Portal Nosso Meio

SG 360 Internas

Empresas se reinventam e buscam alternativas para confraternização com seus colaboradores

Redação

Festas de final de ano à distância exigem criatividade das áreas de Comunicação das empresas

 

Na tentativa de manter a equipe coesa e engajada, as festas corporativas de confraternização neste final de ano exigem mais criatividade das áreas de Comunicação das empresas. É o que algumas organizações estão fazendo. Segundo a Aberje, foi realizado uma consulta com os associados a fim de promover benchmarking entre as empresas sobre o que fazer neste complexo ano de 2020, veja algumas iniciativas abaixo.

 

Na Amaggi, que atua no setor de agronegócios, todos os anos as festividades acontecem de forma independente em cada filial e na matriz, mas este ano as festas presenciais não acontecerão, como forma de atender às medidas de segurança sanitária adotadas pela empresa. “Como opção, estamos estudando a realização de um vídeo ‘retrospectivo’, trazendo os principais desafios, conquistas e agradecendo cada colaborador pelo empenho. Também vamos realizar um crédito no cartão de Vale Alimentação de todos, para que as famílias possam incrementar sua ceia de Natal”, conta Daniel Escobar, gerente de Comunicação da companhia.

 

Victória Hipólito, diretora de Operações da Green Hat People, empresa de tecnologia e business games, comenta que tem observado uma grande movimentação no mercado em busca de soluções de celebração e integração mesmo no contexto à distância e garante ser possível fazer algo bem interativo. “Para as empresas que farão comemorações de final e início de ano no ambiente online, lançamos o Celebration Game. É um game totalmente virtual para ser jogado na festa de fim de ano e aflorar o espírito de time, abordando um olhar positivo sobre conquistas de 2020 e as fortalezas do time para virar o jogo em 2021”.

 

Colaboração e interatividade. Este é o foco do evento que está sendo organizado pela equipe de Comunicação da Pravaler, fintech de soluções financeiras para o setor educacional. “Além de vídeos inspiracionais e divertidos do CEO e do nosso comitê executivo, pensamos numa playlist colaborativa com os funcionários, show de talentos com contribuições gravadas previamente e a escolha dos vencedores sendo feita por meio de uma enquete em tempo real. Depois uma apresentação de stand-up comedy e, para fechar a noite, teremos uma setlist com músicas sugerida pelos ‘Pravalentes’ executada por um DJ”, revela Katia Sala, coordenadora de Comunicação da Pravaler, acrescentando que todos os colaboradores também receberão vouchers do iFood para acompanhar o evento com comida e bebida de sua preferência.

 

Na multinacional de tecnologia Intel Brasil, o encontro de fim de ano com os colaboradores também ganhará um ar diferente. “Teremos uma sessão virtual com a presidente seguida de uma aula de culinária com um chef do Eataly. Cada colaborador vai receber em casa uma caixa para preparar seus pratos e um pequeno mimo”, revela Carolina Prado, gerente de Comunicação Brazil & Canada da companhia.

 

Quem também aproveitou a oportunidade da crise para se reinventar foi o pessoal da Valmet, multinacional de tecnologia. “Este ano faremos a primeira festa com funcionários de todas as localidades da empresa juntos numa live, incluindo os colaboradores do Chile. A celebração vai contar com apresentação de banda de funcionários e entrega virtual das premiações do ano. Teremos um palco físico com mestre de cerimônia e alguns diretores fazendo parte do evento, mas a celebração mesmo estará acontecendo na casa de todos os colaboradores, junto com suas famílias”, ressalta Pedro Paciornik, head de Estratégia, Qualidade e Marketing da Valmet na América do Sul”

 

Na Pessoa. consultoria de Relações Públicas, o pessoal também está criando formas remotas de festa de fim de ano. Erika Pessôa, CEO & Found da agência, conta que uma das propostas é enviar kits com ingredientes para que os colaboradores preparem seu jantar, com chefs ensinando, ao vivo, como preparar pratos e drinks. A proposta agradou empresas como a Raro Labs que tem colaboradores em todo o Brasil. Outra ideia é a produção de mimos  com conceitos e mensagens do momento do time e da empresa. “Objetos com propósito, criatividade e mensagem certa sempre surpreendem e engajam pessoas”, revela.

 

Béatrice de Toledo Dupuy, gerente de Comunicação Corporativa & Sustentabilidade na Santos Brasil – empresa brasileira de operação de contêineres e logística -, conta que a celebração de fim de ano será realizada de forma virtual, por meio do canal virtual SB Conecta.  “O canal foi criado durante a pandemia para estimular discussões de temas relevantes com os colaboradores e seus familiares”, comenta, acrescentando que a  companhia também fará a entrega das cestas de Natal, seguindo todos os protocolos de segurança da Organização Mundial da Saúde.

 

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp