Tendência

Entenda qual o perfil do brasileiro que compra na internet

Publicado em

27/04/2022 13h23

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Os brasileiros realizaram em 2021 mais de 379 milhões de pedidos online 

Incentivado pela pandemia, o mercado digital conta com a participação de 46 milhões de consumidores brasileiros. A experiência de realizar compras na internet no período do isolamento social, quebrou vários paradigmas sobre esse tipo de consumo. A partir disso, os usuários experimentaram as facilidades em obter um produto via online.

 

Com isso verificou-se a criação de um perfil específico de brasileiro que mais consome no mercado virtual. Inicialmente, é preciso saber, em qual região do Brasil está o maior número de consumidores? Segundo uma pesquisa realizada pela plataforma CupomValido.com.br e Statista sobre o consumo online no Brasil, a região que mais consome online é o Sudeste com 62,3%. Com porcentagens semelhantes, estão em segundo lugar o Nordeste (15,1%) e logo depois o Sul (14,4%).

 

 

Depois de saber onde estão esses brasileiros que mais consomem online, a próxima dúvida que surge é: quem faz mais pedidos, o homem ou a mulher? Apesar do número quase equilibrado, as mulheres superam os homens ao realizarem 58,9% do total dos pedidos online. Os homens não estão em desvantagem, já que representam 41,1%. Além disso, por meio da pesquisa foi possível constatar que os dois gêneros estão dispostos a pagar em média na compra online um valor de 455 reais.

 

Descoberto o gênero que mais consome, a distribuição dos consumidores por idade é um dado interessante. Ao entrar em um site online, os adultos de 36 a 50 anos são os que mais realizam compras, representando 34,9%. Logo em seguida, a faixa etária de 26 a 35 anos somam 32,1% dos consumidores. Com pouca diferença entre si, estão os adultos com mais de 50 anos (16,6%) e os jovens de 18 a 25 anos (16,4%).

 

Mas, o que é tão procurado para se adquirir na internet? As categorias dos itens mais vendidos online constroem um ranking que coloca os Eletrônicos em primeiro lugar com 42,7%. Em segundo lugar estão os Móveis e Eletrodomésticos (28,5%) e em terceiro os Vestuários e Calçados (10,4%). 

 

No momento de finalizar a compra e realizar o pagamento, a maioria dos brasileiros (69,7%) escolhem realizar por meio do cartão de crédito. Porém, querendo garantir mais segurança na hora de realizar o pagamento, 16,9% dos brasileiros emitem um boleto bancário. Um dado que chama a atenção é o crescimento do pagamento das compras online via PIX em 2021.

 

As compras online ainda representam 9,6% dos totais de venda. Contudo, o acumulado de 2021 teve variação positiva de 25,31%. A pesquisa do MCC-ENET mostra ainda que, no trimestre de outubro a dezembro do ano anterior, 18,5% dos internautas brasileiros realizaram ao menos uma compra online. Isto posto, revela a expectativa de crescimento do mercado online nos próximos anos.

Confira também: