Movimentos do mercado

Conheça as várias áreas de atuação de jornalistas e publicitários

Publicado em

28/05/2021 08h00

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Tempos atrás quando conhecíamos um profissional publicitário já sabíamos que ele seria um exímio criador de campanhas, já o jornalista imaginávamos um repórter ou cadeira cativa de redações. Ninguém invadia a área de ninguém e nem muito menos ousava a passear por novas funções. Porém, isso acabou faz um tempo!

 

Com a evolução da web principalmente, o mercado mudou bastante e abriu o leque de atuação para jornalistas, publicitários e demais profissionais de comunicação. No mercado de trabalho, habilidades como a criatividade e expertise estão entre as mais valorizadas e podem ser aproveitadas de diversas maneiras.

 

Ao mesmo tempo que isso pode assustar pelo volume de coisa nova, abre uma oportunidade enorme para a diversidade de conteúdos. Hoje, esses profissionais precisam entender além do clássico, um pouco de cada coisa como: redes sociais, escrita para web, SEO, métricas e por aí vai. Com intuito de informar e até mesmo tirar suas dúvidas, separamos as diversas áreas de atuação que podemos encontrar um jornalista ou um publicitário

 

1. Inbound Marketing

O Inbound marketing é uma estratégia que visa divulgar a marca, trazendo bons conteúdos que resolvam algum tipo de problema do público alvo.

 

2. Marketing de conteúdo

É uma estratégia de marketing focada na criação e distribuição de conteúdo relevante (como artigos, ebooks e posts nas redes sociais). O profissional trabalha principalmente com as técnicas de funil de vendas, copywriting e com noções de marketing digital.

3. SEO (Search Engine Optimization)

Esta técnica envolve palavras chaves, design responsivo e linkbuilding, entre outras estratégias, que ajudam o site do cliente a ficar no topo da busca do Google.

 

4. Jornalismo de dados

É uma modalidade de produção digital de notícias que utiliza grandes bases de dados para elaborar peças de conteúdo informacionais, além de se valer de recursos gráficos e interativos para tornar mais agradável a experiência de visualização do usuário consumidor de notícias.

 

5. Social Media

É o profissional responsável pela gestão dos perfis de uma empresa nas redes sociais. Essa função vai além da criação e publicação de conteúdo online, abrangendo o desenvolvimento de uma boa estratégia, o que exige pesquisa, análise de mercado e atualização constante.

 

6. Analista de performance ou métricas

Profissional responsável pela mídia paga de uma empresa. Sua função básica é criar anúncios, acompanhar essas campanhas, analisar os dados e construir relatórios que irão guiar todas as tomadas de decisões.

 

7. Comunicação corporativa

O profissional busca conhecer os ambientes interno e externo do negócio para identificar oportunidades e recomendar ações de comunicação que possam resultar em identidade, imagem e reputação positivas.

 

8. Redação Publicitária
O profissional domina as técnicas de persuasão ao criar as peças de campanhas. Os redatores é quem criam textos diferentões que chamam a atenção pela originalidade e podem até viralizar na internet.