Responsabilidade

Empresas e entidades cearenses postam em ações e campanhas sobre o Outubro Rosa

Publicado em

18/10/2022 12h40

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

 

A campanha ‘Outubro Rosa’ foi criada nos Estados Unidos, na década de 80, por Nancy Brinker, irmã de Susan G.Komen, uma vítima do câncer de mama. Desde a morte da sua irmã, Nancy prometeu seguir na batalha contra esse tipo de câncer e fundou a ONG Susan G. Komen for the Cure, local onde foi criado a Corrida pela Cura e a campanha do Outubro Rosa. 

 

Desde então, o mês de outubro é marcado por campanhas de conscientização sobre o Câncer de Mama que atinge principalmente as mulheres.

 

Aqui no Ceará, diversas empresas se posicionam e apostam em ações e campanhas para estimular a conscientização. O Nosso Meio reuniu as principais ações que acontecem durante todo o mês de Outubro na capital e no interior.  

 

Loungerie

A Loungerie celebra o outubro Rosa com a campanha Somos Muitas, protagonizada por mulheres que já passaram pelo câncer de mama. Nas fotos, elas apresentam novos sutiãs da marca criados em collab com o Instituto Oncoguia e desenvolvidos especialmente para mastectomizadas. O Oncoguia é uma ONG de apoio, informação e defesa de direitos das pessoas com câncer.

 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Loungerie (@loungerie)

 

Abordando o câncer de mama através de histórias e experiências destas mulheres, a marca espera trazer sensibilização pela causa, com o objetivo de retomar, apoiar e resgatar a autoestima de tantas que passam pela doença, tudo em tom positivo e coletivo.

 

“Uma das coisas que mais ouvimos durante a pesquisa para criação de um sutiã perfeito para mulheres mastectomizadas, era que os produtos já existentes no mercado não eram atraentes, o que não contribui em nada para a autoestima delas. Assim, tivemos a ideia de criar junto com elas opções que, além de atender suas necessidades básicas, fossem peças bonitas, com informação de moda, e que as deixassem confortáveis e também sensuais”, explica Patricia Elias, Diretora de Marketing da Loungerie.

 

Outra novidade que será apresentada nas redes sociais da marca é uma mini websérie com cinco episódios, protagonizados pelas modelos da campanha, que contarão suas histórias em diferentes pontos de vista, abordando temas do universo do câncer de mama como rede de apoio, autoestima e suas jornadas pelo diagnóstico.

 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Loungerie (@loungerie)


Call Med

A Call Med, empresa de distribuição de medicamentos em todo o território do nordeste, deu início a um cronograma de ações focado em práticas de incentivo à campanha do Outubro Rosa. 

 

Entre as atividades para o período estão palestras sobre prevenção e tratamento da doença e uma gincana de arrecadação entre os colaboradores de insumos para doação, que deve se estender até o final do mês, quando os itens serão entregues ao projeto desenvolvido pela Associação Toque de Vida. A instituição tem como missão dar apoio às mulheres mastectomizadas ou que se encontram em tratamento contra o câncer de mama.

 

 

Para contribuir diretamente com o projeto da associação, os interessados devem entrar em contato com a equipe de assistência através do telefone (85) 3223.8038. A sede do Toque de Vida fica localizada na Rua Monsenhor Furtado, 919 – Rodolfo Teófilo.

 

OAB-CE

A OAB-CE, por meio da Comissão da Mulher Advogada, iluminou a fachada da sede da ordem nas cores alusivas ao Outubro Rosa.  A iniciativa faz parte do “Movimento Outubro Rosa Ceará”, que realiza em todo território estadual, ações alusivas ao combate e prevenção ao câncer de mama. A cerimônia que marcou o início da campanha foi realizada na sede da Ordem Cearense, com a participação de mulheres que lutam e defendem a causa.

 

 

Christiane Leitão, presidente da OAB Ceará em exercício e presidente da Comissão da Mulher Advogada (CMA) da seccional, iniciou o momento pontuando sobre o caráter de relevância em trabalhar a pauta do câncer de mama.

 

“Ao longo desses últimos anos, temos  trabalhado incessantemente e de mãos dadas com outras Comissões Temáticas para tratar sobre a prevenção do câncer de mama. Recebemos o pedido para iniciarmos o circuito da iluminação de Fortaleza no prédio da nossa seccional, o que muito nos honrou”, destacou a também coordenadora de Comissões Temáticas da Ordem Alencarina.

