Portal Nosso Meio

Banner superior Prefeitura de Sobral

Descubra três vantagens em investir na produção de podcasts

Redação

Leonardo Sousa, especialista na produção de conteúdos audiovisuais, relata como o podcast pode ser vantajoso para o seu negócio

 

Um estudo realizado pela Globo em parceria com Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) revelou que 57% dos brasileiros começaram a ouvir podcasts durante a pandemia. Além disso, segundo a pesquisa Inside Radio 2021, publicada pela Kantar IBOPE Media, a cidade de Fortaleza se destaca em primeiro lugar no ranking de consumo de podcasts no Nordeste, reunindo 30% dos ouvintes da região.

 

Na pesquisa Inside Radio 2021 foi possível levantar os assuntos que mais atraem os ouvintes de podcasts. Em primeiro lugar no ranking está o Humor, com 38% de preferência. Em seguida vem a Música (32%), a Política (30%), as Notícias (27%) e em último lugar ‘Séries, Cinema e Tv’ com 22%.

 

Leonardo Sousa, produtor de audiovisual e CEO da Diole, estúdio criativo voltado para produtos audiovisuais, conta que como desenvolvedor de podcasts sentiu o aumento da procura. 

 

“As minhas demandas aumentaram quase 200% de 2020 para hoje. Empresas e pessoas com um projeto sempre procuram esse produto por ser mais fácil ao ouvinte acessar e ser vantajoso para construir uma autoridade digital”, conta.

 

Leonardo ressalta que o cenário dos podcasts é amplo e tem ouvintes dispostos a escutar sobre qualquer assunto. Em vista disso, o produtor listou quais são as três principais vantagens em investir na produção de conteúdo em áudio.

 

1.“Construir autoridade ao assunto que for abordado”

Ao discutir sobre uma temática específica o locutor do podcast revela o conhecimento que possui sobre o tema, tornando-se autoridade sobre o assunto. Em um podcast  é possível ter a liberdade de falar sobre diversos temas e ainda convidar especialistas para fornecer informações acadêmicas aos ouvintes. 

 

2. “O podcast é um conteúdo vivo que pode ser ouvido hoje ou daqui há 20 anos, o conteúdo nunca morre”

O podcast é uma ferramenta capaz de eternizar discussões enriquecedoras para os envolvidos e para os consumidores. Gerando um conteúdo vivo e fácil de ser consumido por um grande número de pessoas.

 

3. “Mudança de vidas, pensamentos e atitudes”

O principal objetivo da produção de um podcast é gerar reflexões. Sobre isso, Leonardo ainda ressalta que em um podcast “o assunto abordado, seja ele qual for, pode mudar opiniões e transformar atitudes”. 

 

Dessa forma, a produção de um conteúdo em áudio, como os podcasts,  possibilitam a troca de ideias entre as pessoas. E a partir dessa troca, negócios, ideias e relacionamentos são gerados. 

 

Nosso Meio Cast

De olho nas tendências, o Nosso Meio produz o Nosso Meio Cast, podcast voltado para o mundo do marketing, da comunicação e dos negócios que visa discutir por temporada temas que cercam esses universos. Nessa nova temporada estamos revelando a Raiz da gestão Humana trazendo em cada episódio profissionais da área de RH que compartilham tendências e experiências profissionais. Clique aqui e acompanhe!

 

Confira também:

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp