Portal Nosso Meio

Anuncie Aqui – Internas

Futura Trends 2020 traz novidades em sua 10ª edição

Redação

“Dilemas humanos pós-Covid-19” é o tema central desta edição, que contará com padre Fábio de Melo, Domenico De Masi, Boaventura de Sousa Santos e Rivadávia Drummond de Alvarenga Neto

 

A 10ª edição do Seminário Futura Trends traz uma série de novidades: além de ser realizado de forma totalmente on-line, neste ano, em vez de apenas um dia, serão quatro dias seguidos de evento, de 26 a 29 de outubro, com início às 18 horas. A coordenação é do jornalista Nazareno Albuquerque.

 

“Dilemas humanos pós-Covid-19” é o tema central do encontro, que será abordado a partir de quatro dimensões:  Saúde, Ciência e Política; Educação, Família e Ócio; Economia, Riqueza e Trabalho; e Vida, Natureza e Espiritualidade.

 

Cada palestrante terá 90 minutos para destrinchar cada um dos recortes propostos. Para abrir a programação, dia 26, haverá a palestra “Saúde, Ciência e Geopolítica: o que nos revela a pandemia da Covid-19? Onde erramos e para onde vamos? Quais cenários e sinais a pandemia nos deixa?”, ministrada pelo professor Boaventura de Sousa Santos.  O tema será moderado pela jornalista Neila Fontenele e pelo doutorando sociólogo João Martins Neto.

 

No dia seguinte, 27, será a vez do professor Departamento de Gestão e Empreendedorismo da Arizona State University, Rivadávia Drummond de Alvarenga Neto, desenvolver o tema “O mundo pós-pandemia: impactos nas empresas, gestores e mercados; caminhos para enfrentar as incertezas e ambiguidades na gestão e no trabalho”. O presidente da Unimed Fortaleza, Elias Bezerra Leite, a secretária da Fazenda do Estado Ceará (Sefaz), Fernanda Pacobahyba, e a jornalista Adailma Mendes serão os moderadores.

 

No penúltimo dia do Futura Trends, o assunto central será “Família, educação e ócio: de que forma a pandemia da Covid-19 afetou o comportamento social das pessoas. A reinvenção da educação, do trabalho e dos governos”. A palestra ficará a cargo de Domenico De Masi, referência mundial quando se fala em ócio e trabalho. O professor participou da edição 2015 do Futura Trends. Desta vez, ele estará acompanhado da head de Recursos Humanos (RH) da Nutrilite e do Grupo Amway, Elizabeth Parente, e da presidente da BPW Brasil, Margarida Yassuda, que atuarão como moderadoras.

 

Para fechar a edição 2020 do Futura Trends, o convidado especial é o padre Fábio de Melo. O sacerdote vai falar acerca da “Pandemia da Covid-19: as vítimas, os indiferentes e o amor. Os efeitos espirituais e humanos do distanciamento”. A moderação ficará a cargo da professora e doutora em Educação, Cristiane Holanda, e do frei Wilter Malveira, diácono da Arquidiocese de Fortaleza.

 

Realizado pela Fundação Demócrito Rocha (FDR), o seminário tem promoção do O POVO, patrocínio do Sistema Fiec, Morphus, Grupo Marquise, Sebrae e Unimed Fortaleza. Tem o apoio Centro Universitário Christus (Unicrhistus), CDL Fortaleza e Grupo Aço Cearense.

 

 

Sobre os palestrantes:

 

Boaventura de Sousa Santos: professor catedrático jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra; Distinguished Legal Scholar da Faculdade de Direito da Universidade de Wisconsin (USA); Global Legal Scholar da Universidade de Warwick; Coordenador de programas de doutoramento da Universidade de Coimbra; dezenas de seus livros encontram-se publicados em espanhol, inglês, italiano, francês e alemão. Foi um dos principais articuladores na criação do Fórum Social Mundial. É considerado um dos maiores pensadores sociais do mundo no presente século.

Rivadávia Drummond de Alvarenga Neto: PHD professor do Departamento de Gestão e Empreendedorismo da Arizona State University; autor de dois best sellers publicados no Brasil sobre inovação, empreendedorismo e gestão do Conhecimento; Great Medal of Honor Federal Council of Business, Brasil; indicado Best Business Professor of the Year Award – The Economist Intelligence Unit – 2013; presidente e CEO da HSM Brasil 2014 a 2016; publicou “Gestão do Conhecimento no Contexto de Organizações Atuantes no Brasil – uma mudança em Direção ao Conceito de Gestão de Conceitos Capacitantes”, no Caderno de Ideias da Fundação Dom Cabral

 

Domenico De Masi: professor de Sociologia e das Profissões na Universidade de la Sapienza, Itália; um dos principais pensadores do mundo no campo da Sociologia do Trabalho; membro do Comitê Científico da Fundação Veronesi; presidente da Fundação Ravello e colabora com os principais jornais italianos; publicou vários livros sobre sociologia urbana e do desenvolvimento, do trabalho e das organizações e dos processos criativos; membro do Comitê Científico da revista Sociologia do Trabalho.

Padre Fábio de Melo: sacerdote católico, filósofo, escritor, professor universitário, artista e apresentador. Seus discos já venderam mais de três milhões de cópias no Brasil e na América Latina, além de três e meio milhões de livros, destacando-se “Crer ou não Crer”, em parceria com o filósofo Leandro Karnal, “O Discípulo da Madrugada” e “Por Onde for o teu Passo, que lá esteja o teu Coração”; em 2019 entrou no ranking do Instituto Qualibest como um dos maiores influenciadores digitais do Brasil.

 

Serviço:
Seminário Futura Trends 2020
De 26 a 29 de outubro, às 18 horas

Inscrições e valores em: seminariofuturatrends.com.br

 

*Texto Divulgação

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp