Portal Nosso Meio

Banner superior Prefeitura de Sobral

É hora de planejar. E o Marketing com isso?

Redação

É chegado o famoso quarto tri, momento da reta final, hora da verdade de muitos negócios. Com ele, chega também o momento de planejar o ano seguinte, nosso 2022 que já está aí, batendo à nossa porta. A depender da sazonalidade de cada organização, somam-se ao período, ainda, a etapa da Black Friday e o verão, ou seja, o tempo, que já costuma ser escasso, torna-se ainda mais precioso.

 

Não raro, a maioria dos negócios, sobretudo as empresas de menor porte, tem dificuldade para planejar, seja de curto, médio ou longo prazo. Com equipes cada vez mais enxutas, é comum deixar-se engolir pela rotina, que nos consome a todos, sem deixar espaço para aquele 1% de inspiração. Mas é exatamente aí, meus amigos profissionais de marketing, que NÓS FAZEMOS A DIFERENÇA. Somos protagonistas.

 

Marketing, em sua visão mais ampla, é a área que atua do início ao final dos planejamentos estratégicos. Está no início porque é farol, guia toda a organização. É o Marketing quem sinaliza qual fatia do bolo o negócio irá buscar no mercado. É bem verdade que nem sempre dispomos de todos os insumos necessários para uma entrega mais robusta, fundamentada em pesquisas específicas, mas somos nós quem devemos analisar os resultados obtidos pelo negócio até então, checar os movimentos do ano vigente e apontar para onde a companhia deverá caminhar.

 

É a hora de revisar o portfólio, momento de entender quais produtos ou serviços (e ainda existe produto que não entrega também serviço?) têm deixado melhor resultado para a empresa e que, portanto, devem receber mais foco no ano seguinte, ou mais investimentos. O que os concorrentes fizeram de bom? Quais as macrotendências de consumo? O que mudou? Quais os cenários socioeconômicos, político e cultural do contexto? E o principal: o que pensam e almejam meus consumidores, a sociedade, o ecossistema no qual o negócio está inserido? Definidos os objetivos e a participação para o ano seguinte, Marketing volta, entregando um plano de comunicação inteligente, otimizando recursos, alinhado com o negócio e que transmita com clareza e eficácia o posicionamento do portfólio de marcas, contribuindo para que a área de vendas e toda a organização atinjam em cheio os objetivos e metas do ano vindouro.

 

Desejo a todos vocês sucesso na jornada. Vamos juntos?

 

Camila Coutinho

Nexum – Marketing e Estratégia

Publicitária, Especialista em Marketing e Mestranda em Administração, atua há 21 anos no mercado, tendo exercido gestão de pessoas Brasil afora nos últimos 16, acumulando experiências executivas e consultivas em empresas de pequeno, médio e grande portes nas áreas Comercial e Marketing, dos setores industrial e de serviços.

Nessa jornada, exerceu participação ativa em processos de transformação, liderando frentes de inovação, com destaque para a estruturação de novas áreas e projetos estratégicos, contribuindo para a Construção, Posicionamento, Reputação e Gestão de grandes marcas nacionais e internacionais, trabalhando ações ATL e BTL, com uso do ferramental de Marketing- Branding, Pricing, Marketing de Conteúdo, PR, Live Mkt, Experiência, Trade Estratégico e Operação Omnichannel, sempre com impactos positivos na última linha. Hoje lidera a Nexum, consultoria de Estratégia e Marketing.

Com forte crença na troca de conhecimentos, atua também como palestrante e docente convidada na pós-graduação da UNIFOR, nos MBAs das áreas de comunicação e negócios.

 

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp