o candidato para prestar atenção no tipo de abordagem que é feita pela empresa, para não cair em golpes de anúncios de vagas que estão acontecendo; principalmente pelo WhatsApp. Assim, o candidato passa a sentir uma maior credibilidade para com a empresa”, finaliza Danusa.

 

Confira também: