Tendência

Filtros para Instagram tornam-se oportunidade para empreendedorismo juvenil

Publicado em

03/11/2020 10h00

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Jovem de 22 anos encontrou oportunidade de renda, após ter trabalho interrompido pela pandemia

 

Em 2019, os filtros e tornaram febre entre os usuários do Instagram. A criatividade corre solta! Há filtros de frases, rostos de famosos, animais e o que mais a imaginação permitir. Muito mais do que uma ferramenta divertida, o recurso transformou-se em geração de renda para jovens.

 

Karen Medeiros, de 22 anos, é fotógrafa, graduada em jornalismo e apaixonada pelo dinamismo das redes sociais. Por conta da pandemia do coronavírus, teve os ensaios fotográficos parados, mas ao notar a popularização dos filtros no Instagram, enxergou uma nova oportunidade de negócio. 

 

“Eu nunca tive o intuito de empreender com os filtros, comecei a aprender em dezembro do ano passado, somente para tê-los em meu perfil, pois sei o quanto poderiam agregar para mim. Mas com o tempo, comecei a me especializar nisso e algumas pessoas me procuraram para fazer filtros pros seus perfis. Sempre aceitei esses trabalhos, mas não visava que poderia se tornar uma boa fonte de renda para mim. Foi quando começou a pandemia e eu, como fotógrafa, estava impossibilitada de trabalhar e precisava me manter financeiramente. Desde então, comecei a investir nessa área de realidade aumentada e consegui, graças a Deus, ter um ótimo retorno”, enfatizou a jovem. 

 

Filtro e o engajamento

O uso do filtro tem grande apelo com os usuários do Instagram, pois amplia as possibilidades de  impressões e interação com outros perfis. Eles se tornaram novos canais de comunicação das marcas com o público. Desde dezembro do ano passado, mês em que Karen Medeiros começou a utilizar filtros de autoria própria em sua conta, a fotógrafa acumula mais de 24 milhões de impressões no perfil. 

 

Páginas famosas nas redes sociais como Fortaleza Ordinária, além de outros artistas como o cantor Felipão já contrataram o serviço, que custa a partir de R$ 120,00. Para Karen, o investimento é uma alternativa de explorar todas as possibilidades que o Instagram proporciona. 

 

“Os filtros se baseiam em oferecer uma realidade aumentada para quem usá-los. Neles conseguimos criar jogos, maquiagens, animações e diversas outras oportunidades. Não é uma coisa considerada “comum” para os usuários do Instagram porque nem todo mundo tem o seu próprio filtro. Não é como ter uma foto no feed, pois ter um filtro é investir no seu perfil e usufruir de tudo o que o Instagram te proporciona. Agora que estamos em época de campanhas políticas, já desenvolvi também filtros para diversos candidatos. Daí podemos perceber o quanto os filtros agregam e são importantes para todas as áreas”, concluiu. 

 

 Criação 

Geralmente, os filtros são desenvolvidos no programa Spark Ar, disponibilizado pelo Facebook. Ele não tem tradução para o português. Lightroom e Photoshop também podem ser utilizados para a criação do projeto.