Portal Nosso Meio

SG 360 Internas

Curta-metragem relata relação da obra de Aldemir Martins com Fortaleza

Redação

O documentário será lançado nesta segunda (25) no canal do Youtube do próprio projeto e tem tradução em libras.

 

O público poderá conhecer mais sobre a relação do universo artístico de Aldemir Martins com a cidade de Fortaleza e o Ceará. O documentário “Fortaleza na Arte de Aldemir Martins” será lançado nesta segunda (25), às 19h, no canal do Youtube do próprio curta-metragem, que leva seu mesmo nome. O acesso é gratuito e a obra conta com tradução em libras.

 

Com aproximadamente 23 minutos de duração, o curta-metragem conta a história do artista Aldemir Martins e a relação dos elementos da cultura, fauna e flora de Fortaleza em suas obras, como praias, paisagens, rendeiras e pescadores típicos da região. A construção da história contou com depoimentos do crítico de arte e artista plástico Roberto Galvão, do pesquisador e artista visual Wellington Júnior e da rendeira Eliane Carneiro. Tem direção da pesquisadora e documentarista Jéssica Maria, a trilha sonora é de André Benedecti, a edição de Lara Frota e a fotografia é de Alian Minerva.

 

Segundo a diretora, a vontade de fazer o filme é antiga. “Convivo com a obra do Aldemir desde criança devido a ligação profissional dos meus pais com o artista, por isso tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente. A história do Aldemir sempre esteve presente em minha vida, até fazemos aniversário na mesma data, oito de novembro”, brinca a documentarista. Ela ainda complementa. “Tenho uma espécie de admiração que transcende a sua obra, mas a pessoa Aldemir, que sempre carrega o Nordeste consigo e tem a germinação desse apreço na sua origem. Durante o tempo de pesquisa sobre o artista percebi que suas obras são resultado das suas vivências. A sua maior vivência foi o Nordeste, por isso ele o traz tão forte em suas obras”.

O documentário ficará disponível gratuitamente no canal Youtube do próprio “Fortaleza na Arte de Aldemir Martins”. A produção audiovisual conta com tradução em libras para possibilitar o acesso para deficientes auditivos. A ideia é que o material ainda possa ser utilizado por instituições educacionais e artísticas. A iniciativa é fomentada com recursos da LEI 14.017/2020 – LEI ALDIR BLANC, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza.

O público poderá conferir mais informações sobre o processo de produção do curta-metragem nas redes sociais do projeto. No dia 28 de janeiro, será realizada uma live no perfil do Instagram do projeto com Jéssica Maria (diretora), Lara Frota (editora) e André Benedecti (trilha sonora) para falar sobre a construção do filme.

Serviço

Lançamento do documentário “Fortaleza na Arte de Aldemir Martins” 

Data: 25 de janeiro

Horário: às 19h

Local: Canal Youtube do projeto Fortaleza na Arte de Aldemir Martins https://cutt.ly/9jRYzIt

*Texto Divulgação

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp