Portal Nosso Meio

Banner superior Prefeitura de Sobral

Conceitos de marketing que muita gente confunde

Bosco Couto

Vamos falar de coisas aparentemente óbvias, pelo menos para alguns, mas que confundem muita gente e atrapalham as estratégias de marketing na “hora do pega pra capar”.

Engano 1: marketing não é propaganda. Este é o mais comum e clássico dos erros conceituais. Propaganda, ou a ação de promover e divulgar uma ideia, produto, serviço ou empresa, é uma parte do marketing, mas o marketing é um guarda-chuva muito mais amplo, um composto muito maior, e engloba, além da propaganda, as estratégias de distribuição e canais de vendas, o desenvolvimento de produtos, a precificação, o branding, as ações de ativação, a pesquisa de mercado, o marketing de relacionamento, dentre outras especialidades.

Engano 2: design não é somente sobre estética, é sobre funcionalidade e solução, e funcionalidade e usabilidade. Muita gente acha que design é somente a parte plástica da solução desenvolvida para facilitar a vida das pessoas.

Engano 3: publicidade não é sobre anúncios bonitos, é sobre comunicação, convencimento, atração e sobretudo conversão em vendas.

Engano 4: este é o mais difícil, Branding. Muita gente acha que branding é merchandising, ambientação do PDV (tô falando sério) ou que é design, de novo a questão estética. A confusão é grande meu caro, mas branding é a construção e gestão da marca da empresa em todas as suas zonas de contato com o mercado, desde a proposição de valor, posicionamento, elementos de identidade, aplicações, percepções, propósitos e princípios. É o cuidado com a fidelidade e a reputação da vossa marca.

Engano 5: inbound, outbound e marketing digital. Este é um engano relativamente recente que ganhou força aqui pela crescente adoção das campanhas de captação de leads e da utilização do funil de vendas no gerenciamento comercial. Vamos desatar este nó. Inbound é a atração de clientes através da criação de conteúdos relevantes e não invasivos, texto, vídeos, cursos, etc. conteúdo de interesse do seu público que interessado no mesmo acaba “encontrando” a sua marca, podendos dizer que é uma isca para atrair leads para o seu negócio. Outbound, ao contrário, é a propaganda, ou a “interrupção” da atenção do cliente por uma peça dirigida para vender alguma coisa. E qual a confusão? Muita gente acha que Inbound é tudo o que vem dos meios digitais, mas a propaganda digital, o banner, os anúncios nas redes sociais, no Google ou no YouTube são outbound, só que digitais.

Bom, espero ter contribuído para minimizar as confusões mais comuns.

Bom café!

 

Bosco Couto
É consultor de Marketing, branding e Estratégia e sócio fundador da BEING Marketing, formado em administração de empresas pela Universidade Estadual do Ceará, possuí 25 anos de experiência no mercado, já tendo prestado serviços de consultoria e realizado projetos de marketing para mais de 80 organizações, entidades e empresas em segmentos diversos. Além das consultorias e assessorias que realiza também ministra palestras e treinamentos sobre marketing, branding, vendas e estratégia.
Confira mais conteúdos da coluna clicando AQUI

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp