Entrevistas

Entrevista com o Jornalista Marcos Gomide

Publicado em

16/07/2021 11h06

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Jornalista  e diretor da 2Go Digital – agência voltada à criação e à estratégia na internet. Durante 31 anos, trabalhou na Rede Globo e Afiliadas onde foi repórter, apresentador, coordenador nacional de afiliadas e diretor de jornalismo. Desde junho mantém parceria com o jornalista Pompeu Vasconcelos no canal digital 2Go IN.

 


1.Com uma longa trajetória no jornalismo e conhecimentos adquiridos na profissão, o que o inspirou a apostar no mundo digital com a plataforma 2Go?

Eu trabalhei 31 anos em televisão onde fui repórter, coordenador nacional de afiliadas e diretor de jornalismo na Rede Globo e Afiliadas. Foi um período de muito aprendizado e conhecimento. A decisão de criar a 2Go Digital nasceu pelo incrível mundo que é a internet – cada vez mais presente na vida de todos nós. Por isso, apostamos na criação e na estratégia em cursos online, lojas virtuais, transmissão ao vivo de seminários, entrevistas, debates e a identidade digital de profissionais liberais.

 

2. Quais as principais diferenças na comunicação de quando você iniciou para os tempos atuais?

Eu comecei há 43 anos no rádio e no jornal quando não existia praticamente nada de internet. Aos 23 anos, quando entrei na televisão, não havia plataforma digital como conhecemos hoje. O LinkedIn, Facebook, YouTube, Instagram, Twitter, nem tem 18 anos de fundação – são adolescentes. A maior diferença que vejo é a abertura de espaço para milhões de vozes, diferentes, que trazem conteúdos diversos. A plataforma digital mantém este conteúdo por tempo indeterminado.

 

3. Acha que o comportamento do leitor mudou muito com o avanço e alcance fácil da tecnologia?

O leitor está migrando fortemente do impresso para o digital. Os maiores veículos do mundo trabalham para oferecer a informação de imediato nas plataformas. Nesta disputa, ganharam muitos concorrentes porque todos na internet se transformaram em fonte de notícia.

 

4. E com a imprensa, como você avalia esse movimento dos comunicadores com o digital? É necessário estar nas redes para ampliar o alcance da notícia?

Quem está no impresso está buscando compreender o digital. O erro é achar que é a mesma coisa. A notícia, sim, mas a forma de apresentar não pode ser mais a mesma como conhecemos no passado.

 

5. Qual o principal objetivo da 2Go e como esse encontro entre você e o Pompeu Vasconcelos aconteceu?

Pompeu Vasconcelos é um amigo querido desde quando cheguei ao Ceará há 18 anos vindo da Globo. Desde o início descobrimos uma boa afinidade. Depois da minha saída da televisão, conversamos, pensamos, até que decidimos juntar os processos de criação e estratégia na internet da 2Go Digital com o relacionamento dele através do Portal IN – um site inovador, pioneiro, consolidado, criado em 2005.

 

6. Quais serão os principais assuntos abordados na 2Go e como o público pode acompanhá-las?

O objetivo é levar conteúdo para um público que busca qualidade de informação. É uma conversa onde falamos de política, economia, educação, economia, tecnologia – dependendo dos convidados. Imaginamos uma conversa leve que possa oferecer análise, reflexão, consciência. Tudo sempre com transmissão simultânea pelo YouTube, Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter.

 

7. Qual a expectativa de trazer para o público através da 2Go esse novo na comunicação?

A expectativa é muito boa, mas sem pressa, correria. Não queremos audiência pela audiência. O objetivo é trazer um público seleto.

 

8. Você pode nos passar uma dica de livro e uma de podcast?

A primeira dica: os livros 1808, 1822 e 1889 do Laurentino Gomes. A segunda dica: o livro sobre Getúlio Vargas escrito por Lira Neto.

 

 

Confira também: