Responsabilidade

Com ações em mais de 30 países, campanha mundial de conscientização sobre o desperdício de alimentos chega a 4ª edição

Publicado em

14/04/2022 15h58

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

O movimento tem como meta a redução de 50% dessa perda até 2030, a partir da mudança de comportamento e de novos hábitos da população

O movimento Stop Food Waste Day no Brasil já está no ar. Durante o mês de abril a campanha de educação e sensibilização para redução de desperdício promoverá diversas ações em suas redes sociais @stopfoodwastedaybrasil além de uma grande mobilização para redução de desperdício em suas operações, impactando mais de 20 mil colaboradores da GRSA|Compass em todo o País. A empresa, que é responsável por servir mais de 1 milhão de refeições por dia em todo o país, é realizadora do movimento no Brasil.

Em sua quinta edição, a campanha contará com uma série de ações durante todo o mês para impactar fornecedores, clientes, colaboradores e a sociedade em geral sobre a necessidade de reduzir o desperdício de alimentos. O dia D será 27 de abril, com uma programação online intensa a ser divulgada a partir do dia 18 de abril, composta por debates e reflexões sobre toda a cadeia de alimentos do país com o foco em novas alternativas para redução de perdas e de melhor aproveitamento.

Em 2021, a mobilização do SFWD chegou a mais de 3 milhões de pessoas com as ações online, com a repercussão do tema na imprensa e com a participação de influenciadores digitais. Além disso, a empresa mobilizou parceiros em uma campanha de arrecadação de alimentos e atingiu um montante de 6 toneladas, distribuídas entre as ONGs Amor Horizontal e Banco de Alimentos.

Unindo forças contra o desperdício

Como adesão ao movimento Stop Food Waste Day, o Festival do Consumo Consciente lançou uma série de vídeos no YouTube com o objetivo de conscientizar o público sobre desperdício, com conteúdo de saúde, meio ambiente, tecnologia, mobilidade e moda sustentável. Tendo a participação de personalidades renomadas em ações de sustentabilidade, educação ambiental, mobilidade urbana, entre outros, a versão conta com a exibição de seis vídeos nas redes sociais.

Alguns episódios já estão no ar, sendo que o primeiro deles tem a participação de Cid Torquato, ex-secretário adjunto dos Direitos das Pessoas com Deficiência do estado de São Paulo. Enquanto ele aborda as questões relacionadas à mobilidade, a edição traz também Cris Frade, professora de práticas ambientais que fala sobre horta sustentável e ainda apresenta uma receita de vinagrete de banana com a chef Paloma Zaragoza.

O segundo episódio foi lançado com a temática “Tecnologia e Mobilidade”. O fotógrafo Ricardo Rojas comenta sobre “mobgraphia” – relação entre mobilidade e tecnologia. O programa também exibe uma oficina de arte com o artista Jhon Bermond ensinando a fazer nanquim natural e uma oficina de sustentabilidade com Débora Souza do Artesanato Dmimos, que ensina como fazer um vaso para plantas reutilizando latinhas.

Já o terceiro episódio estará disponível nesta quarta-feira (13), com a temática “Moda Sustentável”. A edição recebe o estilista Alex Santos que compartilha sua trajetória e apresenta trabalhos de ‘upcycling’ – reaproveitamento de objetos. O episódio conta com oficina de arte ministrada por Raíssa de Britto do Studio Ar, oficina de sustentabilidade com Sheila Reis e música com a banda Trio de Jazz de Aline Nascimento.

O quinto programa será divulgado dia 27 de abril, no Dia D do movimento Stop Food Waste Day, como parte de uma programação online intensa, composta por debates e reflexões sobre toda a cadeia de alimentos do país com o foco em novas alternativas para redução de perdas e de melhor aproveitamento. A campanha, de educação e sensibilização para redução de desperdício, é realizada desde 2017 em âmbito global e pela quarta vez no Brasil.

Todos os episódios serão exibidos nas redes sociais e no canal do YouTube do Festival do Costume Consciente. Confira em: YouTube; Site; Facebook.

 

Fique por dentro:

931 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçadas todos os anos no mundo

60 kg de alimentos é o que cada brasileiro joga no lixo por ano

61% dos alimentos jogados fora no mundo são provenientes do lixo

doméstico

8% de todas as emissões de gases de efeito estufa a cada ano é resultado do desperdício de alimentos

Conheça o Grupo Compass

Como uma empresa líder global em serviços de alimentação, o Grupo Compass lançou globalmente, em 2017, o Stop Food Waste Day, com o objetivo de educar e engajar para a mudança em relação ao desperdício de alimentos.

Alinhado à meta de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas  #12.5, o Grupo se comprometeu a reduzir seu desperdício de alimento pela metade até 2030. E esse compromisso compreende desde o trabalho com fornecedores e implementação de práticas sustentáveis nas operações até a divulgação do tema.

Site mundial: www.stopfoodwasteday.com [1]

Site Brasil: www.stopfoodwasteday.com.br [2]