Entrevistas

Entrevista com Nortpool Furlani, consultor estratégico cearense que já atuou com Nike, Coca-Cola e Bacardi

Publicado em

25/04/2022 15h59

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Consultor estratégico com mais de 20 anos de experiência no Marketing, Nortpool Furlani Júnior esteve no trade marketing, no varejo e na administração geral em empresas como Nike, Coca-Cola e Bacardi. Cearense formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará, Nortpool iniciou sua carreira profissional como Representante de Desenvolvimento de Mercado da Coca-Cola. 

Sem experiência, mas com muita energia, disponibilidade, flexibilidade e sangue nos olhos, Nortpool descreve como foi sua primeira vivência no mercado:

“Foi uma verdadeira escola. Eu passei os primeiros seis meses viajando por todo o Nordeste fazendo forças tarefas. Desde sair em um caminhão vendendo Coca-Cola, de bar em bar, a arrumar geladeiras, ilhas e prateleiras de supermercados de acordo com os padrões de merchandising. Foi aí que eu aprendi os conceitos fundamentais do marketing, os famosos 4Ps que muito se falava naquela época:  Produto, Preço, Promoção, Praça. E a partir daí eu passei a me encantar por esse mundo. Sempre muito curioso, disposto a assumir responsabilidades além do meu escopo de trabalho e sendo flexível para mudanças”, revela.

Somando uma trajetória de 7 anos na Coca Cola, Nortpool assumiu na empresa cargos de liderança como Gerente de Área em Goiânia e Gerente Regional de Marketing no Norte e Centro-Oeste. Por último, o engenheiro assumiu como Gerente de Marca do Guaraná Kuat no Rio de Janeiro e compartilha como chegou a esse cargo na empresa:

“Depois de trabalhar em trade marketing e marketing regional, eu acreditava que uma experiência em brand marketing seria interessante para minha carreira. Isso posto, eu tracei um plano de desenvolvimento com minha chefe e mentora na época que me levou a mudar para a sede da Coca-Cola no Rio de Janeiro para gerenciar a marca Kuat. Novamente, ser curioso, disposto a aprender e a assumir responsabilidades além do meu escopo de trabalho foram atitudes que me levaram a essa posição. Importante ressaltar o papel do mentor, ter alguém que possa te guiar e orientar a se expor corretamente, com certeza faz a diferença na carreira de qualquer pessoa.”

Nova jornada

A decisão de sair da Coca Cola foi por um bom motivo. Nortpool sempre foi fascinado pela possibilidade de explorar o mundo e conhecer novas culturas. Com foco em realizar um sonho, o engenheiro decidiu embarcar para Barcelona e fazer um MBA na IESE Business School. Após finalizar o MBA, Furlani ingressou em diversos processos seletivos de trabalhos na Europa e optou em participar do Management Development Program da Nike. 

“Esse programa me deu a oportunidade de participar de projetos em Marketing que foram: o planejamento de um modelo de lojas para países em desenvolvimento com o piloto acontecendo em Gana na África, a ativação das ações em lojas relacionadas a Eurocopa de 2008 e a organização da Human Race, uma corrida que aconteceu ao mesmo tempo em 25 cidades do mundo inteiro. No caso, eu fui responsável pela organização das corridas em 7 cidades europeias.  Assim como ocorreu com a Coca-Cola, essas experiências me forneceram os fundamentos do segmento do marketing esportivo e varejo”, conta Furlani.

Nortpool ainda compartilha que essas experiências vividas na Nike proporcionaram o desenvolvimento de habilidades empreendedoras.

“Como a de correr riscos calculados, entender que velocidade, às vezes (ou muitas vezes),  é mais importante que a perfeição, que errar e aprender com os erros é bem melhor do que não tentar e que “100% de mim não é nada comparado com 1% do time”. Essa última frase é do Eliud Kipchoge, corredor Queniano, atual recordista mundial de maratona, que descreve perfeitamente o espírito de colaboração”, completa Furlani.

O retorno ao Brasil

Após 6 anos na Europa, Nortpool retorna ao Brasil e assume o cargo na Nike como Diretor de Marketing na Categoria de Corrida. Na função ele teve a oportunidade de liderar dois grandes projetos estratégicos. Esses projetos foram o reposicionamento da marca Nike Running para recrutar o público jovem e a campanha “Agora é Rio” que marcou o início da jornada para as Olimpíadas do Rio.

Encerrando um ciclo e iniciando uma nova trajetória, Nortpool assume como Diretor de Marketing da Bacardi, maior companhia privada do mundo na fabricação de bebidas destiladas. De frente para um novo cenário, Furlani entra na empresa e se depara com um fator interessante: o crescimento de forma puramente orgânica de um produto que se chamava Bacardi Big Apple. Após diversas pesquisas de mercado, foi possível compreender o motivo por trás desse crescimento e investir na criação de uma marca própria para a linha. Em apenas 1 ano na empresa, Furlani conseguiu junto da equipe que liderava dobrar o faturamento da Bacardi do Brasil.

Depois disso, Furlani ainda retornou para a Nike e encarou o desafio de guinar o e-commerce da empresa e tornar a Nike.com conhecida como loja online.

“Além disso, nós aproveitamos todas as ações da jornada de Copa do Mundo para gerar tráfego e leads para a loja como: o lançamento da camisa oficial da seleção brasileira, lançamento de chuteiras e campanhas institucionais. O sucesso foi tão grande que conseguimos bater as metas de faturamento e usuários da plataforma  do semestre em três meses”, completa Nortpool.

Voltando para a terrinha

Depois de 22 anos longe do Ceará, Nortpool retornou, este ano, a Fortaleza. De olho no seu estado de origem, Furlani percebeu um notável crescimento do mercado.

“A partir do momento que as empresas começam a crescer, vejo um interesse crescente por parte do empresariado em investir em construção de marca e estratégias de expansão. Daí surgiu a ideia de montar uma consultoria para me dar a oportunidade de me inserir nesse movimento e contribuir para o desenvolvimento dessas empresas”, revela . 

De olho nas tendências, Furlani criou a NF Consultoria Empresarial e em menos de seis meses de atuação, já está trabalhando como consultor estratégico em empresas nos setores de educação e de energias renováveis.