Entrevistas

Entrevista com Neuma Figueiredo, diretora da CASACOR Ceará

Publicado em

09/07/2021 12h00

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Neuma Figueiredo é diretora da Casacor Ceará há 23 anos.

 

 

         1. Esta é a 22º edição da CASACOR Ceará. Como é produzir a mostra há tantos anos e a cada ano trazer algo inovador, sem perder a essência do projeto? 

A nossa mostra é fruto de muito trabalho e dedicação de todos que participam. São arquitetos, paisagistas, designers de interior, patrocinadores, parceiros, empresas, órgãos públicos e uma variada rede de profissionais que estão presentes na formatação, desenvolvimento e execução destes 23 anos da CASACOR Ceará. Todos com um só objetivo: divulgar o talento, tecnologia, produção, design e arquitetura que o nosso Estado desenvolve com esse povo que é tão inovador. Acho que essa é a nossa essência. Sempre temos algo em comum em toda a nossa história: a missão de surpreender. 

 

         2. Qual o maior desafio em produzir uma mostra tão clássica e importante para a arquitetura? 

Nosso maior desafio é enriquecer a mostra e torná-la ainda mais plural e pessoal para quem visita. Conectar os nossos visitantes aos ambientes, à nossa cidade, às pessoas que fazem parte da nossa história e à nossa cultura.

 

        3. Como é propor ao público cearense a cultura da arquitetura, do design e das artes clássicas a cada ano?

O nosso fiel público vem se ampliando. Anualmente, conseguimos ampliar e diversificar o nosso público. Entendo que esse retorno positivo vem um pouco da nossa influência no mercado cearense. No decorrer da nossa história conseguimos influenciar culturalmente nossos visitantes expondo inovações, criatividade e possibilidades na concepção de ambientes, na decoração, na arte e no design.

 

         4. Como foi ultrapassar as dificuldades da pandemia no ano passado e não deixar oculta a maior mostra de arquitetura do Ceará? Você pode falar como foi pensado o projeto Janelas Casacor?

Um grande desafio que superamos com muita criatividade. Conseguimos continuar a apresentar o talento dos nossos profissionais, artesãos, artistas e empresas em um formato único que surpreendeu a todos. Tivemos uma exposição mais democrática e moderna, adaptada para o nosso momento. E ao mesmo tempo tão necessária para percebermos que existem caminhos para continuarmos e nos reinventarmos. Valorizando o nosso lar e como nos relacionamos com o mundo de uma maneira sustentável e próspera. 

Conseguimos montar, na avenida Beira Mar, 13 contêineres ambientados por 14 profissionais convidados dos segmentos de arquitetura e design de interiores. Cada conteinêr tinha vitrines para a contemplação dos visitantes, além disso, QR codes fortam disponibilizados para que cada ambiente pudesse ser visitado virtualmente.  Foi um grande sucesso de público e repercussão, a exposição contou com 5 mil metros quadrados de área e em 32 dias recebeu mais de 250 mil visitantes presenciais e contou com 15.435 acessos nas plataformas digitais do Janelas CASACOR.

 

        5. Como será a Casacor Ceará 2021? Já pode nos adiantar como será a mostra desse ano? Onde será realizada, quais as novidades, onde vai acontecer? 

Em 2021, retornamos ao nosso formato mais tradicional com ambientes e visitação. O endereço deste ano será na Avenida Rui Barbosa, 901, um endereço icônico de Fortaleza, uma casa tradicional da família Boris, antiga residência do sr. Philippe Boris e sra. Risa Boris. O imóvel foi projetado pelo arquiteto Reginaldo Rangel e construído entre os anos de 1973 e 1974.

A 22ª edição da CASACOR Ceará acontece nesta residência localizada no bairro Meireles em um terreno com área total de 2.500m² e com 800m² de área construída. Estão previstos 25 ambientes para a exposição deste ano. 

O tema explorado este ano pelo elenco é “A Casa Original”. A inspiração para o conceito traz o desafio de criar ambientes que reflitam sobre as reais necessidades, sobretudo pelo evidente desejo de retorno às origens, de buscar na ancestralidade e no necessário equilíbrio entre passado e futuro. Os arquitetos, designers e paisagistas devem criar com afetividade a nova identidade do morar. 

 

       6. Como foram selecionados os arquitetos e os patrocinadores deste ano? 

Logo após a definição do local convidamos uma seleção de empresas, parceiros e profissionais arquitetos, designers e decoradores para conhecer o projeto da mostra e o imóvel onde será realizada a mostra. A partir daí, os profissionais escolhem os espaços e definem seus projetos para, então, contar com o apoio das empresas, parceiros e patrocinadores da nossa edição.  

 

       7. Como você define o seu trabalho à frente da Casacor Ceará?

Meu trabalho é agregar e conectar talentos. Sempre busco ajudar profissionais desafiando eles para que mostrem o seu melhor, quem realmente são, suas raízes, seu trabalho mais inovador, tudo isso aliado à melhor plataforma para que exponham suas criações para que possam ser apreciadas pelo seu público e parceiros.

 

        8. Quais as maiores satisfações em trabalhar com uma mostra tão importante para a sociedade? 

Em todo esse tempo a frente da Casa Cor Ceará, sempre fiquei muito satisfeita e surpresa com o que nossos profissionais, artesãos, artistas, trabalhadores, empresários e parceiros puderam nos oferecer para concretizar nosso sonho e ainda superar nossas expectativas a cada ano. Ter uma equipe unida é fundamental. 

Todos que trabalham conosco tem o mesmo pensamento de fazer o melhor, de produzir o  mais completa e bela mostra do Ceará em todos os sentidos. Nossa equipe é apaixonada pela CASACOR Ceará e estamos satisfeitos quando conseguimos transmitir isso a todos que chegam à CASACOR Ceará. Poder apresentar o resultado de todo esse talento e dedicação é uma experiência realmente única que se renova a cada ano e me faz sentir realizada.

 

        9. Qual conselho você pode dar para os novos profissionais da arquitetura e do designer que sonham em participar da Casacor Ceará?

Para mim o mais importante de tudo é manter o aprendizado sempre! Algo que deve ser feito em qualquer profissão. Desde a medicina até o design e a arquitetura, é uma evolução constante e é preciso estar atento às mudanças, atualizado. Às vezes você, ou seu cliente podem apreciar mais um determinado estilo, mas como profissional deste ramo é preciso realmente conhecer todos os estilos, o moderno, o rústico, o clássico… Você não pode ser um profissional de “um único estilo”. Tem que estar preparado para atender ao que o seu cliente quer. Outra coisa importante: o profissional de decoração e arquitetura tem que ter um pouco de “psicólogo”, tem que saber ouvir o cliente e traduzir suas necessidades, saber como vai dar  o conforto, o estilo que o cliente quer. Conhecer seu público é essencial.