Portal Nosso Meio

Publicidade

Super Banner
Sobral grafica – solucões mkt impresso

Publicidade

Sobral grafica – solucões mkt impresso
Super Banner
Banner superior Prefeitura de Sobral

Ecossistema de inovação no Ceará: como fortalecer?

Redação

Na sexta-feira (10), a programação do Espaço Nosso Meio também contou com uma super discussão sobre ecossistema de inovação no Ceará. O debate foi conduzido pelo cofundador da Casa Azul Ventures, André Filipe Dummar de Azevedo, que reuniu o gerente de inovação e novos negócios do Instituto Atlântico, Luiz Alves e a gerente de inovação do Grupo ICC, Marina Lecas.

A palavra ecossistema dentro da biologia significa um conjunto de comunidades que colaboram entre si para a sobrevivência e desenvolvimento de todas. O mesmo ocorre quando empresas de tecnologia e sociedade se unem para fortalecer um ao outro. Assim, ecossistemas de inovação são ambientes que promovem articulações entre diferentes atores que enxergam a inovação como força para o desenvolvimento social e econômico. São polos que reúnem infraestrutura à capital humano e financeiro para favorecer ambientes de pesquisa e desenvolvimento que buscam solucionar dores latentes de mercado, criando novos produtos, serviços e projetos que atendam à tais necessidades.

Para Luiz Alves, o primeiro passo para inovar em uma empresa é ter um grande alinhamento institucional, a partir de um planejamento estratégico bem resolvido. A estratégia da organização deve ser pensada com envolvimento e engajamento de todas as áreas, e a inovação é uma ferramenta que vai ajudar no processo.

A gerente de inovação do Grupo ICC pontuou a necessidade de construir um ecossistema mais colaborativo para que em 2022 o Estado do Ceará ganhe uma agenda mais positiva e integrada.

Conheça

André Filipe Dummar co-fundador da Casa Azul Ventures e diretor de Estratégia Digital do Grupo de Comunicação O POVO. Tem formação executiva em Strategic Management of Innovation pela Cornell University, Master em Estratégia Digital para Empresas de Mídia pela ISE Business School, além de formação em Digital Transformation, Results Building, Gestão Econômico-Financeira e Liderança pela Fundação Dom Cabral.

Marina Lecas é gerente de Inovação do Grupo ICC. É formada em Comércio Exterior e Economia, com uma dupla titulação na Alemanha. Teve passagens pela Arco Educação na parte de soluções digitais, FIEC e Fundação Edson Queiroz. Atualmente, toca o ICC Biolabs, Hub de Inovação em Saúde do Grupo ICC, é Head de Operações e Comunidade na Chiefs.Group, investidora de Startups early Stage e Head de Inovação na Áurea Innovation Finance.

Luiz Alves é gerente de Inovação e Novos Negócios do Instituto Atlântico. Professor de pós-graduação em cursos de inovação, empreendedorismo e gestão de projetos. Possui MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC, mestrado em Engenharia de Teleinformática pela UFC, certificação PMP pelo PMI, graduação em Engenharia Eletrônica pela UNIFOR e técnico em telecomunicações pelo IFCE.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp