Movimentos do mercado

Com primeira edição online, DFB Digifest 2020 celebra sucesso do evento

Publicado em

08/08/2020 13h00

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Realizados nos meses de junho e julho, o projeto reuniu moda, cultura, empreendedorismo e premiações

 

O DFB Digifest 2020, edição virtual do maior encontro da moda autoral da América Latina, celebra o sucesso dos dois meses de evento realizado de forma online. A iniciativa refletiu, em ações concretas, o momento global de reflexão sobre as formas de consumo dos produtos culturais e os rumos do próprio trade da moda, realizando um formato seguro e democrático, com pleno acesso a partir das redes sociais do DFB Festival – @dfbfestival – e da plataforma www.dfbfestival.com.br.

Com uma grande receptividade do público, o DFB Digifest 2020 impactou diretamente em seu Instagram 2.129.850 milhões de pessoas durante o período em que ocorreu o evento virtual, com alcance total de 396.197 perfis e 2.186.168 impressões. No Youtube, as transmissões do evento registraram 28.759 visualizações “Estávamos com grandes expectativas para esse novo formato. A versão tradicional do evento já estava praticamente pronta quando foi necessário nos reinventar e apostar em algo novo. O público acolheu nossa ideia e os números de acessos foram gratificantes. Aprendemos muito com todo esse desafio e vamos levar muitos ensinamentos para as próximas edições”, ressalta o diretor-geral do DFB, Cláudio Silveira.

Apresentando como um dos seus pilares as ações sociais, o evento doou, juntamente com a Enel, 200 mil máscaras de longa proteção a domicílios em áreas de vulnerabilidade social da Região Metropolitana de Fortaleza. Outra ação, o projeto Marmita Chic reuniu oito restaurantes da culinária autoral para criar pratos comercializados com preços promocionais e parceria com o aplicativo de delivery James, a Coca-Cola, a Granja Regina e a Mallory. Criado para minimizar os efeitos do isolamento social prolongado, que atingiu todos os setores da economia e, em especial, o segmento de restaurantes, o projeto contou com a curadoria do chef João Lima e reuniu os seguintes estabelecimentos e chefs: Culinária da Van (chef Van Régia); Hey Joe (chef Fabiano Pedon); Joá (chef Krysten); Mar de Rosas (chef Eduardo Campelo); Mira (chef Marília, Aída e Rafael); O Banquete (chef Lili Pereira); Bar do Mar (chef Leo Gonçalves) e Zoi (chef Ivan Prado).

O DFB Digifest realizou ainda o Pitstop Contra a Covid-19, que realizou no mês de julho 1.000 exames grátis para a população, em uma espécie de drive-thru instalado no calçadão da Praia de Iracema, em frente ao Hotel Sonata. A iniciativa foi uma correalização DFB DigiFest/Enel, realização da Cooperativa de Atendimento Pré e Hospitalar (Coaph Saúde), com patrocínio da Qair, apoio institucional da Prefeitura de Fortaleza, e do Instituto Iracema, apoio do Senai, Sistema Fiec e Laboratório Régis Jucá, englobando os sindicatos têxteis do Estado: SindRoupas, SindConfecções e Sinditêxtil.

Um momento bastante esperado pelo público foi o DFB LiveModa, projeto que apresentou desfiles de forma 100% online, com conteúdo transmitido no canal do Youtube do evento. A ação trouxe como intuito promover a moda autoral, renovando e incentivando o trabalho e a autoestima de criadores e marcas parceiras neste momento de dificuldade. O line up apresentou grandes nomes que já estavam confirmados na edição física e que são consagrados estilistas e marcas do trade da moda autoral: Bruno Olly; Ivanildo Nunes; Lindebergue; Coletivo (Bruno Queiroz + Gisela Franck + Bikiny Society); Vitor Cunha; Almerinda Maria; Rendá por Camila Arraes; Ronaldo Silvestre; Kalil Nepomuceno; Baba, Marina Bitu e Thereza Montenegro, sendo as duas últimas estreantes no evento.

 

Projeto New Faces

O Projeto New Faces, correalizado com a influencer Thyane Dantas, é uma iniciativa que nasceu para revelar talentos em áreas de vulnerabilidade social da Região Metropolitana de Fortaleza. Realizado este ano por meio das redes sociais, escolheu como vencedora a modelo Luiza Moura. Contando com participantes de alto nível, escolheu ainda três segundos lugares:  Sol Duarte, Beatriz Fernandes e Mariana Zaupa. A primeira colocada recebe um prêmio de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) e garante participação no casting da próxima edição física do DFB Festival, em 2021,  além dos prêmios que as outras finalistas também recebem como um ensaio fotográfico, uma consultoria de beleza, um curso profissionalizante com a RC Model Agency e um kit da linha beleza com eletrodomésticos Mallory.

 

Mostra MoveModa

A segunda edição da mostra de curtas-metragens assinados por videomakers profissionais, estudantes e amadores, tem como tema as múltiplas interpretações sobre visões de futuro que se desenham no horizonte. Como em 2019, a MoveModa distribuiu R$ 10.000,00 (dez mil reais) em dinheiro para os vídeos vencedores nas quatro categorias da mostra. Os vencedores foram: Categoria “Feito em Casa”, com prêmio de R$ 2.000 + Troféu DFB Festival para “Don’f forget”, de Bruno Sotti e Heloisa Martire (Apucarana/PR). A categoria “Inovação em Linguagem” premiou com R$ 2.500 + Troféu DFB Festival o curta “Conferência”, de Fernando Carvalho, (São Paulo/SP). A categoria “Pensamento Crítico”, valendo R$ 2.500 e o troféu DFB Festival, foi entregue para o curta: “Erro 404”, de Iury Ponte, (Fortaleza/CE). E finalizando as premiações, com a categoria “Fashion Film Independente do Ano”, o vencedor “Noa, você está sozinha?”, de Lucas Ervedosa e Gabriel Goersh, (Fortaleza/CE), que recebeu de R$ 3.000 + Troféu DFB Festival.

