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Comunicação interna: estratégias e resultados para as organizações

Camilla Andrade

Opinião

 

Em pleno 2020 ainda existem milhares de empresas que não entendem a importância da Comunicação Interna em uma organização. Estamos num momento em que os avanços tecnológicos e científicos têm mudado o comportamento, a forma de se relacionar e de se comunicar das pessoas, sejam consumidores, gestores e  colaboradores. Não se pode justificar uma empresa com mais de 10 funcionários sem um planejamento, sem definição de estratégias de comunicação interna e sem a utilização de ferramentas atualizadas para isso. 

 

A comunicação é um processo complexo seja para qual público for e precisa ser bem realizada para atingir os objetivos determinados. O que acontece é que os olhares dos gestores e administradores muito se voltam para o consumidor final da organização. No entanto, a comunicação interna deve ser compreendida como algo tão necessário e estratégico para o negócio como a comunicação direcionada para o público externo. Isso porque é preciso entender que o colaborador de uma organização precisa ser um defensor, o primeiro fã da marca, antes mesmo do seu cliente. 

 

Uma equipe bem informada que recebe uma comunicação eficaz consegue atuar de forma mais coerente com os valores, com os objetivos da organização impactando diretamente no resultado. Processos internos conseguem ter mais fluidez, os colaboradores ficam mais preparados para situações desafiadoras e tornam-se aptos a participar de decisões e propor soluções. 

 

O planejamento de Comunicação Interna e a implantação dos canais corretos melhoram o clima organizacional, aumentam a efetividade nos processos, facilitam a integração e identificação com a própria empresa, além de contribuir para uma imagem positiva da organização.

 

As estratégias adotadas para a comunicação interna de uma empresa devem ser definidas a partir de um diagnóstico, análise e identificação do perfil e engajamento dos colaboradores, do segmento de atuação, do tamanho da empresa, dos valores e objetivos da organização.  É preciso analisar os atuais processos e como eles têm impactado na comunicação como um todo da organização. Diante do cenário, são coletados dados, estabelecidos canais e cronograma para implantação de estratégias de comunicação. 

 

É preciso ficar atento, porque existem diversos canais como e-mail corporativo, boletins informativos, rede social corporativa, aplicativos e muitos outros, mas de nada vale o canal mais moderno se não houver uma estratégia de uso e uma mensagem eficaz em cada um deles. A Comunicação Interna eficaz passa pela definição do público, dos objetivos, das ferramentas e canais e, principalmente, do conteúdo da mensagem transmitida.  Definir, elaborar e implantar estratégias de Comunicação Interna não são tarefas fáceis, por isso existem profissionais especializados que atuam em diferentes formatos. 

 

 

Camilla Andrade

Jornalista, sócia-fundadora da Impulsione Comunicação, Coordenadora de Assessoria de Comunicação e Projetos de Inovação. Graduada pela Unifor em Jornalismo, especializada em Assessoria de Comunicação pela Unifor, MBA em Big Data aplicado ao Marketing pela ESPM. Experiência de 10 anos em televisão tendo passado pelas TV Verdes Mares, TV Cidade e TV Ceará.

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