Inovação

Especialistas discutem insights do Web Summit 2023

Publicado em

04/05/2023 15h49

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Considerado o maior evento de tecnologia do mundo, o Web Summit 2023, chega ao Rio de Janeiro, na primeira semana de maio. Os especialistas Luciano Deos, CEO da consultoria de marca e experiência Gad, e Strauss Nasar, CLO do BS Innovation Hub, sócio-fundador do Fortes Nasar Advogados, acompanharam a programação e a partir disso, tiveram alguns insights sobre negócios e marketing. 

 

O evento é uma conferência de tecnologia e inovação que se propõe a reunir startups e potenciais investidores, além dos principais nomes do mercado, para debater os caminhos do setor no mundo. Somado o público que trabalha no evento, são esperadas mais de 20 mil pessoas.

 

Luiza Trajano, empresária que comanda o Magalu (Magazine Luiza); Thomas Dohmke, presidente-executivo do GitHub; e Amrapali Gan, presidente-executiva da plataforma OnlyFans; Bianca Andrande, influenciadora e fundadora do Boca Rosa Company, foram alguns dos nomes que estiveram presentes na programação do evento. 

 

Durante os painéis do evento, Luciano Deos concluiu que o desafio para as empresas, principalmente as que não são nativas digitais, é oferecer uma jornada digital de qualidade para um consumidor em constante transformação, que compara os aplicativos das marcas o tempo todo.

 

“Na medida em que todo mundo tem o desafio de entregar a melhor experiência na jornada digital, principalmente as empresas que não são nativas digitais, a concorrência deixa de ser por segmento. Hoje a concorrência se dá pela experiência do consumidor nos diversos aplicativos, não só balizada pelo produto e marca. É importante melhorar a experiência todo dia porque o consumidor com acesso a várias jornadas, em vários aplicativos, ‘subiu a régua’. Se o cliente entra no Spotify para ouvir música e depois vai para o app do banco Itaú pagar uma conta, ele compara a experiência nos aplicativos. Portanto, as empresas têm que olhar não só para as jornadas de compra, mas para as experiências que oferecem nos meios digitais. No final do dia, as marcas são apps”, destaca. 

 

O CEO da consultoria de marca e experiência Gad, destaca que atualmente a concorrência está na jornada das experiências que os aplicativos entregam em setores diferentes, como streaming, mobilidade, música, turismo e varejo. 

 

“Aonde for mais amigável e intuitivo para o consumidor é onde vai transacionar mais. O Itaú não olha mais só para os bancos tradicionais, digitais ou fintechs. A inspiração para inovar na jornada do cliente vem de diversas indústrias, como Spotfy e Netflix, que pressionam o Itaú a melhorar sua experiência digital, por exemplo”, afirma. 

 

“Para as empresas, o desafio de inovar a jornada do cliente está em inovar COM o cliente, já que a expectativa dele cresce todo dia, com as experiências que tem com diversos segmentos”, complementa. 

 

Já Strauss Nasar, enxergou as diversas tendências presentes nos temas apresentados no evento, por meio de influenciadores e suas comunidades. 

 

“Diversas tendências como atração de criadores e comunidades (a exemplo da plataforma OnlyFans, o criador  de conteúdo Kondzilla e a influenciadora Bianca Andrade), o futuro da Inteligência artificial e sua aplicabilidade; e a relação de produtos/marcas que as pessoas amam marcaram o evento. Além disso, a preocupação da UNICEF em empoderar cada vez mais os jovens e a participação da representante indígena, Txai Suruí, na abertura do evento foram outros pontos significativos e relevantes”, comenta

 

O CLO do BS Innovation Hub e sócio-fundador do Fortes Nasar Advogados, complementa que a experiência e relacionamento com os cliente foi um dos maiores insights que o evento despertou. 

 

“Os maiores insights são no sentido do relacionamento com o cliente e possíveis interações, seja através do contato com outras marcas ou diretamente com o cliente final e a necessidade de enxergar o mercado como uma grande comunidade, uma organismo que responde associado ao posicionamento dos negócios, principalmente no relacionamento estabelecido com influenciadores/embaixadores”, finaliza