Portal Nosso Meio

Banner superior Prefeitura de Sobral

Conheça os cinco segmentos de startups que mais crescem no Nordeste

Redação

Com a pandemia do coronavírus, as startups que atuam no segmento de educação e saúde passaram a ocupar os primeiros lugares, respectivamente

O Nordeste ganha cada vez mais destaque quando se refere à inovação e empreendedorismo. Com mais de 1.170 startups existentes,  o último balanço realizado pela Associação Brasileira de Startups, referente ao ano de 2020, mostrou que as áreas de atuação na educação (23,6%) e  saúde (18,2%) são as predominantes na região nordestina, seguidas por desenvolvimento de software (10,8%), finanças (9,6%) e e-commerce (7,4).

A pesquisa mostrou ainda que 44,8% delas têm o B2B2C (Business-To-Business-To-Consumer) como público alvo. Ou seja, tem a venda facilitada por um distribuidor ou varejista. No entanto, cerca de 77,1% das startups nordestinas não receberam nenhum tipo de investimento externo. Para Sara Aragão, coordenadora de relacionamentos e parcerias do Programa Corredores Digitais, um dos desafios é o acesso a financiamentos e capital nos diferentes estágios de desenvolvimento das startups.

“O Brasil bateu o recorde de investimentos em startups com um volume total de US$ 5,2 bilhões dólares. Mas a maior parte desse capital ainda está concentrado nas regiões Sul e Sudeste. Em 2020, somente São Paulo recebeu cerca de 83% dos investimentos. Nosso ecossistema tem sim potencial para atrair mais fontes de recursos”, afirmou.

O Ceará conta atualmente com cerca de 187 startups. Sara Aragão diz ainda que o surgimento de programas de incentivo ao empreendedorismo e o engajamento entre Estado, academia e mercado são essenciais para alavancar um sistema de inovação robusto na região.

“O Ceará tem grande potencial de se tornar um berço de inovação. Temos muitos projetos inovadores que trazem soluções para diferentes problemáticas do nosso estado. Iniciativas como o Programa Corredores Digitais, de incentivo à comunidade empreendedora desde a ideia até à tração, são essenciais. Finalizamos recentemente mais uma edição do programa com a participação de mais de 100 startups durante a temporada.”

Para este ano, o Programa Corredores Digitais lançou uma edição especial em parceria com o Programa Clusters Econômicos de Inovação, uma iniciativa do Governo do estado do Ceará com as secretarias de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ceará e a FUNCAP. Estão com inscrições abertas para selecionar projetos que tragam soluções para macrorregiões cearenses.

O edital está disponível em: https://corredoresdigitais.info 

Sobre o Programa Corredores Digitais

O Corredores Digitais é um programa de inovação voltado para o desenvolvimento de empresas, produtos e negócios em áreas estratégicas da economia do Estado do Ceará, realizado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE). A iniciativa atende projetos inovadores em diferentes fases. Além de oferecer acesso a benefícios.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp