Influência

Conheça a Rastro UFC – Agência Júnior de Publicidade em Fortaleza

Publicado em

05/07/2021 09h30

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

A publicidade é um meio extremamente dinâmico, as coisas mudam rapidamente e a área passa por grandes transformações, principalmente no meio digital. Além disso, já consegue ser vista uma nova tendência dos alunos em fugirem das agências tradicionais por causa do formato defasado e com cargas excessivas de trabalho.

 

E é nesse cenário que a Rastro – Agência do curso de publicidade e propaganda da UFC vem crescendo e formando profissionais engajados e diferenciados. No ano de 2011, como parte do Programa de Educação Tutoria (PET) da Comunicação, a agência nasceu da necessidade dos estudantes do curso de Publicidade e Propaganda da UFC em ter experiências mais parecidas com o mercado de trabalho dentro da faculdade, acreditando que podiam utilizar suas ideias em prol da coletividade.

 

O valor da Rastro existe, principalmente dentro da capacidade de se adaptar mais rapidamente a todas as mudanças. Mudar o currículo de um curso não é uma tarefa fácil e muito menos rápida. E a Rastro está no mercado para se opor a essas coisas. Segundo Alexandre Vieira, presidente da agência, o papel da Rastro é bem simples. “Queremos ser incríveis! Isso é um reflexo direto da nossa Missão, “Proporcionar experiências incríveis que impactem a vida pessoal e profissional de todos que cruzam nosso caminho” e da nossa Visão, “Formar pessoas cientes das suas capacidades e preparadas para transformar o mundo”. Então, dá pra perceber que, pra gente, o papel da agência dentro do mercado e no processo de formação de novos profissionais da área são complementares.”

 

Além disso, ele cita que a agência também leva o aprendizado para além dos muros da universidade, dando sentido às coisas que os alunos aprendem em sala de aula levando e trazendo conhecimentos que por vários motivos, não são passados nesse ambiente. “Dentro de um mercado saturado e que não exige do profissional um diploma para arrumar um emprego, nós devemos formar profissionais de ponta, pessoas que se destacam em relação aos outros. É a partir da formação dessas pessoas que conseguimos desenvolver nosso papel dentro do mercado, oferecendo os meios pelos quais nossos membros possam ser os melhores profissionais e, dessa forma, impactar positivamente o mercado de trabalho.”

 

Alexandre comenta que a agência passou por uma reformulação no segundo semestre do ano passado e que até esse momento o formato da agência era composto por setores de Atendimento, Planejamento, Criação, Produção e Mídia. Mas, atualmente ela tem prezado pela rotatividade dos membros entre todos os novos setores, permitindo que cada pessoa possa exercer demandas em cada um dos deles. 

 

No início de 2014, a Rastro deu início ao seu processo de federação. Depois de um ano de muita luta, reorganização interna e burocracias, finalmente foi concluída a federação junto a Fejece e já são anos tornando oficialmente uma Empresa Júnior vinculadas ao movimento Brasil Júnior. Além disso, a Rastro vem alcançando resultados surpreendentes, quando se comparados com o próprio desempenho nos anos anteriores. “Até agora, por exemplo, já batemos 60% da nossa meta de faturamento (algo que, historicamente, nunca aconteceu nesse período do ano). Acreditamos que a causa dessa grande mudança tenha sido uma gestão mais focada em planejamento, métricas e entrega de resultados. Hoje, conseguimos equilibrar uma cultura de entrega com nossa cultura mais humanizada, onde o que importa não é somente o resultado, mas a experiência que damos a todos os nossos membros e clientes nessa jornada para bater as metas.”

 

Em relação ao organograma, ela possui quatro setores: Direção, Projetos, Marketing e Gente e Gestão. A Direção, chamada internamente de DireX, é responsável pela parte burocrática da agência, definição e acompanhamento de metas e de processos e pela gestão da Rastro.

 

“Voltando para nossa Missão, queremos dar experiências incríveis a todos que cruzam nosso caminho. Para fazer isso, precisamos ser um ambiente incrível, precisamos de pessoas incríveis e, principalmente, precisamos estar dispostos a fazer coisas incríveis! E digo com muita certeza que todos os “Rastrinhos”  atuais são incríveis, então não há limites para onde podemos crescer”, finaliza Alexandre.

 

Confira também: