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Clarissa Tourinho e Raffaela Mello reúnem 40 mulheres na primeira edição do Woman’s Business

Publicado em

27/10/2023 15h31

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O Brava Wine, no Iguatemi Bosque, foi palco de networking e troca de conhecimento entre mulheres empreendedoras

Cerca de 40 mulheres, entre empreendedoras, profissionais da saúde e executivas de alta gestão, se reuniram na noite desta quinta-feira (26) para compartilhar experiências e conhecimentos no restaurante Brava Wine, localizado no Iguatemi Bosque. O coração do encontro pulsou empreendedorismo, planejamento, autoimagem e inovação e as mentes por trás dessa ideia foram as de Clarissa Tourinho, especialista e mentora de marketing pessoal, e Raffaela Mello, advogada e sócia da R.Saldanha e RS Governance.

Promover o empreendedorismo feminino através do networking e conteúdo de qualidade, foi o objetivo principal do evento. Ao introduzir o evento, Rafaella explicou o sentido da escolha do termo “Woman Business” para o evento.

“A tradução livre do termo é ‘negócio de mulher’, o que pode remeter ao universo corporativo, mas que também pode se referir aos assuntos que são de domínio femínino, como planejamento, autoimagem, marketing pessoal, posicionamento e empreendedorismo. Com esse trocadilho queremos dizer isso, que tudo pode ser negócio de mulher e estamos aqui pra falar sobre isso”, destaca.

Clarissa Tourinho

Com o tema “Você é uma marca! Imagem que vende”, Clarissa Tourinho inicia sua palestra falando sobre a sua jornada, entre desafios e descobertas, e como tudo se construiu para que ela estivesse naquele momento. Ela narra que transitou entre a carreira de maquiadora e mentora de marketing pessoal, para isso explica a importância dessa orientação para as empreendedoras.

“A construção de marca pessoal é a sua reputação, é o que o outro pensa de você. A ideia de trabalhar isso é que a sua imagem fique clara ao primeiro olhar dele. O branding é a gestão estratégica dessa marca, é entender de forma estratégica para quem, o que e como você vai falar sobre você”, pontua.

“O belo vende, o belo não é o padrão, é como você vê a sua melhor versão”, complementa

Para aprofundar a temática e sua especialização, a mentora passa a explicar quais são os arquétipos desde os menos complexos até os mais poderosos:

  • Garota Comum: O objetivo desse arquétipo é ser convencional e adaptável;
  • Inocente: Positividade tóxica que se esquiva dos problemas e se porta de forma infantil;
  • Cuidadora: Pessoas que cuidam por dom e colocam os outros como prioridade;
  • Rebelde: Quebras as regras e quer fazer do seu próprio jeito;
  • Exploradora: Uma mulher que gosta de quebrar rotina e trocar de espaços;
  • Performática: Conhecida como “bobo da corte”, uma mulher que chama as pessoas para a brincadeira;
  • Amante: Um arquétipo amável que trabalha com beleza, desejo e sedução;
  • Heroína: Ela foi uma mulher que já esteve no lugar da garota comum, que encontra uma missão e é autossuficiente;
  • Guerreira: Nunca para de lutar;
  • Sábia: Tem o objetivo de buscar a verdade através do conhecimento;
  • Maga: Persuasiva que trabalha transformação de mentalidade, quando ela fala, ela conecta;
  • Governante: Arquétipo de maior poder, que está no topo da pirâmide

Ao longo de sua explicação, entre cada tópico, Clarissa ressalta a importância de identificar como despertar o melhor de cada pessoa a partir dos seus objetivos enquanto profissional, já que cada carreira exige um certo posicionamento de marca que difere do seu arquétipo original, mas a essência da pessoa não deve se perder dentro das estratégias de branding.

“É sobre se sentir confiante”, finaliza a mentora.