 

Concurso dos Novos

Realizada desde 2001, o Concurso dos Novos, tradicional competição entre instituições de ensino superior e técnico de Estilismo e Moda. A ação contemplou os trabalhos inscritos, sem expor os participantes aos riscos de aglomeração demandados em uma eventual segunda fase. O Concurso dos Novos realizou, ao invés da coleção cápsula completa, que seria apresentada em desfile durante a edição física do DFB Festival, uma  avaliação feita a partir do look-piloto enviado e da análise dos projetos teóricos das propostas. O primeiro lugar ficou com a Unifor, que levou o Troféu DFB e R$ 10.000. O segundo e terceiro lugares, que também receberam o troféu, foram conquistados pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte – Campus Caicó/RN  (Troféu DFB) e pelo Senai Cetiqt – Rio de Janeiro/RJ, respectivamente.

 

Webnário DFB

O DFB Digifest 2020 também realizou o “Webnário DFB”. Correalizado juntamente com o Senai/CE, Sistema Fiec, SindConfecções CE, Sindroupas e Sinditêxtil, o evento virtual gratuito trouxe para o público temas relevantes sobre o segmento da moda, o crescimento na internet e vendas online. Com mediação realizada pela estilista Lorrana Aguiar, apresentou com convidados o publicitário Paulo Santiago; a consultora em marketing e branding, Gal Kury; a coordenadora do curso de Pós-Graduação de Moda da Universidade de Fortaleza (Unifor), Raquel Tavares; o publicitário Lauro Marcus; empresário e criador de conteúdo, Lucas Fernandes; o coprodutor e especialista em Negócios Digitais, Arileudo Rocha; e o sócio-fundador da VideoROI, Victor Ventura.

 

DPM 2020

O “Digital Pensando Moda”, foi realizado em parceria com o Senac Ceará, promovendo palestras e workshops online gratuitos. A ação contou com a participação do grandes nomes como o estilista Alexandre Herchcovitch; o consultor de moda, Eduardo Motta; a diretora executiva do movimento Fashion Brasil, Fernanda Simon; e a influenciadora especialista em moda e empoderamento feminino, Carla Lemos,  além de workshops realizados por profissionais do Senac/CE. O Digital Pensando Moda foi uma versão online do tradicional Dragão Pensando Moda, ciclo de formação promovido pelo evento que já apresentou nas edições anteriores diversas palestras e workshops com renomados profissionais do segmento da moda.

 

DFB Live Música

Realizado em parceria com o Sesc Ceará, o DFB Live Música promoveu um line-up que representou as tendências e a diversidade da música nordestina, com atrações que se apresentaram no canal do Youtube oficial do DFB. O público conferiu de casa as sonoridades de Siba, Xênia França, Beat N’ Jazz, Rayane Fortes e Camila Marieta. Durante as Lives, também foi possível fazer doações de alimentos por meio da campanha Sintonia do Be, que serão destinadas ao Mesa Brasil Sesc, programa de segurança alimentar e nutricional que funciona em todo o País, arrecadando de onde sobra e levando para onde falta.

 

Prêmio DFB Digital

Iniciativa realizada em parceria com o Sistema Fiec e o Sebrae/CE, o Prêmio DFB Digital foi criado em reconhecimento aos esforços da indústria têxtil do Ceará e de microempreendedores independentes, para contemplar as iniciativas que mais têm se destacado nesses tempos de isolamento social. A iniciativa premiou cada vencedor com R$ 5.000. A categoria “Engajamento Social”, premia o perfil do Instagram que, além de promover seu negócio, trata de questões que vão além do mercado, abraçando temáticas como empoderamento, oportunidade e visibilidade, escolhendo o perfil da Voir Image – instagram.com/voirimage. A Categoria “Negócio Sustentável”, premiou microempreendedores que promovem a sustentabilidade e o consumo consciente, conquistada pelo Brechó Gato 80 – instagram.com/gato80s. Já a categoria “Feed Criativo” escolheu perfis que utilizam as redes sociais como linguagem para se comunicar e vender de maneira diferenciada. O vencedor foi o perfil da marca Baba – instagram.com/insta.da.baba

Além dos microempreendedores, o Prêmio DFB Digital apresentou nomes indicados pelos sindicatos que compõem a indústria da moda no Ceará e que serão agraciados com o Troféu DFB Digital.

 

O maior encontro da moda autoral da América Latina

O DFB Festival foi criado, em 1999, para possibilitar o diálogo entre as camadas que compõem o trade da moda no Ceará, facilitando o acesso e a visibilidade tanto para profissionais e marcas estabelecidas no mercado, quanto para novos e promissores talentos. Com o avanço das edições, o Evento abraçou fortemente ações de formação, economia criativa e inovação.

Na edição 2019, o DFB Festival instalou uma estrutura de 27.000m2 nas areias do Aterro da Praia de Iracema, por onde passaram 36 desfiles, 20 shows, quatro balés, feira de design com 60 expositores, 12 palestras e workshops, além de uma mostra gastronômica reunindo 21 bares e restaurantes.

Celebrando a inclusão de Fortaleza no ranking de Cidades Criativas: Design, outorgado pela Unesco, o DFB Festival 2019 gerou 3.655 postos de trabalho, diretos e indiretos, além da participação voluntária de 132 alunos de 11 instituições de ensino dos estados do Ceará e Rio Grande do Norte, representando as graduações de Design de Moda, Hotelaria, Produção de Eventos e Publicidade & Propaganda.

 

*Texto Divulgação