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Gestão de Marketing Digital: O perfil do consumidor em constante movimento

Saulo Henrique

Opinião

 

2020 era um ano que prometia muito, não era? “#2020promete” era só o que víamos na virada pra 2020. A sua empresa estava com todo o planejamento desenhado, toda a equipe alinhada pronta para executar as ações e alavancar os resultados. Até que, com a chegada da Pandemia… Você, teve que fazer todo um processo de adequação, se reinventou com muitos cuidados e mesmo assim conseguiu superar as suas metas planejadas!

 

Se todo esse processo aconteceu com você, meus parabéns! Você comandou uma grande Gestão de Marketing Digital com a sua equipe e soube utilizar todos os recursos para alcançar os resultados da sua empresa.

 

Fazer a Gestão de Marketing Digital é um desafio constante, porque temos que estar focados encontrando onde está a dor do cliente (e na maioria das vezes, longe deles). E ainda “fazer o mais com menos”. Entre algumas frases de Philip Kotler, uma das pessoas mais influentes do mundo na área do marketing, ele diz: “O mais importante é prever para onde os clientes estão indo e chegar lá primeiro.”

 

Para você iniciar uma Gestão de Marketing Digital, você precisa fazer um relacionamento (com o seu futuro) cliente, e a partir daí você vai tirar as ideias do papel e ter coragem de implementar ideias ousadas, otimizando a sua comunicação através de canais direto com o seu cliente. Fazer a Gestão de Marketing no online tem sido cada vez mais indispensável e em todas as fases o Gestor precisa zelar pelo conhecimento, qualificando a equipe, trabalhando com dados, usando a tecnologia e tendo uma visão sistêmica do mercado de atuação.

 

Vamos entender o fluxo da Gestão do Marketing Digital:

 

1. Estratégia
Aqui os Gestores precisam desenvolver o Briefing, analisando toda a concepção do Projeto e como princípio, ter como parâmetro a premissa de Kotler na frase logo acima citada, “chegar primeiro do que o seu cliente”. Após aprovado, deve ser enviando para a Produção.

 

2. Produção

Essa fase é extremamente importante e requer muito acompanhando do Gestor nos processos de conceito, redação, design, construção do produto até a liberação.

 

3. Performance

Na terceira fase, até então um Projeto, foi concretizado em Produto! Hora de lançar, divulgar, monitorar e paralelo identificar as oportunidades para otimizar os processos (comparativo Planejado X Executado).

 

4. Conhecimento

Nesta fase, é onde entra todo o aprendizado humano e a consolidação do Projeto, através de dados, bases, estatísticas e estratégias.

 

A definição do Fluxo acima de Gestão de Marketing Digital é: estratégias e ações visando fidelização de clientes, gerando retorno para a empresa.

 

Nos últimos 3 anos o Marketing Digital cresceu muito, mas, com a chegada da Pandemia, teve um aceleramento fora do normal, onde exigiu do Gestor mais oportunidades de fazer o seu negócio crescer. E isso se tornou mais fácil, porque foi neste momento onde todos, mesmo estando separados, estiveram juntos por meio de forma remota. E esse relacionamento deve permanecer.

 

Deixo uma dica: ouça os seus clientes, pois sem dúvida nenhuma eles sabem o que a sua empresa pode fazer para melhorar, crescer e aparecer no mercado!

 

 

Saulo Henrique

Gestor Comercial de Emissora de Rádio, Professor, Palestrante, Consultor de Empresas e Criador da Ideais Consultoria. Apaixonado por comunicação. É formado em Marketing, Especialista em Administração e Marketing, possui MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas e também possui formação como Consultor de Empresas pelo SEBRAE. Atua no mercado de Gestão, Planejamento, Comunicação e Docência há 8 anos desenvolvendo grandes projetos e ações sólidas, tendo como foco marcar resultados positivos na vida das pessoas, e tendo como lema de vida: Faça do seu trabalho um legado.

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