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Dia da Mídia Social e o impacto dessas plataformas digitais na comunicação moderna

Publicado em

30/06/2021 12h00

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Hoje é comemorado o Dia da Mídia Social, ou Social Media Day. A data foi criada pelo site de tecnologia Mashable em 2010 e visa reconhecer o impacto dessas plataformas digitais na comunicação moderna. Mais do que estar no centro das relações digitais estabelecidas entre as pessoas ao redor do mundo, pode-se afirmar que as mídias sociais mudaram para sempre a vida dos seres humanos. 

 

Além de unir, por meio de redes sociais, pessoas que compartilham de um mesmo interesse sem estabelecer limites, essas plataformas também desfizeram-se da barreira que separava empresas de pessoas, permitindo uma interação bem mais próxima entre marcas e clientes, cenário esse em que as empresas passaram a se aproximar cada vez mais dos seus consumidores, conhecendo seus perfis e aprendendo com suas preferências e reclamações.

 

Resultado disso, é que essa revolução também ocorreu dentro do marketing dessas empresas, dando voz para todas e criando grandes oportunidades, principalmente para os pequenos negócios. Por outro lado, o consumidor assumiu um papel de protagonista dentro do mercado, pois com acesso fácil às informações que deseja, consegue a partir daí definir com poucos cliques em quais empresas poderá dar seu voto de confiança, a partir das opiniões de outros consumidores e na reputação das marcas.

 

Hoje, as mídias sociais são consideradas o coração da comunicação, afinal, grande parte das pessoas está conectada e consome diariamente conteúdos nas redes, uma relação que traz vantagens para os dois lados: as marcas entendem melhor as necessidades dos seus consumidores, enquanto estes recebem um tratamento mais alinhado com suas expectativas. Conheça, na lista abaixo, cinco possibilidades de interação criadas pelas mídias sociais que ajudam a aproximar as marcas de seus clientes:

 

  1. Perfil social da marca

 

Estar presente nas mídias sociais é ser visto, ser encontrado e ser lembrado. Para tanto, é preciso manter um perfil próprio, que dê um rosto à pessoa. O mesmo raciocínio se aplica para as marcas. Ter um perfil permite que a marca construa um relacionamento com os seus clientes, por meio do conteúdo, respostas e estímulo à conversa.

 

  1. Parceria com influenciadores

 

A relação com influenciadores digitais abre uma nova frente no universo de estratégias de marketing na mídia social. Com ela, as marcas se comunicam com seu público-alvo por meio de ações junto a personalidades. As pessoas frequentam as mídias sociais para navegar em universos que façam sentido para suas vidas, buscando conteúdos que agreguem profissionalmente e também para o dia-a-dia delas. Nesse ambiente, os influenciadores são aqueles que criam conteúdo relevante e acessível. A vantagem para uma marca usar um influenciador na sua comunicação é estar inserida dentro desse conteúdo relevante.

 

  1. Análise de comportamento

 

As mídias sociais também são um verdadeiro banco de dados a céu aberto. Além das informações fornecidas para a criação de um perfil, os usuários deixam rastros por meio de postagens, curtidas, compartilhamentos e outras interações que permitem analisar seus hábitos de consumo e programar ações de marketing personalizadas. O crescimento de aplicações Big Data abre caminho para o desenvolvimento de soluções cada vez mais inteligentes e efetivas para se aproximar do consumidor.

 

  1. Posts patrocinados

 

Uma estratégia de marketing fundamental para uma marca atingir seu público, e, mais que isso, atrair nova clientela, são os posts patrocinados nas mídias sociais. O conteúdo patrocinado é fundamental para a marca alcançar um público específico para seu segmento. Através de campanhas patrocinadas, conseguimos definir o raio de alcance da divulgação, além de faixa etária, sexo, dentre outros filtros finos para geração de novas ações.

 

  1. Relacionamento e Customer Experience

 

Além de ser um espaço para produção e divulgação de conteúdo, a mídia social também é um canal ideal de relacionamento com o cliente. Pelo conceito de Customer Experience, não basta apenas vender um bom produto para agradar o consumidor, mas oferecer uma experiência que vá além da venda para que ele se lembre da marca e siga se relacionando com ela.