Raffaela Mello

Dando continuidade ao conteúdo, Raffaela assume o posto de palestrante e inicia sua explicação sobre “Mercado de luxo: uma introdução à fábrica de sonhos”. O conteúdo fala sobre o segmento luxuoso como algo além da precificação e do status, mas reforça como um estilo de vida.

“Uma pessoa que tem um diamante do dedo, age, fala e se porta de uma forma diferente”, introduz.

O grande intuito de trazer esse assunto para o centro de discussão entre mulheres, foi o cunho empreendedor por trás dos serviços de luxo. Para explicitar esse conceito, Raffaela resgata elementos históricos que contemplam a história deste mercado, como o Comitê Colbert, uma associação criada em 1954, por Jean-Jacques Guerlain que inicialmente tinha o propósito de criar um espaço para encontrar pessoas semelhantes, compartilhar pensamentos e ponderar sobre aspectos particulares da indústria de produtos de luxo.

“O mercado de luxo não trata de necessidades, pois ele entende que o seu consumidor já tem todas as suas necessidades básicas atendidas”, explica

Rafaela explica quais são os consumidores do mercado de luxo e reforça que é um leque de diversidade maior que o estimado. Para se fazer entender, ela divide os segmentos em três classes: Executor, Consultor e Mentor.

  • Executor: Um prestador de serviços de luxo, sendo profissional ou empresa contratado para executar uma função que o cliente não sabe ou, eventualmente, não quer realizar por conta própria. Dentre eles estão: Arquitetos; Paisagistas; Decoradores; Alfaiates; Cozinheiros; Barbeiros; Designers e outras carreiras.
  • Consultor: Um profissional ou empresa que auxilia de forma próxima o seu cliente para que o mesmo atinja um objetivo ou solucione uma dor. Quem oferece esse nível de atendimento deve contar com excelentes métodos e já ter atingido bons resultados anteriormente. Exemplo de consultores são: Coachs; Consultores de marca pessoal; Personal Trainers; Personal Stylist; Dentistas; entre outros.
  • Mentor: O profissional desse nível ensina seus clientes a executar tarefas específicas. Nesse nível de atendimento o prestador de serviços não precisa estar diretamente ligado à execução de cada uma das ações executadas pelo cliente. São mentores: Professores; Mentores; Treinadores Online; Plataformas de Cursos; Mestres; Palestrantes.

Dando continuidade no seu conteúdo, Raffaela revela formas de diferenciar o produto das empreendedoras na prática dos serviços de luxo, elevando o patamar de seus serviços para um estilo de vida luxuoso.

“A sua equipe precisa ser treinada, não pode ser só você”, destaca.

A advogada finalizou sua palestra falando sobre as histórias de grandes nomes do mercado de luxo que passaram por grandes adversidades na sua jornada e que hoje deixaram um legado marcante nos seus segmentos atuantes, como Ralph Lauren, Coco Chanel e José Balenciaga Basurto.

Clarissa Tourinho e Raffaela Mello

Para o futuro, Clarissa e Raffaela pretendem realizar outras edições do encontro e ainda fundar um clube de mulheres empreendedoras cearenses.

“Nós queremos lançar no futuro um clube de mulheres empreendedoras, que tenha encontros onde cada uma possa compartilhar em suas lojas e empresas, a história de suas carreiras, entre desafios e oportunidades. Isso é só o começo”, finaliza Raffaela.

Sobre as palestrantes:

Clarissa Tourinho

Especialista e mentora em desenvolvimento de marca pessoal e comunicação da imagem com o uso dos Arquétipos. É formada em Administração de Empresas, com pós graduação em Comunicação e Marketing. Administrou por 15 anos o primeiro Studio de maquiagem do Ceará.

Raffaela Mello

Sócia na R. Saldanha Advocacia Corporativa e RS Governance. Ex BigFour (EY). Bolsista como Young Professional no Programa Internacional Innovation Experience Israel 360°. Management of Fashion and Luxury Companies pela Universtà Bocconi.