Portal Nosso Meio

Banner superior Prefeitura de Sobral

Entrevista com Matheus Moura, executivo de contas da Kantar IBOPE

Redação

O executivo de contas da entidade comenta sua perspectiva sobre compartilhamento de dados para grandes empresas nacionais

 

A Kantar IBOPE Media é a maior empresa de mensuração de audiência e investimento publicitário em toda a América Latina. Ela figura no ranking das 25 maiores empresas de pesquisa do mundo (Honomichl Top 25 Global Research Organizations) e também está entre as 10 empresas mais internacionalizadas do Brasil, segundo a Fundação Dom Cabral.

 

Há 73 anos, a empresa se renova constantemente para retratar a evolução do consumo dos meios, em diferentes plataformas. Uma dessas renovações é Matheus Moura, Executivo de Contas, que chegou na empresa há dois anos.

 

1) Como você desenvolveu a habilidade de análise de dados para garantir este espaço na Kantar?

 Eu já trabalhava na área de inteligência de mercado, e sempre recebia os dados quando trabalhava no Sistema Jangadeiro, mas hoje estou do outro lado, coletando os dados na fonte. É uma experiência muito diferente. Hoje íntegro a regional Nordeste da Kantar, que atende praças em Fortaleza, Teresina, Maranhão e Rio Grande do Norte. Sobre a coleta de dados, muitas pessoas têm curiosidade de saber como funcionam as pesquisas, e nós temos amostras dentro do universo que são contratadas pelas praça para entregar ao mercado. Meu trabalho é entender a necessidade do nosso cliente, coletar e apresentar os dados que vão solucionar a demanda que esse cliente tem.

 

2) Como você avalia sua prática profissional neste segmento ao longo do tempo?

Meu trabalho antes do IBOPE era analisar e aplicar esses dados na empresa que eu trabalhava [Sistema Jangadeiro]. Trazer um essa bagagem para dentro do IBOPE me dá mais facilidade para entender o que o cliente quer. É nessa troca que consigo extrair a informação necessária, e dar exatamente o que eu sei que o cliente está precisando.

 

3) Sobre a rigidez dos processos da Kantar IBOPE para manter as análises cada vez mais isentas, o que você comenta?

O IBOPE tem muita credibilidade. Possuem um código de conduta rígido e canais de comunicação para esclarecimento de colaboradores, fornecedores, clientes e para a comunidade. Nós já éramos uma empresa conhecida pelo cidadão brasileiro. Após a união com a Kantar, o nome fortaleceu mais ainda. Na região Norte-Nordeste, ainda precisamos fazer um trabalho de reconhecimento do público, mas nossos dados são tão fortes e reais, que conseguimos fortalecer a marca com nossas próprias pesquisas. É um trabalho contínuo para manter esta reputação ativa.


4) O que a vivência na Kantar IBOPE revela sobre o 
comportamento da sociedade e para onde o mundo caminha?

É muito importante entender o comportamento do consumidor. São pesquisas que mostram o que o consumidor come, veste, fala. É importante para a tomada de decisão não só de um veículo de imprensa ou uma agência de publicidade, mas de várias marcas.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp