Portal Nosso Meio

Vacinou Acelerou – Interna

Cimento Apodi apoia campanha #VaiDarCerto e reforça ações de combate à COVID-19

Redação

Frase do médico Elias Leite, presidente da Unimed Fortaleza, motiva ações pela saúde e segurança dentro da empresa.

A pandemia da COVID-19 fez as empresas se mobilizar ainda mais pela saúde dos colaboradores e no apoio às comunidades mais vulneráveis. Comprometida cada vez mais a fazer a sua parte no combate à doença e na motivação de colaboradores, clientes e fornecedores, a Cimento Apodi está apoiando o movimento #VaiDarCerto no Ceará, com promoção de uma campanha especial nas suas redes sociais, anúncios em portais e site da empresa.

O movimento nasceu de uma frase falada pelo médico Elias Leite, presidente da Unimed Fortaleza, ao fim de vídeos nas redes sociais relatando os dados da cooperativa de médicos da capital e alertando para os cuidados sanitários. No fim de cada transmissão, o médico faz questão de terminar positivamente, despertando a esperança no combate à COVID-19 e dizendo: “Vai dar certo!”.

“Resolvemos aderir a essa corrente positiva por acreditar que podemos levar essa mensagem de otimismo para as ruas, mostrando na prática as ações que temos realizado dentro e fora da Apodi para manter a nossa operação saudável e também a nossa contribuição em minimizar os impactos da pandemia nas comunidades do entorno das nossas unidades, o que dá o tom as peças da campanha”, ressalta o gerente de Marketing, Fabio Takano.

Toda a campanha foi desenvolvida em parceria com a área de saúde e segurança da Cimento Apodi que vem trabalhando de forma incansável.  “Temos intensificado as medidas de prevenção para colaboradores e comunidade e implantado protocolos mais rigorosos que estão sendo adotados dentro e fora da empresa. Para isso, realizamos uma testagem em massa para os colaboradores e disponibilizamos um app para acompanhar o estado de saúde de todos eles diariamente”, diz Gisele Sestren, gerente de Desenvolvimento Organizacional e Sustentabilidade da Cimento Apodi.

Medidas

O APP Apodi Saúde está disponível para IOS e android e é monitorado pela área de Saúde/Segurança, que entra em ação diante de qualquer suspeita de caso de COVID-19, abordando o colaborador com o acolhimento necessário para o tratamento e o afastamento de seu posto de trabalho. Em caráter preventivo, uma testagem em massa foi realizada em março e teve como finalidade identificar colaboradores com padrão de exame alterado, para seu devido acompanhamento e tratamento.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, os colaboradores estão recebendo máscaras e as instruções necessárias para a prevenção da doença nos canais internos de comunicação. A empresa disponibiliza ainda álcool gel por todas as unidades, demarca o distanciamento seguro nas áreas de circulação, afere a temperatura corporal dos colaboradores, reforça a higienização das áreas administrativas e coletivas, além dos ônibus que fazem o transporte dos trabalhadores. Todos os colaboradores que são do grupo de risco foram afastados e os que podem realizar trabalhos administrativos à distância foram remanejados para home office.

Atuação na comunidade

Em 2020, outras iniciativas relevantes da Cimento Apodi em benefício da comunidade e áreas de saúde dos municípios foram as doações de R$ 50 mil ao fundo financeiro de combate à pandemia, criado pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e de 2.500 máscaras faciais de acetato aos profissionais da saúde do Vale do Jaguaribe, viabilizadas por meio de parceria com o Instituto Federal do Ceará (IFCE) Tabuleiro do Norte.

 

Gestão dos protocolos

Uma Comissão interna foi criada com representantes de várias áreas para tratar do tema e alinhar todas as ações preventivas que estão sendo aplicadas nas unidades. Essa Comissão está desde março de 2020 em contato constante e vem trabalhando, avaliando os cenários, aplicando protocolos, tomando decisões e alinhando a comunicação, a qualquer hora e de forma permanente a prevenção do COVID-19. Além disso, são realizados DDS (Diálogo Diário de Segurança) ao ar livre, com espaçamento de 2 metros entre os colaboradores, com uso obrigatório de máscara para o repasse de informações importantes sobre a prevenção da doença.

Outras ações de combate ao Covid-19

 – 500 postos de trabalho diretos e mais 200 indiretos foram preservados sem nenhum desligamento ou redução da jornada de trabalho/salários;

– R$ 800 mil/mensal foram investidos em benefícios para os colaboradores;

– 36% do efetivo trabalhando na modalidade home office;

 – Suspensão das viagens corporativas, eventos e reuniões presenciais;

 – Guia de informações sobre como as áreas têm operado e quais os novos procedimentos diante do atual cenário (disponível para todos os colaboradores);

 – Divulgação nos canais de comunicação interna;

 – Sinalização nas entradas dos refeitórios para facilitar o cumprimento do distanciamento seguro por parte dos colaboradores.

 – Redução da quantidade de cadeiras nos refeitórios e ampliação os horários de refeição

– Comunicação com familiares através de cartas e cartilhas.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Cimento Apodi (@apodicimento)

 

Sobre a Cimento Apodi

Idealizada no ano de 2008, a Cimento Apodi é uma joint venture multinacional formada pela participação societária da família Dias Branco e do Grupo Titan, produtor de cimento e materiais de construção, que tem mais de 110 anos de experiência na área industrial, com sede na Grécia. Presente de forma estratégica no Norte e Nordeste do país, a Cimento Apodi possui um parque industrial de 3.000ha de área em Quixeré, mesorregião do Vale do Jaguaribe, e uma moagem de processamento no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Juntas, as duas unidades têm capacidade para produzir mais de dois milhões de toneladas de cimento ao ano.

A Companhia conta ainda com duas centrais de concreto, um laboratório de tecnologia de concreto e nove Centros de Distribuição posicionados de forma estratégica nas diferentes regiões do país para melhor atender seus clientes. A companhia produz com alto rigor de qualidade uma ampla linha de produtos, o que permite a empresa atender às diferentes necessidades do mercado da construção civil brasileira, com eficiência e responsabilidade socioambiental.

 

Confira também:

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp