Movimentos do mercado

Comunidade Sangue nosso promove papo no Museu da Fotografia Fortaleza

Publicado em

26/11/2021 13h14

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

O objetivo do workshop é debater sobre o trabalho social como ferramenta de transformação

 

Neste sábado (27), às 15h, o Museu da Fotografia Fortaleza recebe em seu auditório, a segunda edição do Papo Nosso, uma parceria com a Comunidade Sangue Nosso. O evento é gratuito, com entrada limitada para 45 pessoas e a inscrição pode ser feita através do perfil oficial no Instagram @museudafotografiafortaleza.

 

Novamente, os participantes terão a oportunidade de escolher dentre a opção do sistema híbrido, presencial ou online. O tema do bate-papo é “O Poder do Bem!!”, com o intuito de debater sobre as iniciativas sociais que estão causando uma grande transformação na cidade.

 

A mediação fica por conta de Larissa Maia, idealizadora da Comunidade Nosso Sangue, que irá abordar e dialogar sobre o assunto da vez. A programação também conta com a participação de Fabrini Andrade, Diretora Executiva do Instituto Povo do Mar e Fernando Dantas de Santana, Presidente da Associação Anjo Rafael para enriquecer a roda de conversa.

 

Para a idealizadora do projeto, Larissa Maia, a palestra é uma oportunidade de transformar e esclarecer a necessidade do trabalho social em meio ao caos. “A comunidade Sangue Nosso surgiu no momento de introspecção reflexiva em querer fazer algo pelo outro, e eu senti que precisava fazer algo para debater o tema”, afirma.

 

SOBRE A COMUNIDADE SANGUE NOSSO

Fundada pela publicitária Larissa Maia, em novembro 2020, em meio a pandemia, a comunidade Sangue Nosso nasceu de um desejo de ajudar pessoas que menstruam e que estão em situação de rua e vulnerabilidade social, através da doação de itens como absorventes higiênicos, calcinhas novas e produtos de higiene pessoal (sabonete, pasta de dente, escova de dente, papel higiênico e máscaras). Com trabalho 100% voluntário e com todos os recebimentos de doações financeiras integralmente voltados para a aquisição dos produtos, a comunidade já atende mensalmente cerca de 400 pessoas em diversos bairros de Fortaleza e Região Metropolitana.

Sobre a comunidade, Larissa afirma: “Em 2018, assisti o documentário “Absorvendo o Tabu” e comentei com umas amigas como deveria ser cruel estar menstruada e não ter absorvente higiênico durante esse período. A vontade de ajudar foi grande e esse desejo de dar a mão a quem não tem condições adequadas para cuidar de si durante o ciclo menstrual me fez criar a Sangue Nosso.” Já fazem parte da rede atendimento da Sangue Nosso bairros como o Centro (Praça do Ferreira, Catedral e entornos), Praia de Iracema, Poço da Draga, Comunidade da Graviola, Castelão, Caça e Pesca, Vila Velha, Comunidade do Brooklin, Comunidade do Gengibre, Jangurussu, Bom Jardim, Autran Nunes, Carlito Pamplona, Vicente Pinzón, Serviluz, Aerolândia, Viaduto da BR-116, Comunidade Quilombola de Alto Alegre (Horizonte-CE), comunidade da Praia do Batoque e Aldeia da Tribo Jenipapo-Kanindé (Aquiraz-CE).

 

SOBRE O MUSEU

Inaugurado dia 10 de março de 2017 com a coleção Paula e Silvio Frota, o MFF recebe cerca de 4 mil visitantes por mês, que podem conferir dois andares de exposições de longa duração, além de mais outro que recebe exposições temporárias. Compreendendo sua função social para além do espaço expositivo, os projetos Museu nos Bairros e Museu no Interior já visitaram diversas comunidades da capital e do interior (Maracanaú, Jericoacoara e Redenção), levando até o público em situação de vulnerabilidade, teoria e prática acerca do mundo da fotografia.

Além disso, o equipamento realiza uma série de ações que têm como objetivo a divulgação de novos talentos e a promoção da fotografia contemporânea a partir da realização de cursos e visitas guiadas para a terceira idade e de oficinas e workshops voltados a artistas, estudantes e educadores – resultado, inclusive, da proximidade da instituição junto às Secretarias de Cultura (Secult), de Turismo (Setur) e de Educação do Estado (Seduc), e às Secretarias Municipais da Educação (SME), de Turismo (Setfor) e de Cultura de Fortaleza (Secultfor). O MFF tem também uma equipe de educativo formada pelos alunos dos cursos de Jornalismo do Centro Universitário Estácio do Ceará, Teatro do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e Filosofia da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

 

SERVIÇO:

Papo Nosso – 2ª Edição – “O poder do Bem!”

Período: 27 de novembro de 2021

Horário: 15h

Inscrição Presencial: https://www.sympla.com.br/evento/2-edicao-do-papo-nosso/1391401

Online:  Canal Sangue Nosso https://www.youtube.com/channel/UCTb2MtIQ2pj6BOeJYPpTAtw

Local: Museu da Fotografia Fortaleza

Endereço: Rua Frederico Borges, 545 – Varjota

Mais informações: (85) 3017-3661