 

Nayane Lingerie

A marca Nayane Lingerie se engaja todos os anos na causa do Outubro Rosa, mês que reforça a conscientização e a prevenção contra o câncer de mama. Na campanha deste ano, além de divulgar um ensaio exclusivo com mulheres que realizaram a cirurgia de mastectomia, a marca abre seu site oficial para mulheres que estão lutando contra a doença. Essas mulheres podem se cadastrar para ganhar um sutiã especial, criado para quem passou pela cirurgia de remoção completa da mama.

 

“A Nayane Lingerie reforça que todas as mulheres merecem ser contempladas com nossas peças. Por isso, desenvolvemos esse sutiã específico que valoriza o corpo feminino, realça a beleza da mulher e democratiza o acesso ao estilo e ao conforto”, Samantha Perim, designer de produto da Nayane Lingerie.

 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por NAYANE (@usenayane)


O chamado Sutiã Renascer é desenhado especialmente para mulheres mastectomizadas e está disponível em várias opções de cores: bege, branco, preto, chocolate, entre outras. A parte interna da peça é feita de algodão, com bojo removível, sem aro e com detalhes em renda.  Laterais largas e confortável, busto anatômico que proporciona encaixe perfeito em diferentes corpos. 

 

A marca apoia também o projeto Geeon, organização não governamental (ONG) que luta contra o Câncer de Mama há mais de 30 anos em Fortaleza. No próximo dia 21, a Nayane Lingerie realiza a doação de 50 unidades do sutiã Renascer para as mulheres que fazem parte do grupo.

 

Emilio Ribas

O laboratório Emilio Ribas abraça e reforça pelo segundo ano a campanha Outubro Verde e Rosa, que visa a prevenção do câncer de mama, com uma ação social: a cada mamografia realizada por pacientes, uma será doada em prol de mães dos alunos da ONG Edisca, Escola de Desenvolvimento e Integração Social para Criança e Adolescente. Em 2021, 47 mulheres puderam fazer a mamografia a partir da ação.

 

A campanha acontece durante o mês de outubro com o encaminhamento de mulheres que se encaixem no padrão do exame, principalmente aquelas acima dos 35 anos, que já façam acompanhamento médico e detenham da solicitação para a mamografia. 

 


A agência Delantero assina a autoria das artes da campanha solidária, presentes no online (redes sociais e site) e offline (folhetos).

 

“Essa campanha é muito importante porque facilitará o acesso das mulheres, responsáveis pelas crianças, a um exame muito importante para diagnóstico. Nós temos um projeto com as mulheres chamado “A Vida é Feminina”, que tem objetivo de melhorar as condições socioeconômicas das participantes. O projeto também faz acompanhamento de indicadores psicossociais e de saúde. Então, essa ação tem tudo a ver conosco”, pontua Madeline Abreu Monteiro, coordenadora do projeto A Vida é Feminina, da Edisca.

 

 Sicredi Ceará

Para somar esforços junto à causa, a Sicredi Ceará promove a campanha “Doe autoestima”, alusiva ao Outubro Rosa e que incentiva a doação de cabelos para mulheres que lutam contra a doença.

 

Quando diagnosticada, a doença causa diversos efeitos colaterais vindos do tratamento. Entre eles, a queda de cabelo, que, muitas vezes, compromete a autoestima da mulher. O objetivo da iniciativa é minimizar os transtornos causados pela terapia e promover o resgate da autoimagem com o gesto da doação de cabelos para produção de perucas.

 

Ao todo, participam da campanha 19 salões de beleza espalhados nas cidades de Fortaleza, Morada Nova, Itapipoca, Quixadá, Limoeiro do Norte e Russas.

Segundo Eduardo Demes, diretor executivo da Sicredi Ceará, a ação é um convite a toda a sociedade para realizar uma grande rede de apoio e solidariedade. 

 

“É um gesto de amor ao próximo. Essa é a nossa forma de ajudar e somar forças para ajudar mulheres que vivem a luta contra a doença”, afirma Eduardo.

 

Para fazer parte da rede, basta entrar em contato com um dos salões parceiros, agendar sua doação e realizar o corte de cabelo gratuito de no mínimo 15 cm. É válido ressaltar que os tipos de cabelo podem ser doados, como lisos, ondulados, cacheados ou crespos; o cabelo deve estar seco e limpo; Os fios podem ter química, como progressiva ou coloração; Além disso, as participantes devem evitar doar cabelos que estejam com chapinha, escova ou babyliss.

 

O arrecadado será enviado para a Instituição Amor em Mechas, em São Paulo, responsável pela produção das perucas. Na campanha de 2021, a Sicredi Ceará arrecadou 800 mechas de cabelo e foram produzidas 40 perucas, que foram distribuídas por todo o país. 

 

Confira também: 

Qualitá e Gerando Falcões lançam juntos seu primeiro produto social com a campanha ‘Junto a gente voa mais alto’