Portal Nosso Meio

Lista de transmissão

Esmaltec inicia produção de capacetes que reduzem necessidade de intubação de pacientes com Covid-19

Redação

Para produzir o equipamento, a Esmaltec construiu uma sala limpa, espaço com ambiente controlado, seguindo as exigências das autoridades de normas sanitárias do país e investiu em moldes para injeção de peças plásticas exclusivas.

 

A Esmaltec, empresa do Grupo Edson Queiroz, uma das maiores fabricantes nacionais de eletrodomésticos, iniciou em dezembro de 2020 a produção do capacete hiperbárico, equipamento desenvolvido no Ceará e que auxilia no tratamento de diversas doenças respiratórias, entre elas a Covid-19. 

 

“Desde o início da pandemia nosso foco sempre foi ajudar a sociedade e os poderes públicos a minimizar os impactos da Covid-19. Fomos convidados pela Unifor para integrar o time de desenvolvimento do capacete hiperbárico, através da parceria com pesquisadores, universidades e entidades de saúde. A nossa equipe de engenheiros fez o projeto dos componentes exclusivos e investimos em moldes de injeção específicos e únicos para esse produto”, afirma Marcelo Pinto, Diretor Superintendente da Esmaltec.

 

A peça foi inspirada na experiência de médicos italianos que usaram máscaras de mergulho no tratamento de pacientes com coronavírus e no uso de capacetes hiperbáricos utilizados em doenças de descompressão, também usados na Europa e nos Estados Unidos no começo da pandemia. Uniram forças nesse projeto, além da Esmaltec, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde (SESA), a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) e a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), além da Universidade de Fortaleza (Unifor), a Federação das Indústrias do Ceará (FIEC), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Ceará) e a Universidade Federal do Ceará (UFC).

 

Utilizando um mecanismo de respiração artificial não invasivo, o capacete pode ser aplicado em pacientes considerados de baixa e média complexidade, ajudando a reduzir até 60% a necessidade de intubação, evitando também a internação em uma UTI.

 

Para iniciar a produção na fábrica, a Esmaltec precisou criar um espaço exclusivo: a sala limpa. Muito utilizada na indústria farmacêutica, por exemplo, a sala limpa são ambientes controlados, com uma série de especificações para evitar a presença de partículas ou microrganismos que podem alterar o produto. Além da construção do espaço, funcionários da fábrica foram treinados por especialistas para produção e manipulação do ambiente controlado.

 

“Não medimos esforços nesse processo. Reestruturamos nosso espaço físico para construirmos a ‘sala limpa’, que é exigência da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Entendemos que precisamos continuar atentos e a postos para ajudar a sociedade nessa luta, não só contra a Covid-19, mas a qualquer doença que possa colocar as pessoas em risco”, completa Marcelo.

 

Iniciativas contra Covid-19

Desde março, a Esmaltec vem atuando em diversas frentes e ações para minimizar os impactos da Covid-19. Entre elas a produção de mais de 60 mil componentes plásticos para a montagem de 30 mil protetores faciais que foram entregues à profissionais da área da saúde da rede pública e particular no Ceará. Também foram produzidos e entregues protetores faciais para os colaboradores da Esmaltec.

 

Além disso, a empresa realizou doações de álcool em gel para famílias em situação de risco do município de Maracanaú, onde está localizado o parque fabril da Esmaltec.

 

Em parceria com o shopping Iguatemi Fortaleza desenvolveu um dispositivo para desinfecção de sacolas de compras. A Cabine de Desinfecção, como é chamada, utiliza raios ultravioletas para eliminar vírus e bactérias de superfícies plásticas e de papel.

 

Sobre a Esmaltec – A Esmaltec, empresa do Grupo Edson Queiroz, é uma das maiores fabricantes nacionais de eletrodomésticos. Com 57 anos de história, os produtos de linha branca estão presentes nas principais lojas do varejo nacional, entre os itens: geladeira, conservador horizontal e conservador vertical, fogão, cooktops, fogareiros, cervejeira conectada à internet, purificador de água, bebedouros, cervejeiros e recipientes para GLP. A empresa é detentora da marca Gelágua®, termo pelo qual são conhecidos os bebedouros da Esmaltec, tanto de mesa como de coluna. Com parque industrial de quase 90 mil metros quadrados no município de Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza, no Ceará, produz mais de 365 mil produtos/mês. Gera hoje 3.100 postos de trabalhos direta e indiretamente, tendo 2.900 colaboradores.

 

Sobre o Grupo Edson Queiroz – Desde 1951, o Grupo Edson Queiroz se faz presente nos mais diversos momentos da vida dos brasileiros por meio de um portfólio diversificado de marcas e produtos de segmentos variados. Ao longo da história, o Grupo consolidou uma cultura de pioneirismo e desenvolvimento de grandes negócios, empregando diretamente mais de 10 mil colaboradores e guiando sempre suas decisões nos princípios éticos que baseiam todas as suas relações. Áreas de atuação e marcas: Energia, com armazenamento, envase e distribuição de gás LP com a Nacional Gás; Eletrodomésticos, com a Esmaltec; Alimentos e Bebidas, com a Minalba Brasil; Comunicação, com o Sistema Verdes Mares; Agronegócio, com as fazendas da Esperança Agro; e Incorporação imobiliária, com a Quepar Incorporações.

 

 

*Texto Divulgação

Créditos:

Foto: Kid Júnior

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp