Entrevistas

Entrevista com Mateus Neres, diretor de arte na Being Marketing

Publicado em

05/04/2022 08h00

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Com apenas 20 anos de idade, Mateus Neres já demonstra muita maturidade e postura profissional. Graduado em Design Gráfico pelo Centro Universitário Estácio, Mateus também já foi designer gráfico do Grupo de Robótica Educacional da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará.

Mateus fala que, durante seu processo de aprendizagem, sempre foi muito curioso e não tinha vergonha de tirar suas dúvidas por mais simples que fossem.

“Eu não tenho vergonha de perguntar como fazer algo, mesmo que seja uma coisa muito simples. Não tenha medo de aprender, pois futuramente você poderá estar ensinando outra pessoa a mesma coisa simples”, expõe.

Saiba mais sobre a rotina de trabalho de Mateus Neres e dos desafios diários de trabalhar com criação de arte, em entrevista exclusiva para o Nosso Meio.

 

NM: Como surgiu o interesse pela profissão?

Mateus Neres: Eu estudava em uma escola estadual de ensino profissional (EEEP) no curso de informática e sempre gostei da área criativa do curso, criar interface dos sites e dos programas, fazer alguns banners básicos no photoshop para divulgar algo da escola, robótica e também desenhar, mas tudo isso eu tinha como hobby. Porém, foi no estágio da escola que eu tive a certeza de que essa era a área que queria seguir na minha vida profissional. Na Being Marketing, comecei como estagiário, tive a oportunidade de adquirir conhecimento, depois fui efetivado como diretor de arte.

 

NM: Como é sua atual rotina de trabalho, como você organiza seu dia para realizar suas entregas? 

Mateus Neres: Há dois anos trabalho home office, foi um grande desafio no começo, pois já estava acostumado a estar na agência com os colegas de trabalho diariamente e tive que me adaptar a trabalhar em casa. Hoje, minha rotina é completamente diferente, acordo às 7h, tomo café da manhã e organizo algo da minha vida pessoal. Às 8h30 pego minha xícara de café e começo a trabalhar. Vejo o que tem de demanda do dia no meu quadro e começo a realizá-las conforme as prioridades, sem esquecer que tenho que estar sempre de olhos abertos no “fura pauta”. Tudo é uma questão de organização, fazendo o processo corretamente, tudo flui.

 

NM: Quais tipos de projetos você realiza atualmente?

Mateus Neres: Atualmente estou na área de projetos realizando criação de identidades visuais, criação e rebranding de marcas. Mas também realizo as artes estáticas e vídeos animados (motion graphics) para as redes sociais dos clientes.

 

NM: Como é o desafio de criar mais de uma campanha, peça ou demanda por vez? Ou seja, como é o processo de se desconectar de uma ideia e mergulhar em outra automaticamente para realizar suas entregas?

Mateus Neres: Sempre busco o novo e, por isso, estou sempre estudando, pesquisando, me atualizando sobre o que tem no mercado e sobre o tema para entender qual a mensagem será passada naquela demanda. Para ajudar nesse desafio, saber conhecer o cliente é fundamental, isso te ajuda a ser bem direto no que você tem que criar e qual mensagem deve ser passada. Quando estou criando uma marca, busco entender a ideia que o cliente quer passar para seus clientes e, com isso, começo minhas pesquisas de qual cor utilizar, fonte, categoria de símbolo devo criar e por aí vai.

 

NM: E o tão temido “bloqueio criativo”, como você faz para driblar esse problema?

Mateus Neres: Sempre tento descansar minha mente, assistir a filme, um vídeo, ouvir música e observar trabalhos de outros Designers. Na pandemia, tive esse grande problema do bloqueio criativo, não conseguia ter ideias para os projetos devido estar em casa, sem nenhuma informação visual externa no meu dia a dia. Com isso, comecei a parar e descansar um pouco a mente, quando isso acontecia ia para varanda, observava as pessoas passando, os carros, tirava o pensamento um pouco do projeto e aí sim, voltava, botava uma música para me concentrar: um Blues, Jazz… o ritmo e as batidas fazem com que eu me concentre melhor. 

 

NM: Já pensou em mudar de profissão? 

Mateus Neres: Ainda não, nunca pensei em mudar de profissão.

 

NM: Quais dicas você daria para quem está iniciando na profissão?

Mateus Neres: Quando iniciei no mundo do Design eu não sabia praticamente de nada, mas sempre pesquisei, assisti tutoriais e quando queria fazer algo em algum programa eu sempre ia pesquisar. Contei também com ajuda de profissionais que há muito tempo atuam no mercado e eu não tinha vergonha de perguntar como fazer algo, mesmo que seja uma coisa muito simples. Não tenha medo de aprender, pois futuramente você poderá estar ensinando outra pessoa a mesma coisa simples. Sou muito grato a cada um dos profissionais que me ajudaram até hoje. Busque conhecimento, leia sobre, assista e pesquise. Se você realmente gosta dessa área, sempre busque inovar, não tenha medo de dar uma ideia ou de querer criar uma ideia.  

 

Veja alguns trabalhos de Mateus Neres:

 

Rebranding Pharmavie

 

Fratello

 

 

Confira também:

Entrevista com Isaac Bibiano, diretor de arte na Ipanema Growth & Sales

Entrevista com Edson Barbosa, publicitário baiano especialista em marketing político

Entrevista com Fernando Hélio Martins Brito, fundador do Nosso Meio