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G Marketing aposta em personagens e storytelling para nova campanha da Apiguana; agência e varejista comemoram quase 15 anos de parceria

Publicado em

24/11/2022 08h30

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A campanha da Apiguana com os personagens “Ôrácio” e de “Ôh Chefe”, registraram um crescimento de 29% em número de vendas desde início de sua veiculação nas mídias.

Os personagens de uma campanha publicitária dizem muito sobre a marca que se é “vendida” em uma propaganda. É através deles que consegue-se estabelecer vínculo afetivo com as pessoas, promove-se proximidade e identificação direta do produto mostrado. A agência G Marketing acertou em cheio ao criar os personagens “Ôrácio” e de “Ôh Chefe” para a campanha Apiguana, ainda no ano de 2018. O sucesso foi tão grande que agora eles retornam para a temporada 2022/2023, inclusive para a campanha de Black Friday da marca.

 

“A história que envolve o “Ôrácio” e de o “Ôh Chefe” é interessante, pois mesmo sendo concorrentes da Apiguana, eles se rendem cotidianamente aos diferenciais que fazem dela a líder quando o assunto é máquinas e equipamentos. A linha dorsal da campanha continua a mesma, atualizando os temas dentro de situações provocativas, mostrando que os concorrentes até tentam superar a Apiguana, mas, no final, só a Apiguana facilita a vida dos seus clientes. Tudo para oferecer ao tão maçante e repetitivo calendário promocional do varejo um novo olhar, uma nova perspectiva, uma visão leve e divertida de comunicação”, explica Carlos Gama, diretor executivo da G Marketing.

 

O publicitário diz, ainda, que a campanha envolvendo os personagens “Ôrácio” e “Ôh Chefe”, representados pelos atores Júnior Lopes e Antônio Destro, é vencedora de vários prêmios e reconhecida, por dois anos consecutivos, pela Associação Cearense das Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT) como a melhor campanha de varejo do mercado cearense. O resultado criativo, inclusive, foi confirmado pelos números de vendas da Apiguana que registraram um crescimento de 29% desde o início de sua veiculação nas mídias neste ano.

Nova campanha

Gravados nos estúdios da Terra Vista Filmes, em Fortaleza, a nova campanha para a temporada 2022/23 da Apiguana, tem em seu planejamento um total de 48 roteiros criados para um calendário promocional de 18 meses contemplando peças exclusivas para o meio digital e tantas outras para múltiplos meios, além de amplo material fotográfico produzidos simultaneamente, com registros de todas as situações e figurinos para material impresso, digital e ponto de venda.

Comandada por Carlos Gama e Renata Regueira, a G Marketing comunicação, com a campanha “Personagens 2022/23”, oferece à Apiguana um novo ciclo de comunicação, que, por intermédio de um vasto portfólio de peças e amplo planejamento de mídia, abrange desde o ponto de venda até o digital, uma campanha que certamente chega para revigorar a comunicação da marca com cada um dos diversos públicos atendidos pela marca.

Nova tecnologia

A nova campanha criada pela G Marketing para o Apiguana não se notabiliza apenas pela veia criativa e forte consistência no planejamento, ela traz dentro de si uma grande inovação tecnológica. Estamos falando de uma nova técnica, utilizada em produções virtuais que possibilita o uso de diferentes backgrounds que se adaptam em tempo real conforme o posicionamento da câmera.

A Produção Virtual é uma inovação que permite aos criativos desenharem o layout e criar um ambiente digital antes do set físico. Aliando isso às ferramentas da Unreal Engine, é possível fazer qualquer tipo de filmagem dentro do estúdio com total controle e absoluto padrão de qualidade.

Segundo Carlos Gama, a adoção dessa tecnologia veio para agregar e oferecer maior dinâmica na produção de tão extenso e complexo planejamento, trazendo mais inovação e tecnologia para trabalhos publicitários, tendo como ponto forte seu background de design e efeitos visuais.

“A produção virtual veio com muita força no entretenimento e tivemos isso se refletindo no mercado publicitário. Já havíamos utilizado Unreal Engine na gravação da campanha com Emerson Fittipaldi para a Mangum Tires e agora usamos esse recurso para a Apiguana. Essa é uma tecnologia que vai ser importante nessa nova fase do audiovisual e sem ele não teríamos condições para produzir uma quantidade tão grande de materiais em tão pouco tempo com esse nível de qualidade, onde não se percebe onde acaba o físico e começa o virtual.”, completa.

15 anos de parceria entre agência e cliente

Foi durante uma conversa informal sobre ciclos de posicionamento, comunicação de varejo ancorado em oferta vs recall, fortalecimento de marca e a necessidade, ou não, de uma reconceituação da marca Apiguana, ainda em 2008, que a G Marketing iniciou a sua trajetória a frente da comunicação da marca líder em máquinas e ferramentas no Ceará. Uma relação que bem traduz o perfil de atuação da agência que em seus quase 18 anos de existência se notabilizou por manter trabalhos longevos e de grande consistência frente a comunicação de clientes como Lacticínios Betânia, Minalba, Indaiá, Água Mineral São Lourenço, Helga Cosméticos, Fazauto, Ceará Motor, Refri e Night Power entre outros.

Comandada por Carlos Gama e Renata Regueira, a G Marketing Comunicação, com a campanha “Personagens 2022/23”, oferece à Apiguana um novo ciclo de comunicação, que, por intermédio de um vasto portfólio de peças e amplo planejamento de mídia, abrange desde o ponto de venda até o digital, uma campanha que certamente chega para revigorar a comunicação da marca com cada um dos diversos públicos atendidos pela marca.

Carlos Gama iniciou sua carreira na Provarejo como Produtor Tipográfico passando a produtor gráfico e Diretor de Arte. Trabalhou com Falcon no início da MentalMark, atuando, também, pela ChrisColombo, ArtPlan e Norton. É um dos poucos profissionais a receber prêmios no Colunistas e Profissionais do Ano nas regiões Sudeste e N/NE. Em 1996 transferiu-se para a Mark Propaganda, no mercado de Fortaleza-CE, para conduzir o lançamento da marca Yoplait em toda a região N/NE, onde assumiu, mais tarde a cadeira de executivo de marketing. Após início na Mark Propaganda, atuou como executivo de marketing na Unimed Fortaleza, Lojas Esplanada, NET Fortaleza e como consultor de marketing político até abrir a G Marketing Comunicação, agência recordista de prêmios no GP Verdes Mares/TV Globo de comunicação.

 

Renata Regueira iniciou a sua trajetória na publicidade na agência Mark Propaganda, sendo a primeira mulher na história a ser reconhecida como profissional de propaganda do ano pelo Prêmio Colunistas N/NE. Uma executiva que chamamos de única porque foi reconhecida como profissional de publicidade e também de marketing, com premiações pela TV Globo, que a elegeu como a melhor do ano entre executivas de mais de 120 afiliadas de todo o Brasil e da Revista Marketing, que apontou a Renata como a melhor Executiva de Marketing da indústria no N/NE, uma entre as 6 melhores do Brasil. Professora universitária de graduação, pós-graduação e MBA por mais de 12 anos, Gerente de Marketing da M. Dias Branco, Gerente de Marketing do Sistema Verdes Mares, Diretora de Atendimento e Planejamento da Mark Propaganda. Por tudo isso, Renata Regueira é única, uma das tantas pessoas que fazem a G Marketing e seus clientes chegarem a um denominador fora do comum.

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