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Vacincou Acelerou – Interna

Entrevista com Marcus Vinicius, Diretor da Ipanema Comunicação

Redação

Empreendedor desde os 19 anos e Sócio fundador das empresas: Ipanema Comunicação, Cordel Ventures e mais recente do BS Innovation Hub. Já possui investimento em mais de 10 startups. Já atuou Coordenador Geral da AJE Fortaleza, realizando a primeira missão empresarial da entidade para o Vale do Silício. Atualmente está como Diretor de Inovação da CDL Jovem Fortaleza.

 

1. Como foi o início da sua carreira na comunicação?

Meu primeiro contato no mundo da comunicação foi bem cedo, meu pai tinha agência e logo aos 12 anos me lembro de dormir no sofá da antiga Verdes Mares Video. Comecei mesmo minha carreira na agência da minha família, na época era a MS&C Comunicação aos 15 anos, o acordo era colégio de manhã e a tarde tinha que ir na agencia. No início era fazendo controle de anúncios de jornal, logo depois passei para a criação como redator, e em seguida como assistente de atendimento.

 

2. Antes de iniciar sua própria agência, você atuava na agência de publicidade do seu pai. Quais os desafios encontrados durante essa transição?

A verdadeira dificuldade foi ver o negócio que era da família ser fechado por conta de dificuldades financeiras. Meu desafio foi fazer o processo de fechamento da agência e continuar o atendimento de algumas contas. Agradeço muito aos clientes daquela época que acreditaram em um garoto de 19 anos para atender suas contas. Logo em seguida, cerca de um ano depois, comecei a minha no modelo bem startups mesmo, com uma mesa, uma cadeira e um computador que tinha ficado da agência da época do meu pai.

 

3. Manter-se atento às tendências de mercado permite não só que você esteja à frente da concorrência, mas também tenha mais chances de se planejar campanhas de marketing e publicidade. Como a Ipanema Comunicação busca está atualizada para entregar resultados positivos para seus clientes?

Esse é um desafio grande mesmo. Lembro de em 2013 visitar o Vale do Silicio e ver o quanto o digital era grande e o quanto deveríamos ir mais fundo nesse mundo. Depois de algum tempo fazendo a comunicação de forma integrada, hoje vejo que o maior desafio é diminuir a distância da agência a real necessidade e objetivos do cliente. Entender que o comercial e o marketing nunca estiveram tão integrados. Entender de várias novas tecnologias e metodologias é fundamental, ou seja, estudar e aplicar diariamente tudo isso. Precisamos por exemplo continuar aprimorando o inbound, mas entendendo e participando muito do outbound também.

 

4. Há 15 anos a Ipanema Comunicação atua no mercado cearense. Quais são os cases que você mais se orgulha na sua trajetória como diretor da agência?

Me orgulho muito de tudo o que construímos nesse tempo. Temos os cases mais recentes como o Plano São Camilo no Cariri que trouxemos desde um posicionamento de mercado do cliente, passando pela estratégia de atração de leads. Outro que me orgulho bastante é o do Clube do Leitão, que participamos desde a criação do negócio em si, passando pelo modelo de negócio, marca, posicionamento de mercado e etc. Seguem links para os cases: https://portal.clint.digital/case-sao-camilo-cariri/ e https://portal.clint.digital/case-clube-do-leitao/

 

5. A agência foi premiada diversas vezes, entre as conquistas, cinco vezes somente no GP Verdes Mares. O que significa para você esse reconhecimento?

Ser reconhecido é importante para qualquer profissional, e na nossa indústria, ganhar prêmio, é continuar colocando a agência em evidencia, mas credito que o maior prêmio é a gente como time vibrar com uma estratégia, ver o cliente comprar a ideia e no fim do dia, ver isso na rua. Isso sim que é o grande premio pra gente.

 

6. Durante a pandemia, as empresas estão buscando novos serviços no digital. Como a Ipanema tem feito planejamentos para os clientes estarem presentes no online?

Primeiro entender muito qual a dor de comunicação e comercial do cliente. Como podemos aproximar o cliente do nosso cliente. Escutar o nosso cliente também é fundamental. Hoje, diminuímos o prazo para 3 meses de planejamento, apesar de as vezes ter que mudar de uma semana pra outra. Também investimos e aumentos bastante nossa área de BI e também de aproximação com startups. Queremos trazer novas tecnologias e metodologias sempre.

 

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