Portal Nosso Meio

SG 360 Internas

Diário do Nordeste lança documentário sobre a pandemia no Ceará

Redação

Disponível a partir desta quinta (04) no canal do DN no YouTube, a série documental “Sobre viver em tempos de pandemia” retrata, em cinco episódios, os efeitos da chegada do novo coronavírus entre os cearenses.

 

O percurso de um ano de pandemia no Ceará é retratado no documentário “Sobre viver em tempos de pandemia”, que traz em relatos os efeitos físicos, emocionais, sociais e econômicos da propagação do novo coronavírus, sob o olhar da população e de profissionais da saúde. A série, que será lançada pelo jornal Diário do Nordeste, foi financiada pelo Google, através de iniciativa que fomenta produções jornalísticas de caráter local, em todo o mundo.

 

Durante dois meses, os repórteres Theyse Viana e Lucas Falconery, junto à equipe de audiovisual composta por Pedro Viana e Isanelle Nascimento, percorreram diversos bairros de Fortaleza para contar como a Covid-19 influenciou as vidas das comunidades. Além da capital cearense, eles também estiveram nas cidades de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, na Região do Cariri, para abordar as consequências da pandemia no interior do Ceará.

 

Episódios

No primeiro episódio, “Parar”, o documentário mostra cearenses que já seguem o isolamento social, bem como a vida daqueles que não puderam se isolar. No segundo, “Faltar”, são expostas questões relacionadas à desigualdade social. Em “Se saudade fosse um verbo”, terceiro da série documental, cearenses falam das dores da distância física, das partidas e das lembranças no contexto da virose que já matou mais de 11 mil pessoas no Estado. Em “Cuidar”, penúltima parte do documentário, profissionais da saúde e de atividades essenciais expõem as faces de todos os cuidados físicos e emocionais necessários para enfrentar a crise imposta pela pandemia. Fechando a série, o episódio “Renascer” mostra histórias de quem sobreviveu à doença e a esperança com a chegada da vacina no Ceará.

 

O documentário “Sobre viver em tempos de pandemia” foi realizado com aporte do Google News Initiative Journalism Emergency Relief Fund (JERF). Em 2020, cerca de 12 mil veículos se inscreveram no projeto e mais de 5.600 foram selecionados, em 115 países – entre eles o Diário do Nordeste.

 

“Quando a Covid-19 estava virando o mundo de cabeça para baixo, não sabíamos o que esperar. A intenção era simples: ajudar a atender a uma necessidade muito real de editores locais e sites de notícias em todo o mundo”, aponta Ludovic Blecher, chefe de inovação da iniciativa Google News.

 

O primeiro episódio da produção estará disponível no canal do Diário do Nordeste no YouTube (/diariodonordeste) a partir da próxima quinta – feira (04). Ao todo, serão cinco episódios, que serão publicados às terças e quintas, às 09h.

Confira o teaser da série:

Confira a programação:

Episódio 1 – 4 de março

Episódio 2 –  9 de março

Episódio 3 –  11 de março

Episódio 4 – 16 de março

Episódio 5 – 18 de março

*Texto Divulgação

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp