Portal Nosso Meio

Banner superior Prefeitura de Sobral

Combate à desinformação: Pesquisador cearense lança software de pesquisa em universidade da Alemanha

Redação

O software Qualichat é uma ferramenta para o combate a desinformação por meio da análise de conversações em grupos do Whatsapp. Na foto, João Paulo Reis e Fernando Nobre, sócios-fundadores do Ernest Manheim Lab, idealizadores do Qualichat

 

O pesquisador cearense Fernando Nobre, colaborador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), lança amanhã (11), na Universidade de Bremen, na Alemanha, a versão 1.4 do software Qualichat. Desenvolvido para a realização de pesquisas em grupos do aplicativo Whatsapp, o pacote computacional é resultado de dois anos de investigação etnográfica do pesquisador.

 

“Na última eleição presidencial, em 2018, o Whatsapp foi uma mídia determinante para os rumos do pleito. Pensando nisso, nós apresentamos, em conjunto com uma rede de 50 pesquisadores, uma resposta da comunidade acadêmica brasileira para o combate a desinformação por meio da análise das conversações nesse aplicativo que também pode influenciar as eleições deste ano”, enfatiza Fernando.

 

Por meio da análise de conversas do WhatsApp, o Qualichat permite detectar a opinião pública por meio da obtenção de dados como notícias e temas compartilhados nos grupos estudados, pessoas envolvidas, palavras e verbos mais usados, além dos dias e horários com maior pico de troca de mensagens.

 

Fernando explica que, por meio do Qualichat, os pesquisadores ainda podem descobrir a relação entre palavras e possíveis temas a determinados atores ou grupos. Ou seja, é possível identificar, com o software, os assuntos mais relacionados ao grupo dos caminhoneiros, por exemplo, ao presidente Jair Bolsonaro, ou ao ex-presidente Lula.

 

Como resultado de uma parceria com o projeto Qualitube, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o pacote computacional ainda permite descobrir quais sites foram mais compartilhados nos grupos do Whatsapp estudados, o número de visualizações advindas desses grupos para esses sites, entre outras possibilidades.

 

Sobre o Qualichat

O Qualichat é um projeto desenvolvido por uma rede de pesquisadores da temática Humanidades Digitais e Pós-Humanismos do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp. O projeto também é resultado de debate com o Laboratório de História da Comunicação e Mudanças da Mídia da Universidade de Bremen, na Alemanha. Ele foi financiado pela Associação de Ciências Políticas dos Estados Unidos e recebeu o apoio da empresa alemã Tutanota, líder em criptografia de e-mail e calendário na região.

 

Planejado para ser lançado em ano eleitoral, o software foi construído com amplo diálogo com pesquisadores das ciências humanas interessados em oferecer instrumentos para pesquisa política em ano eleitoral.

 

Confira Também:

Com a estratégia de consolidar sua posição de protagonista no setor, Grendene estreia com NFTs da Melissa

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp