Portal Nosso Meio

Banner superior Prefeitura de Sobral

Dia da Televisão: meio século de informação e entretenimento no Ceará

Redação

A TV Verdes Mares é um dos marcos do processo de modernização no Estado e sua consolidação transformou o consumo de conteúdo regional

 

Rolos de filme, carro de transmissão, imagem preto e branco: era com essa tecnologia que os profissionais de comunicação produziam conteúdo na televisão em todo o Brasil na década de 70. No Ceará, a chegada da TV Verdes Mares revolucionou o consumo de informação e entretenimento pela população, sendo mais um projeto visionário do empresário Edson Queiroz com foco na modernização. Logo em 1974, a emissora, que é um dos nove veículos que compõem o Sistema Verdes Mares, começou a retransmitir a Rede Globo e desde então, o jornalismo passou a ser prioridade na programação, contornando todas as limitações técnicas da época.

Em mais de 50 anos, a TV Verdes Mares registrou célebres momentos da história cearense, narrou fatos e emocionou os telespectadores com as peculiaridades da vida cotidiana. A sereia em tons esverdeados faz parte do imaginário local, entra nos lares sem pedir licença e compartilha as novidades do dia por meio de horas e horas de uma produção de conteúdo relevante e de qualidade.

O Diretor de Programação do Sistema Verdes Mares, Fábio Ambrósio, é um dos veteranos da casa e assina dezenas de projetos de sucesso da empresa de comunicação. Para se reinventar profissionalmente por tantos anos, explica: “Busco me informar sobre tudo o que acontece e enxergar oportunidades. Tenho que estar ligado na concorrência, em suas movimentações de grade de programação e de produtos, acompanhar as produções cinematográficas no cenário nacional e estrangeiro… Eu vejo tudo! Sou viciado no formato audiovisual, giro por todos os canais de TV aberta e fechada”. Sob sua liderança e com a parceria do diretor de Jornalismo, Gustavo Bortoli, o SVM já conquistou quatro vezes o Prêmio Globo de Programação, sendo a última vez em 2020, na categoria Melhor Chamada de Conteúdo Rede Afiliadas, com o trabalho “Vertical Cine Holliúdy”.

 

Com tantas plataformas disputando a atenção do telespectador, a televisão ainda é capaz de se sobressair nesse cenário caótico, garante o gestor. “Na última década, a comunicação tem passado por diversas transformações. Estamos assistindo ao impulsionamento do streaming, grandes produções apostando alto em tecnologia, a reinvenção das jornadas de trabalho por conta da pandemia e não podemos nos permitir ficar pra trás. Para isso, apostamos em uma comunicação gratuita e democrática na TV aberta. Temos conteúdos regionais, telejornais, informação ao vivo e bem apurada”, ressalta os diferenciais.

 

Fábio ainda faz uma aposta: a televisão continuará sendo o meio de comunicação preferido do público. “A tecnologia nos permite chegar mais longe e de forma mais rápida, portanto, acredito na transformação dessa plataforma midiática. As mudanças já começaram e seguirão acontecendo para realizarmos entregas cada vez mais sofisticadas e de qualidade para a sociedade”, finaliza.

 

Em maio de 2009, a emissora tornou-se oficialmente a primeira emissora do Ceará a lançar o sinal digital. E para chegar em todo o Estado, a TV Verdes Mares conta com uma sucursal em Sobral, que cobre os municípios da região norte, enquanto o sul é coberto pela TV Verdes Mares Cariri, de Juazeiro do Norte. Os municípios da Região Metropolitana de Fortaleza recebem o sinal direto da torre na capital. Em 2018, foi pioneiro no processo de integração e modernização das redações dos veículos que fazem parte do conglomerado de mídia. Em 2020, o Sistema lançou o “É Tudo SVM”, nova plataforma comercial que reorganiza a estrutura de negócios do grupo de comunicação, marcando, assim, um novo momento de inovação e crescimento.

 

Confira também:

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp