Portal Nosso Meio

Banner superior Prefeitura de Sobral

Framework de marketing

Redação

 

Hoje vou escrever sobre meu modelo base de construção de planos de marketing, meu framework

 

Claro que posso mudar ou adaptar dependendo do setor e do cliente, este esquema pode ser enriquecido ou desmembrado em partes complementares, mas aqui vamos mostrar o esquema base desta sequência de criação.

 

O diagrama do plano segue o seguinte fluxo:

1. Ser
2. Existir
3. Promover
4. Converter
5. Manter e ampliar

 

SER-

Está é a parte mais estratégica do planejamento, onde estudamos o contexto, os cenários, os concorrentes e os clientes, suas dores e necessidades e a partir desta análise construímos a essência da marca e da empresa. Seu conceito, proposta de valor, diferenciais e o seu posicionamento estratégico de mercado

 

EXISTIR-

Depois que definimos quem somos, temos que tangibilizar essa essência. Aqui são construídos e definidos os produtos e serviços, a precificação, a identidade da empresa, o Branding, as zonas de representação da marca e a montagem e treinamento da equipe.

 

PROMOVER-

Na terceira fase o foco é o de tornar a marca conhecida e valorada, fase de valência, e é nesta etapa que trabalhamos a atração dos clientes ou leads, promoção da marca, evidências físicas e comunicação da empresa e de suas soluções. Divulgação, merchandising, ativação, eventos, conteúdo, apresentações.

 

CONVERTER-

Fase mais comercial e personalizada, aqui podemos trabalhar a automação de conversão, o Inside Sales ou o velho, bom e eficiente outbound. É o momento de transformar em clientes quem foi seduzido e impactado pela fase anterior.

 

MANTER-

Depois de conquistar o cliente, depois da venda o trabalho é canalizado para a fidelização, para o relacionamento e sucesso do cliente. Manter o cliente satisfeito e descobrir possibilidades de ampliação das relações de consumo.

 

Bom café!

 

Bosco Couto
É consultor de Marketing, branding e Estratégia e sócio fundador da BEING Marketing, formado em administração de empresas pela Universidade Estadual do Ceará, possuí 25 anos de experiência no mercado, já tendo prestado serviços de consultoria e realizado projetos de marketing para mais de 80 organizações, entidades e empresas em segmentos diversos. Além das consultorias e assessorias que realiza também ministra palestras e treinamentos sobre marketing, branding, vendas e estratégia.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp