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Dia das mães em 2021: como trabalhar a data em tempos de pandemia?

Redação

O Dia das Mães é uma das datas mais importantes do calendário do varejo, ficando atrás somente da Black Friday e do Natal. Neste ano, a data será comemorada no dia 09 de maio. A ADS Play Retail & Programmatic realizou uma pesquisa e levantamento sobre o que o comércio pode esperar desta data em 2021.

 

Segundo a pesquisa, apesar do distanciamento, o sentimento e o amor dos filhos com as mães, permanece o mesmo, o isolamento social não é o mesmo que isolamento emocional. Por isso, o período do Dia das Mães traz boas perspectivas, mesmo diante da pandemia do Coronavírus.

 

Em 2020, 85% dos filhos pretendiam presentear suas mães, de acordo com pesquisa de Behup/Globo 2020. Desse total, a maioria (82%) considerava comprar os presentes de forma online. O faturamento alcançado pelos e-commerces, no período, mais que dobrou em relação a 2019, passando de R$ 2,78 bilhões para R$ 6,02 bilhões, de acordo com dados da Compre&Confie, parceiro da Social Miner.

 

O crescimento de 117% foi impulsionado, principalmente, pela quarentena imposta no país e pela praticidade de compra e entrega direta à presenteada. Podemos concluir, analisando esse cenário que as marcas sentiram a necessidade de se reinventar. E rápido. Pois, é inegável que o contexto da pandemia acelerou a digitalização de muitas empresas. O que torna esse ano de 2021, um ano mais consciente em relação aos investimentos voltados à mídia online. Não existe um retrocesso nesta trajetória e as empresas, hoje, enxergam com muito mais clareza a necessidade desse investimento.

 

Em relação às regiões, o Nordeste (13,1%) está entre as localizações que mais obtiveram representatividade nas compras para a data. Com destaque no segmento de beleza, além de itens eletrônicos e de informática.

 

Em tempos de compras a distância, questões logísticas também influenciaram diretamente na decisão de compra dos consumidores. A taxa de frete, foi um fator importante na hora da compra, logo, tornando-se assim, fator decisivo para a conversão. O que pode ter influenciado as marcas apostarem nos descontos ou até no frete grátis, resultando em uma queda de 16% no valor pago pela entrega durante o evento, segundo dados da Compre&Confie.

 

Produtos mais procurados para a data

Com base nos dados da Social Miner, considerando os períodos de 12/04 a 10/05/2020, as categorias que tiveram maior destaque foram Moda e Acessórios (23,92%), Beleza (18,63%) e Eletrônicos e Informática (11,32%). Ainda com uma procura de 20,51% para multi-categorias e outras categorias com 13,33%.

 

Veja todas as categorias abaixo:

 

 

Mudanças no comportamento do consumidor

Outro ponto que chamou a atenção na mudança do consumidor em 2020 foi a data de realização da compra para a comemoração. Em um cenário de incertezas, provavelmente em resposta à crise da Covid-19, e com a necessidade de repensar investimentos com mais cautela, as compras acabaram sendo adiadas e o segundo maior pico de conversões que antecede o Dia das Mães aconteceu bem próximo ao evento, começando a partir do dia 4 e se estendendo até 8 de maio. Isso também refletiu na queda do ticket médio dos presentes. Porém, podemos dizer que a perda foi pequena, sem prejuízo no que se refere ao varejo virtual, com uma variação negativa de apenas 2,9%. (dados referentes a base do Compre & Confie)

 

  • Ticket Médio 2019 – R$ 408,08
  • Ticket Médio 2020 – R$ 396,37

 

Estratégias de venda

Drive-thru, vale-presente e entrega em domicílio são algumas das alternativas encontradas para o próximo Dia das Mães. O que gera uma grande movimentação para os e-commerces, desde meados de abril, quando a busca de presentes se intensifica para garantir que os pedidos sejam entregues a tempo. É importante ter em mente que neste período as pessoas são impactadas por diversas campanhas com o mesmo tema. Por isso, é importante direcionar a sua campanha ao target certo, garantindo o melhor resultado para sua marca.

 

Como a mídia programática pode potencializar o resultado da campanha

Atualmente, ela é a mídia mais assertiva do mercado. Com ela é possível agregar vários clusters e tipos de personas para trabalhar com cada grupo de mães e filhos. Trabalhando de forma automatizada e inteligente, a mídia programática garante às campanhas uma comunicação específica e personalizada no momento certo para o público certo.

 

Serviços para potencializar a sua campanha para o Dia das Mães:

 

E-COMMERCE

Diferente do que muita gente pensa, a Mídia Programática não é feita só para Branding e Awareness, mas também ela é perfeita para quem precisa vender ou gerar algum tipo de métrica de performance. Ela permite segmentações para todas as etapas do funil com ações específicas para o e-commerce.

 

WHATSAPP MARKETING

Impacte o target correto através de mensagens segmentadas. Um canal específico para que marcas e empresas ampliem seu alcance e dialoguem com seus públicos.

 

Vantagens do Whatsapp Marketing

  • Permite o envio de mensagens para vários usuários ao mesmo tempo, entre leads e clientes;
  • Qualquer mensagem enviada no WhatsApp conta com 70% de chances de ser aberta.
  • Versatilidade de conteúdo que você pode enviar pelo app como fotos, áudio, textos e links;
  • Possibilita aumentar o tráfego do seu site e gerar conversões de leads;

 

E-MAIL MARKETING

Quase todo target possui um e-mail. Sabendo disso, utilizá-lo como uma forma de comunicação direta com seus clientes pode ser uma estratégia complementar muito eficaz à sua campanha.

 

Vantagens do E-mail Marketing

  • Excelente estratégia para o marketing de conteúdo da sua marca, permitindo conversas mais longas;
  • Alto nível de engajamento;
  • Alta taxa de conversão;
  • Envio de conteúdo personalizado com base no comportamento do usuário;
  • Atua em todas as etapas do funil de vendas.

 

MÍDIA MOBILE COM GEOLOCALIZAÇÃO

A assertividade da mídia digital com geolocalização. Em uma internet cada vez mais acessada por dispositivos móveis, sabemos que ter soluções personalizadas para campanhas de marketing mobile são cada vez mais importantes. Esse tipo de estratégia pode ser muito positivo para trabalhar o omnichannel e continuar a interação com quem visitou alguma loja ou local que faça sentido para o negócio.

 

SPOTIFY

Amplie o impacto da sua marca com formatos de anúncios que geram engajamento através da mídia programática. O conteúdo da sua marca pode ser divulgado em três formatos.

 

Áudio
Atinja seu público onde a mídia visual não consegue — dos fones de ouvido aos alto-falantes do carro.

 

Vídeo
Conte a sua história com visual, som e movimento.

 

Display
Coloque a sua marca na frente e no centro das atenções com anúncios criados para proporcionar visibilidade.

 

 

Fonte: Ads Play Mídia Programática

 

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