Espaço Nosso Meio

Espaço Nosso Meio recebe painel sobre gestão de crise e suas complexidades

Publicado em

23/11/2021 22h20

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A Engaja Comunicação promoveu o debate com Adriano Muniz

 

O gerenciamento de crise é fundamental em qualquer instituição para que se tenha o menor prejuízo reputacional possível. O diretor da Engaja Comunicação, Adriano Muniz, palestrou no Espaço Nosso Meio sobre os desafios e as etapas para um gerenciamento de crise adequado.

 

Em um bom processo de gerenciamento de crise, é importante reavaliar as estratégias que vêm sendo adotadas pela empresa, além de mensurar os impactos causados no intuito de alinhar discurso, posicionamento e até mesmo a confiança dos clientes e público em geral. Adriano comentou: “Quando somos chamados para gerenciar a crise de um cliente, é muito importante que possamos agir de forma rápida, e assim minimizar os efeitos de qualquer problema que esteja acontecendo”, comentou.   

 

Há quem pense que um processo de gerenciamento de crise deva ser desenvolvido apenas nos momentos de crise já instalada. Adriano fala, porém, que quando antes as empresas se movimentarem com equipes qualificadas, menor a chance de problemas: “São essas pessoas que vão conhecer tudo o que está acontecendo dentro da empresa, e, em conjunto, pensar na melhor estratégia. A palavra chave é tomar o controle da situação e agir com transparência, cautela e assertividade. É preciso passar segurança e credibilidade o tempo todo”, pontuou. 

 

Não há uma regra mágica ou um modelo matemático que pode e deve ser seguido para esses momentos de conflito, por isso cada empresa deve trabalhar de acordo com sua realidade e estar constantemente se atualizando. “Nenhuma empresa está ilesa de passar por uma crise, seja de qualquer natureza ou tamanho. Mas antecipar-se aos fatos torna a gestão mais fácil, minimiza os danos provocados e contribui para a preservação da imagem da organização envolvida, finalizou.