Portal Nosso Meio

Vacinou Acelerou – Interna

Companhia Siderúrgica do Pecém recebe homenagem do IDT como uma das empresas que mais incluem profissionais com deficiência

Redação

Tradicionalmente realizado em setembro, o evento celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado nesta terça-feira (21).

 

A Companhia Siderúrgica do Pecém recebeu hoje, 21, do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), o certificado de “Empresa Completa, Empresa que Inclui”, que tem o objetivo de homenagear as empresas que mais incluíram profissionais com deficiência em suas atividades, fortalecendo o compromisso com a inclusão social para o trabalho. Tradicionalmente realizado em setembro, o evento celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado nesta terça-feira, 21/9. A iniciativa aconteceu no Palácio do Planalto, com transmissão realizada por meio das redes sociais do Governo do Estado do Ceará e contou com a presença do Governador Camilo Santana e do presidente da siderúrgica, Marcelo Botelho.

 

“Nosso projeto de inclusão social é de proteção de um grupo e leva em consideração as restrições de cada pessoa para poder adequar e lincar a vaga existente com o empregado, mas o mérito daí para frente passa a ser 100% do empregado. A CSP tem feito seu trabalho e tem que fazer muito mais. A parceria com o IDT é um dos prismas da relação profissional com o Governo do Estado do Ceará”, ressalta Marcelo Botelho, presidente da empresa.

 

“Eu me sinto feliz por estar em uma das maiores empresas do Ceará e poder contribuir para o desenvolvimento do estado. Na CSP me sinto acolhido e vejo o que é feito no aspecto de inclusão de pessoas com deficiência. Eu agradeço pela oportunidade e espero que isso seja exemplo para outras empresas”, destacou Paulo Alberto Alexandre, Operador de Produção Trainee da área Distribuição de Utilidades – da gerência gera de Energia e residente de Caucaia.

 

O programa Aprendiz PCD da CSP é uma das oportunidades de formação profissionalizante oferecidas pela empresa e que contempla, prioritariamente, moradores de São Gonçalo do Amarante e Caucaia. “A CSP aproveita estrategicamente esse programa de aprendizagem e proporciona uma formação em siderurgia. Nós já tivemos outra turma focada em formação administrativa, mas como hoje a siderúrgica tem uma oportunidade maior de contratação, resolvemos focar o programa para a operação. Esse reconhecimento celebra nosso esforço de buscar parceiros e contratações locais”, comentou Clarissa Sendra, gerente de RH da CSP.

Dados gerais da CSP da Companhia Siderúrgica do Pecém

– 2.527 empregados (70% operação, 15% manutenção e 15% administrativo)

– 98,9% são brasileiros

– 60% são cearenses (na operação, 86,3% são cearenses)

 

– 11% são mulheres (média nacional em siderúrgicas é 8%)

– 42% dos empregados são de São Gonçalo do Amarante e Caucaia

– 56 PCDs contratados

– 545 Aprendizes formados pelos Programa de aprendizagem da CSP (207 efetivados), sendo destes 157 PCDs formados e 25 efetivados. Atualmente temos 20 empregados PCDs ativos provenientes do Programa de aprendizagem da CSP.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp